Browsing CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Title
Now showing items 1-20 of 135
-
A abordagem de temas ambientais nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas e experiências de professores/as de Niterói/RJ
O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo geral investigar e refletir sobre como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental trabalham temas ambientais, atentando às metodologias/linguagens ... -
Abordagem pedagógica sobre infecções sexualmente transmissíveis: dialogando com ideias de estudantes do ensino médio
O TCC foi centrado na temática da educação sexual entre estudantes do ensino médio, uma abordagem frequentemente considerada tabu e desafiadora nas escolas. Influenciada pela experiência da mãe como assistente social, a ... -
Afetos e Mudanças Climáticas: relatos de uma oficina pedagógica com alunos de Ensino Fundamental
Este trabalho intenta pensar junto à arte e à cultura afim de criar novas maneiras de se relacionar com um mundo em colapso ambiental, a partir de uma perspectiva de Educação Ambiental política, inventiva e interdisciplinar. ... -
Agrotóxico: proposta de jogo didático no ensino de ciências
Os agrotóxicos são um problema de saúde pública e ambiental, já que podem causar graves danos na saúde humana e no meio ambiente. Apesar disso, é muito comum no Brasil a utilização indiscriminada e inadequada de agrotóxicos. ... -
Alfabetização científica, abordagens CTSA e popularização da ciência, em um clube de ciências escolar: diálogos com uma professora de biologia
O ensino de ciências é em si uma ciência não trivial. As diversas barreiras entre o que é um cientista e o que ele produz é vista em diversos lugares de diversos modos, pintando como se o conteúdo apresentado é sempre muito ... -
Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)
Nos últimos tempos tem aumentado o interesse por parte dos pesquisadores em ensino de ciências no Brasil em investigar questões relacionadas ao ensino crítico voltado à cidadania. Nesse contexto, muitos trabalhos seguem ... -
Uma alternativa lúdica para o ensino da Radiobiologia
A cidade de Alexandria em seu auge era considerada a metrópole mais importante do mundo, sendo visitada por diversos povos, o que conferia uma diversidade de conhecimento e cultura. A biblioteca de Alexandria era o maior ... -
Análise crítica dos projetos de divulgação científica do Labaciências e Fauna Brasil no âmbito da extensão universitária na UFF
O presente estudo teve como objetivo principal a análise de dois Projetos / Laboratórios de divulgação científica da Universidade Federal Fluminense, no âmbito da extensão universitária – Fauna Brasil e Labaciências. Para ... -
Análise do manual do professor da coleção Araribá (6ºao 9º ano do Ensino Fundamental) com foco em temas da Biologia Marinha
O presente estudo analisa temas de Biologia Marinha presentes no currículo de Ciências do segundo segmento do Ensino Fundamental nas edições do manual do professor da Coleção Araribá (6o ao 9o ano). A coleção, aprovada ... -
Análise do perfil dos "mediadores por um dia" do Ciências sob Tendas
Os mediadores são atores fundamentais nos museus e centros de ciência. Apesar de possuírem diferentes denominações conforme a atividade que realizam, possuem características comuns que os diferem, como: extenso conhecimento ... -
Aplicação de jogos didáticos no curso de Bioquímica para alunos de Ciências Biológicas
Os jogos têm se mostrado muito valiosos no processo de aquisição do conhecimento. Estes acompanham a humanidade desde os seus primórdios, sendo utilizados para diversos fins, desde ensinamentos de regras sociais, como ... -
Aplicação de metodologias ativas durante o ensino remoto emergencial: relato de uma experiência
As medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia mundial decorrente da COVID-19 instituíram o ensino remoto emergencial na maioria das instituições de ensino. Deste modo, o ensino mediado por tecnologias digitais ... -
O aprendizado e a pandemia por COVID-19: uma relação entre o incremento dos transtornos mentais e sua implicação no processo de aprendizagem
A emergência da Pandemia em 2020 pela COVID-19 alterou profundamente o modo de vida e as relações sociais em todo o mundo. Dentre as diversas medidas tomadas a fim de conter o avanço da doença, o fechamento das escolas ... -
Arte, antropoceno e educação ambiental: algumas possibilidades de entrelaçamentos
Nessa pesquisa, busquei estabelecer algumas relações possíveis que podem ocorrer entre arte, Antropoceno e educação ambiental. Inicialmente trazendo um panorama geral sobre a situação de colapso ambiental em que estamos ... -
Avaliação da saúde mental em profissionais do ensino básico durante a pandemia de COVID-19
A pandemia de COVID-19 impactou diretamente a vida da população mundial. Nesse cenário sem precedentes na história recente, diversos países tiveram que adotar medidas de contenção ao vírus de forma imediata, tais como as ... -
Avaliação de fatores ambientais que podem modular o estresse/ansiedade em estudantes do 3ºano do ensino médio
A ansiedade é caracterizada como um mecanismo biológico, e está intimamente ligada a um estado emocional difuso, que pode ser ocasionada por uma situação de perigo enfrentada pelo indivíduo. Em condições normais, esse ... -
Bioética da edição gênica, além das questões da eugenia: uma oficina com alunos do ensino superior
O desenvolvimento da Ciência e Tecnologia influencia no modo de vida das pessoas e, por este motivo, educadores têm defendido a necessidade dos cidadãos serem formados de maneira a serem capazes de compreender e se servir ... -
Biologia para que? Uma conversa com professores de biologia do ensino médio em diálogo com as ideias dos movimentos ACT e CTSA
O trabalho focaliza a relevância dos conhecimentos biológicos na formação de estudantes de Educação Básica a partir do questionamento sobre o papel da biologia na educação e na formação do cidadão. Os movimentos de ... -
Uma Biologia rebelde e renegada: Aguinaldo Nepomuceno Marques nos Cadernos do Povo Brasileiro
O presente trabalho investigou um volume da coleção Cadernos do Povo Brasileiro, produzida pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) em parceria com a Editora Civilização Brasileira na década de 1960 e apagada ... -
Biologia, arte e conservação: o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o audiovisual como ferramenta de divulgação científica e Educação Ambiental
O presente trabalho buscou promover uma síntese dos conhecimentos existentes acerca do tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla Linnaeus, 1758) a partir bibliografias da área, de forma a resultar numa revisão bibliográfica ...