MOVIMENTO FUNK CARIOCA, CULTURA CULTURA POPULAR E MERCADO: LIMITES DA CONSCIÊNCIA DE GÊNERO À EMANCIPAÇÃO DA MULHER TRABALHADORA
Indústria cultural
Movimento funk carioca
Mulher trabalhadora
Funk (música) -- aspecto social
Cultura popular
Indústria cultural
Trabalho feminino
Representação da mulher
Benevento, Claudia Toffano | Posted on:
2013
Abstract
O funk é hoje considerado uma das maiores manifestações culturais de massa do
Brasil e está diretamente relacionado aos estilos de vida e experiências da juventude oriunda
de favelas, portanto ele reflete a vida cotidiana em morros e comunidades do Rio de Janeiro.
O funk carioca revela a realidade dos pobres, sendo expressão das potencialidades criativas e
ao mesmo tempo das contradições sociais presentes num contexto de extrema hegemonia dos
valores conservadores dos quais se alimenta a indústria cultural, invertendo valores que
expressam conteúdos em produtos da indústria cultural. Este trabalho consiste em uma análise
crítica construída em torno das mulheres Mc’s (Mestre de cerimônias) do movimento funk
carioca. A dissertação tem como objetivo analisar por meio do cotidiano da mulher
trabalhadora as contradições da cultura popular expressas nas músicas que alimentam uma
consciência da condição de dominação e suas limitadas possibilidades de superação. Como
objetivos específicos procurou-se resgatar a história desse movimento e sua transformação em
movimento cultural no Rio de Janeiro; analisar a realidade da mulher trabalhadora e sua
inserção no referido movimento como expressão de resistência e dominação, entendendo o
funk como indústria cultural e ao mesmo tempo cultura popular, como um paradoxo dado
num momento histórico preciso. Baseando em algumas letras do funk de vertentes
pornográfica e melody, discute-se como as mulheres Mc’s erotizam o “corpo”, para mostrar
uma crítica à hipocrisia, ao preconceito de gênero e à falta de liberdade sexual que caracteriza
a condição feminina na sociedade brasileira. Analisa-se ainda o documentário “Sou feia mas
tô na moda” de Denise Garcia (2005). Fez-se refletir a respeito de temas que estão na base da
sociedade brasileira, adotando a discriminação e o preconceito como forma de tornar
invisíveis os problemas que a sociedade de nosso tempo não pode superar, sem colocar em
questão a extrema desigualdade social.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
Cultura popularIndústria cultural
Movimento funk carioca
Mulher trabalhadora
Funk (música) -- aspecto social
Cultura popular
Indústria cultural
Trabalho feminino
Representação da mulher
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: