CORPOREIDADE E CONHECIMENTO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO FÍSICA E À ESCOLA
Educação física
Conhecimento
Corporeidade
Educação
Educação física para criança
Sociologia educacional
Ensino de educação física
Everyday scholar
Knowledge
Cupolillo, Amparo Villa | Posted on:
2007
Abstract
Este trabalho tem como objetivo colocar em diálogo dois campos postos
historicamente em oposição: conhecimento e corpo. O intuito é o de possibilitar outras formas
de intervenção na escola que valorizem as diferentes dimensões humanas pelas quais o
conhecimento se expressa, especialmente aquela que se enuncia através da corporeidade.
Tendo como palco o cotidiano escolar, busquei em situações que se apresentavam como
enigmáticas - porque contraditórias e avessas à linearidade e à ordem racionais - elementos
que me pudessem oferecer pontos de apoio para tensionar essa oposição, aparentemente tão
sólida e verdadeira. Fundamentada na epistemologia da complexidade e mergulhada nos
estudos com os cotidianos, elegi três momentos significativos vividos ao longo dos vinte anos
de experiência em escolas públicas brasileiras com a disciplina Educação Física em que, do
meu ponto de vista, a dicotomia corpo/mente dava mostras de fragilidade. O primeiro tem
como figura central Tomás, um aluno da primeira escola pública em que trabalhei; o segundo
tem como sujeitos as crianças do CAIC, escola campo para a disciplina ‘Prática de Ensino’,
da qual sou responsável, do curso de graduação em Educação Física da UFRRJ; e o terceiro
tem como principal personagem Daniel, um aluno da escola pública em que fiz a pesquisa de
campo da tese. A partir dessas três situações, a discussão travada no estudo desloca-se da
noção de sujeito conferida pela modernidade, que desconsidera a complexidade da formação e
da articulação genética e cultural na constituição do humano; passa pelo exame das
influências dos aparatos disciplinares no ambiente escolar, especialmente aqueles fortemente
presentes no trato corporal, segundo a perspectiva de Foucault; busca nos debates mais atuais,
assentados nos chamados ‘Estudos Culturais’, recursos que sinalizem a riqueza e a pertinência
para o ambiente escolar da valorização e acolhimento das inúmeras diferenças de percursos e
desenvolvimentos dos seres humanos; e, finalmente, com ancoragem nos trabalhos de autores
que entendem o ser humano como um ‘corposujeito’ ou uma ‘menteincorporada’, busca
oferecer subsídios que promovam uma desordem na concepção impermeável de
conhecimento com a qual a escola vem trabalhando, permitindo maior amplitude de
compreensão da complexidade do que é próprio do humano
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Cotidiano escolarEducação física
Conhecimento
Corporeidade
Educação
Educação física para criança
Sociologia educacional
Ensino de educação física
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