CBL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
Envíos recientes
-
Percepções sobre a utilização de atividades práticas no ensino de ciências e biologia, com foco no ensino de sistema nervoso
A sociedade está sempre em constante processo de transformação, incluindo também transformações no ambiente escolar, como alterações na forma como os indivíduos se relacionam com o conhecimento. Os métodos centrados na ... -
Percepções de alunos do Ensino Fundamental II sobre a conservação dos ecossistemas marinhos no contexto da educação ambiental
A pesquisa foi motivada pela constatação de que os oceanos, apesar de sua importância ecológica e socioeconômica, são pouco abordados nos currículos escolares brasileiros, sobretudo devido à ausência de conteúdos específicos ... -
Aprendendo sobre tubarões: os desenhos como expressão de conhecimento
O desenho é uma forma de linguagem que permite a expressão de saberes, percepções e sentimentos, podendo ser utilizado como uma ferramenta para acessar o conhecimento sobre algum tema. Os tubarões formam um grupo animal ... -
Jogos sobre aquecimento global como possibilidades para educação ambiental. É uma jogada inteligente?
O aquecimento global é uma crise ambiental provocada por ações humanas como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e o modelo econômico vigente, com efeitos como o aumento do nível do mar e eventos climáticos ... -
Mapa tátil: de onde viemos?: material didático inclusivo para o ensino de evolução humana e migrações do Homo sapiens, com foco no povoamento das Américas
Desde os tempos mais remotos, o ser humano busca compreender sua origem e o mundo ao seu redor. Partindo do questionamento “De onde viemos?”, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desenvolver um material ... -
Diversidades de gênero e orientações sexuais na pesquisa em ensino de ciências e biologia: interesses, disputas e silenciamentos
Após as transformações histórico-culturais do século XX redesenharam o mundo e os sujeitos humanos em múltiplos sentidos, fazendo emergir, dentre estes, novas formas de se compreender o humano e os papéis sociais. Assim, ... -
O ensino do filo Annelida através de uma revista de divulgação científica.
A Biologia Marinha é uma área relevante dentro do estudo das Ciências Biológicas, mas ainda é negligenciada dentro dos ambientes de ensino formal e informal. Por isso, este trabalho consiste na elaboração da décima edição ... -
Redescobrindo a biodiversidade de anuros da Mata Atlântica: aplicação de um jogo didático
A Educação Ambiental tem se mostrado uma ferramenta essencial para a formação de uma consciência crítica sobre os desafios ecológicos contemporâneos, promovendo o respeito à biodiversidade. No contexto da Mata Atlântica, ... -
HELMINIMIGOS?: UM RPG EDUCATIVO NO CONTEXTO DO COMBATE DAS HELMINTOSES DE OCORRÊNCIA NACIONAL
Ocorrência de helmintoses é um importante indicador de saúde pública e de desigualdade. Muitas helmintoses são doenças negligenciadas, grupo das doenças infecciosas, que, por definição da Organização Mundial da Saúde, são ... -
Estratégias pedagógicas, impactos e potencialidades do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão dos Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBio)
Este trabalho tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Ciências e Biologia em escolas brasileiras, com foco nas experiências relatadas nos anais do Encontro Nacional ... -
Com a Saúde nas Mãos: proposta de um jogo de cartas para o ensino de Ciências e Biologia
Esta monografia se baseia na confecção de um jogo de cartas sobre saúde para o ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica, o qual apresenta o objetivo de discutir temas de saúde. O “Com a Saúde nas Mãos” é inspirado ... -
Apresentação de animais da fauna brasileira para crianças: um álbum de figurinhas como recurso didático
O interesse e a curiosidade por animais silvestres estão presentes em todas as fases da vida humana, especialmente durante a infância. Entretanto, devido à influência das mídias e a escassez de conteúdos específicos, a ... -
Uso de modelos didáticos no aprendizado de genética e biologia molecular
O presente trabalho investigou a eficácia do uso de modelos didáticos tridimensionais como recursos pedagógicos no ensino de genética e biologia molecular na educação básica. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do ... -
Construindo olhares: A formação cultural de professores e professoras e os espaços não-formais
Este trabalho investiga a importância da formação cultural de professores, compreendendo a cultura como práticas que constroem sentido e que estão em contínua transformação. A pesquisa argumenta que o acesso e a compreensão ... -
Conhecimentos científicos e saberes populares em diálogo para um ensino de Botânica antirracista
A temática racial no campo de pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia vem avançando significativamente ao longo dos anos, principalmente após a implantação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Como forma de agregar neste ... -
Simbiose, simpoiese, holobiontes e arte na sala de aula: outros modos de ensinar ciências
Este trabalho propõe uma reflexão sobre as potencialidades de cultivar no ensino de Ciências e Biologia uma abordagem que reconhece e valoriza a encontro pendência entre humanos e mais que humanos, aliada com os conceitos ... -
Ensino de botânica para alunos com Transtorno do Espectro Autista Uma análise bibliográfica
Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino de Botânica para alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), duas áreas de ensino que enfrentam desafios, com o ensino de Botânica sendo frequentemente ... -
ENTRE ONDAS E CORES: EXPLORANDO AS ILHAS OCEÂNICAS BRASILEIRAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA ARTE
As ilhas oceânicas brasileiras são ambientes únicos, ricos em biodiversidade e de grande relevância para a conservação, sendo importantes ecossistemas marinhos. Ainda assim, são territórios pouco conhecidos e estudados, ... -
Análise de conteúdo sobre Educação Ambiental em livros de Projetos Integradores de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias do Ensino Médio
Este trabalho é uma análise de conteúdo que pesquisou os tipos de Educação Ambiental presentes em livros de Projetos Integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio, se baseando nas vertentes de ... -
Uso da Impressão 3D no Ensino de Biologia: Desafios e Perspectivas na Realidade Educacional Brasileira
Este trabalho investiga o uso da impressão 3D como ferramenta pedagógica acessível no ensino de Biologia, com foco em conteúdos de Neurobiologia. A partir de uma revisão bibliográfica e do desenvolvimento prático de modelos ...