CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
Recent Submissions
-
Ensino de embriologia na educação básica: Possibilidades de integrar a embriologia nas disciplinas de Ciências e Biologia.
A embriologia é um tema escasso no currículo da educação básica, tendo pouca carga horária destinada a ela. Considerando a relevância dos conhecimentos embriológicos para a compreensão de conceitos de biologia geral, essa ... -
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS COMO CONSEQUÊNCIA DE QUEIMADAS E DESMATAMENTO
A pauta dos problemas ambientais emerge na sociedade como uma questão urgente a ser resolvida, visto que as consequências negativas para o planeta, além de serem cada vez mais observadas por todo mundo, violam a dignidade ... -
CONCEPÇÕES DE SAÚDE EM DOCUMENTOS DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (DCN, PCN E BNCC)
A Monografia analisa as concepções de saúde em documentos curriculares da educação básica no Brasil, considerando sua relação com direitos constitucionais, disputas políticas e impactos sobre currículos e práticas docentes, ... -
“CELL ESCAPE CARTAS” - O DESENVOLVIMENTO DE UM ESCAPE ROOM ANALÓGICO SOBRE APLICAÇÕES DE BIOTECNOLOGIA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Este trabalho consistiu no desenvolvimento do jogo “Cell Escape Cartas” no formato escape room em cartas sob o viés da Alfabetização Científica e o ensino de Biotecnologia. Este jogo é fruto de uma adaptação do escape room ... -
Nas dobras dos saberes docentes: Caixa Entomológica de origami como recurso didático
Este trabalho investigou o uso do origami como recurso didático para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental, com foco na construção e aplicação de uma caixa entomológica composta por modelos de insetos dobrados em ... -
Atos de Jardins em suspensão: reflexões sobre uma Amazônia n-dimensional
Inspirada por encontros com a floresta amazônica e com um Jardim de Formigas, uma relação complexa e mutualística entre formigas e plantas epífitas, reflexões foram trançadas com vivências pessoais e Estudos Multiespécies. ... -
MODELANDO SABERES DOCENTES: RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE RESPIRAÇÃO CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Conteúdos de ensino que tratam de temas abstratos são conhecidos por apresentarem um grau adicional de dificuldade no processo de ensino-aprendizagem. A respiração celular não foge à regra, causando atritos no processo de ... -
O que pensam alunos da Educação de Jovens e Adultos a respeito da Cultura Oceânica
A Cultura Oceânica é um movimento iniciado em 2002 baseado na ideia de que o Oceano influencia na vida do ser humano, e a vida do ser humano influencia no Oceano. Para isso, existe uma série de conhecimentos que a população ... -
Cultura Oceânica e discussão da relação sociedade-natureza: usando o caso da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil) no Ensino Fundamental
A crise socioambiental (poluição, perda da biodiversidade, emergência climática, fome etc.) advém de uma relação sociedade-natureza regida pelo valor de troca dos recursos naturais em detrimento das necessidades humanas. ... -
A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO VACINAL EM LIVROS DE BIOLOGIA
A educação vacinal é uma ferramenta importante no combate e prevenção de epidemias, bem como na formação cidadã e como fonte de informação contra o movimento antivacina. Avaliar como este tema tem sido abordado nos livros ... -
Saberes docentes de professores de Ciências e Biologia no encontro com os desafios da educação de Surdos
Este trabalho busca compreender como professores de Ciências e Biologia que atuam no ensino de alunos surdos têm desenvolvido estratégias que melhorem o ensino-aprendizagem desses educandos na educação básica. Existem leis ... -
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: Um levantamento curricular associado ao diálogo com educadores
O presente trabalho investigou, por meio de um levantamento curricular de materiais didáticos aprovados pelo PNLD e diálogo com professores, por meio de entrevistas, diferentes perspectivas de Educação em Saúde presentes ... -
ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA: UMA POSSIBILIDADE DO USO DA HISTÓRIA DA ILUSTRAÇÃO DE PLANTAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA.
A impercepção botânica é um grande desafio quando discutimos o ensino de botânica, podendo ela ser atribuída, dentre outras coisas, a forma pouco atrativa com a qual ela é ensinada. Para podermos superar esse desafio é ... -
Os clubes de ciências como continuum de educação formal e não formal: uma análise de propostas educativas vinculadas a ações de extensão da UFF
O presente trabalho se propôs a analisar o papel dos clubes de ciências como espaços educativos que integram o ensino formal e não formal, fundamentado no conceito de continuum, buscando entender se faz sentido separar a ... -
Jardins de Axé: Encruzilhadas entre saberes de terreiro e o ensino e ciências e biologia
Este trabalho explora a possibilidade de integrar os saberes ancestrais dos terreiros, especialmente os conhecimentos botânicos relacionados às plantas e seus usos, no ensino de Ciências e Biologia nas escolas. O objetivo ... -
Mar de Conexões: a elaboração de um jogo de cartas para o ensino de ecossistemas marinhos do leste fluminense
A Biologia Marinha é uma área de grande relevância na área das Ciências Biológicas, tendo em vista sua variedade de temas, desde o estudo de seres vivos até a relação entre a sociedade e o ambiente marinho. Por outro lado, ... -
Habitar outros mundos com os insetos na educação básica
O Antropoceno caracteriza-se por ser um período na escala geológica marcado por mudanças climáticas devido às ações humanas. A visão de que o humano é o ser (animal) que está no centro e as demais espécies ocupam posições ... -
(ENTRE)LINHAS BOTÂNICAS: DIFERENTES IDEIAS PARA O USO DA LITERATURA NO ENSINO DE BOTÂNICA
O distanciamento da relação entre a sociedade e o meio ambiente impacta fortemente as relações sociais e educacionais, fomentando a falta de interesse dos/as estudantes aos temas relacionados à educação ambiental e à ... -
POSSIBILIDADES PARA DESENVOLVER PRÁTICAS DE LETRAMENTO ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A ampliação do letramento dos estudantes é uma grande demanda a ser enfrentada na Educação Básica, sendo um desafio para todos os docentes. A aproximação com a cultura letrada precisa ser incentivada em todos os segmentos ... -
O SER DOCENTE NO TEMPO PRESENTE: CONVERSANDO COM PROFESSORES E PROFESSORAS
Este trabalho busca investigar, através de entrevistas com professores e professoras os diferentes papéis por eles/as ocupados/as na sociedade contemporânea, uma sociedade altamente conectada e atravessada pelo mundo ...