CBL - Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura - Niterói
Recent Submissions
-
Nascentes e córregos, possibilidades outras no ensino de ciências
Essa pesquisa teve como objetivo relatar práticas pedagógicas realizadas na disciplina Instrumentação para Práticas de Ensino (IPE) durante as turmas de 2022.1 e 2022.2 a fim de divulgar o trabalho feito. A partir das ... -
Coleção, desenhos e descrições como recursos para abordar a biodiverdidade e a conservação dos peixes marinhos nos anos iniciais
O ensino de ciências contribui não só na alfabetização científica, como também na construção do conhecimento do homem como organismo inserido em um meio de interações. As escolas são consideradas ambientes onde ocorrem ... -
Natureza, educação ambiental e criança: relações entre o brincar e a aprendizagem na educação infantil
Este estudo buscou entender, de forma qualitativa, como as crianças criam conhecimentos brincando com e na natureza visando também compreender como a educação ambiental pode contribuir para o aumento deste brincar. Para ... -
Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas
Os jogos têm se mostrado muito valiosos no processo de aquisição do conhecimento. Estes acompanham a humanidade desde os seus primórdios, sendo utilizados para diversos fins, desde ensinamentos de regras sociais, como ... -
A inclusão de alunos com deficiência na escola: investigando duas escolas no Município de Niterói
Esse trabalho olha, a partir de um recorte específico, a inclusão de alunos e de alunas com deficiência nas escolas. Para isso, foram feitos levantamentos bibliográficos com o intuito de mostrar que o acesso ao ambiente ... -
A importância do ensino de conservação dos ambientes marinhos no ensino fundamental II
O ambiente marinho vem sofrendo por séculos com o desenvolvimento humano. A partir do século XVII, o início da revolução industrial trouxe ainda mais consequências negativas para esses ambientes. Os despejos de resíduos ... -
Dos gametas ao nascimento - um e-book acessível bilíngue: Libras/Português na área de embriologia
Quando se fala em Educação, diz-se respeito a um direito fundamental de caráter social, cujo acesso deve ser assegurado a todo e qualquer cidadão, inclusive às pessoas cujas necessidades educativas se mostram diferenciadas ... -
Revisão bibliográfica: sensibilização do olhar docente para o processo de inclusão com empatia
A inclusão e permanência na escola de alunos com necessidades especiais é um desafio atual das escolas brasileiras. Apesar da legislação vigente, esse modelo de educação exige um novo olhar diante do ensino, do ato de ... -
Distúrbios do neurodesenvolvimento associados à exposição ao etanol e sua influência na aprendizagem
Os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF) compreendem um conjunto de distúrbios ocasionados pela ingestão de bebidas alcoólicas durante a gestação. Dentro do organismo fetal, o cérebro acaba sendo o órgão mais ... -
Desenvolvimento de práticas experimentais para o ensino de ciências para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
Alcançar a inclusão no ambiente escolar para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é considerado um desafio no Brasil. É necessário trabalho e dedicação de toda a equipe pedagógica para a ... -
Ensino de botânica nos anais de encontros de ensino de biologia e de pesquisa em educação em ciências: uma análise de tradições científicas e abordagens pedagógicas
A Biologia é uma ciência historicamente influenciada por metodologias e tradições, dentre elas as tradições Naturalista, Experimentalista e Evolucionista. Neste trabalho tivemos como objetivo reunir bases teóricas para ... -
Divulgação científica, escola e redes sociais: desafios e perspectivas
A divulgação científica se apresenta muito importante para o estreitamento da relação entre o universo científico e a sociedade. Em tempos sombrios em que o negacionismo é presente, uma boa relação com a ciência é fundamental ... -
Uma coleção de modelos de experimentos: problematizando recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica
As discussões acerca do uso de recursos didáticos voltados para os processos de ensino-aprendizagem escolar têm sido realizadas por muitos pesquisadores. A literatura específica do tema aponta o favorecimento de sua ... -
A importância da suplementação curricular para alunos com comportamento superdotado no Brasil: uma revisão bibliográfica
No Brasil, a Educação Especial obteve respaldo legal de forma tardia, o que impacta até os dias atuais o atendimento de estudantes que se enquadram em seu escopo. Dentre estes estudantes, temos aqueles que apresentam ... -
A importância da educação sexual no ensino de Ciências e de Biologia para ajudar na prevenção do abuso sexual
Esta monografia tem como objetivo analisar e discutir implicações na introdução da Educação Sexual em escolas, para fins preventivos. A produção do trabalho se baseou em diálogo com a literatura já publicada e pela análise ... -
Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas
Ao refletir sobre as diferentes narrativas que permeiam a Educação Ambiental e sobre as possibilidades de ressignificá-las como pedagógicas, esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de dialogar com os discursos perpassados ... -
Docência em devir: narrativas de professoras de Biologia negras
Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas busca uma reflexão sobre como a identidade racial pode influenciar a construção da identidade docente. Para essa reflexão utilizamos a metodologia ... -
Plantas, artes e afetos: sementes para educações ambientais outras
Esta pesquisa teve como objetivo explorar conexões entre plantas, arte e educação através de oficinas de experimentação na escola, procurando investigar de que forma as narrativas que emergem desses encontros nos ajudam a ... -
Neurociências na formação de professores de Ciências e Biologia: limitações e possibilidades
É inegável que a formação de professores seja um elemento essencial na estruturação da educação, bem assim deve ser alvo das reformas de políticas que visam o desenvolvimento e melhoria da educação nacional. A capacitação ... -
Avaliação da saúde mental em profissionais do ensino básico durante a pandemia de COVID-19
A pandemia de COVID-19 impactou diretamente a vida da população mundial. Nesse cenário sem precedentes na história recente, diversos países tiveram que adotar medidas de contenção ao vírus de forma imediata, tais como as ...