Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13392
Title: A inclusão dos alunos surdos na educação básica das escolas municipais de Campos dos Goytacazes
Authors: Monteiro, Teresa Cristina Rosa Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Franco, Ludmila Veiga Faria
metadata.dc.contributor.advisorco: Monteiro, Rodrigo de Araujo
metadata.dc.contributor.members: Franco, Ludmila Veiga Faria
Monteiro, Rodrigo de Araujo
Ribeiro, Cristiane Silva
Paiva, Andréa Lucia da Silva de
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: MONTEIRO, Teresa Cristina Roza Pereira. A inclusão dos alunos surdos na educação básica das escolas municipais de Campos dos Goytacazes. 2017. 53 f. Trabalho final de curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2017.
Abstract: Este estudo apresenta a realidade da inclusão dos surdos na educação básica referentes às escolas municipais de Campos dos Goytacazes. Em primeiro momento, apresento a história da educação dos surdos com o objetivo de contextualizar o presente e atual situação dos surdos em nossa sociedade. Desta forma torna-se relevante a discussão sobre as terminologias: Deficiente Auditivo e Surdez. Por meio da análise das entrevistas realizadas com os alunos surdos e os profissionais que atuam no processo de ensino aprendizagem dos mesmos, pretendo através da pesquisa problematizar a utilização da Lei da Língua Brasileira de Sinais (Libras) relacionando com a realidade das escolas municipais de Campos dos Goytacazes.
metadata.dc.description.abstractother: This study presents the reality of the inclusion of the deaf in basic education referring to the municipal schools of Campos dos Goytacazes. First, I present the history of the education of the deaf in order to contextualize the present and present situation of the deaf in our society. In the way it becomes relevant the discussion about the terminology: Auditory Deafness and Deafness. Through the analysis of the interviews conducted with the deaf students and the professionals who work in the learning process of the same, I intend through the research to problematize the use of the Law of the Brazilian Sign Language (Libras) relating to the reality of the municipal schools of Campos of the Goytacazes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13392
Appears in Collections:CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017 UFF CAMPOS TERESA CRISTINA ROZA PEREIRA MONTEIRO.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.