Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13393
Title: Violência na escola: o relato dos docentes sobre as percepções de violência
Authors: Pinto, Rafaela de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Raquel Brum Fernandes da
metadata.dc.contributor.members: Silveira, Raquel Brum Fernandes da
Almeida, Gisele Maria Ribeiro de
Pereira, Beatriz Mateus
Abreu, Marluce Alves de
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: PINTO, Rafaela de Souza. Violência na escola: o relato dos docentes sobre as percepções de violência. 2018. 64 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.
Abstract: A proposta deste trabalho é apresentar o discurso dos docentes para entender quais são as suas percepções sobre violência apresentada no ambiente escolar. É de grande importância tentar entender como que esses docentes lidam com esse fenômeno chamado violência nas escolas e como os mesmos apresentam os seus afetos negativos durante a sua trajetória profissional. Atualmente, o tema vem sendo muito estudado pelos pesquisadores, devido ao aumento de casos de violência no ambiente escolar. Portanto, percebendo que a violência pode se apresentar de várias formas, seja ela a violência verbal, simbólica, institucional, psicológica ou física, a partir desses conceitos podemos levantar discussões sobre as percepções de violências, explícita ou disfarçadas, para atores sociais, e neste caso colocamos em foco docentes de escolas de rede pública e alguns docentes das escolas privadas do município de Campos dos Goytacazes.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this paper is to present the teachers discourse to understand their perceptions about violence presented in the school environment. It is of great importance to try to understand how these teachers deal with this phenomenon called violence in schools and how they present their negative affects during their professional trajectory. Currently, the subject has been studied by researchers, due to the increase of cases of violence in the school environment. Therefore, perceiving that violence can be present in various forms, be it verbal, symbolic, institutional, psychological or physical violence, from these concepts we can raise discussions about explicit or disguised perceptions, of violence for social actors, which in this we put in focus teachers of public schools and some teachers of private schools of the municipality of Campos dos Goytacazes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13393
Appears in Collections:CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Licenciatura Monografia Rafaela de Souza 2018.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.