• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Español 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Listar VLQ - Curso de Graduação em Química - Licenciatura - Volta Redonda fecha de publicación 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ICEx - Instituto de Ciências Exatas
  • VLQ - Curso de Graduação em Química - Licenciatura - Volta Redonda
  • Listar VLQ - Curso de Graduação em Química - Licenciatura - Volta Redonda fecha de publicación
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • ICEx - Instituto de Ciências Exatas
  • VLQ - Curso de Graduação em Química - Licenciatura - Volta Redonda
  • Listar VLQ - Curso de Graduação em Química - Licenciatura - Volta Redonda fecha de publicación
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de accesoEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de acceso

Listar VLQ - Curso de Graduação em Química - Licenciatura - Volta Redonda por fecha de publicación



Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 25

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
  • O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo 

    Passos, Cristal Mendes | Publicado en: 2019
    É consensual que a Química no ensino médio seja vista como difícil e abstrata por partes dos alunos. Este fato, muitas das vezes, é acometido pelas formas mecanicistas de ensino empregadas nas escolas, que evidenciam a ...
  • Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria 

    Gomes, Isabela Ferreira | Publicado en: 2019
    Oficinas temáticas são atividades que relacionam diretamente as experimentais com temas de interesse social utilizando a vivência dos alunos e fatos comuns ao dia a dia para promover o conhecimento. O ensino contextualizado ...
  • A utilização de jogos no ensino de química como um recurso didático facilitador do processo de ensino-aprendizagem 

    Gama, Bianca Matias | Publicado en: 2019
    Nos últimos anos, a utilização dos jogos didáticos no Ensino de Química como recurso didático capaz de facilitar o processo de ensino-aprendizagem tem sido estudada por muitos pesquisadores e estudiosos da área educacional. ...
  • Química dos super heróis: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de TV no ensino de radioatividade 

    Castro, Beatriz Gatti de | Publicado en: 2019
    O ensino de Química tradicionalmente é feito de maneira descontextualizada, não interdisciplinar, desinteressante, complexa e memorística, o que leva à aprendizagem mecânica. Define-se este tipo de aprendizagem como aquela ...
  • O jogo didático como estratégia para o ensino de tabela periódica em uma interface com a história da Ciência 

    Lippi, Mírian Lima de Almeida | Publicado en: 2019
    O presente trabalho contempla uma proposta para o ensino de Tabela Periódica (TP). O interesse em tal proposta e a elaboração de uma sequência didática (SD) surgiu a partir das observações realizadas durante o Estágio ...
  • A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger 

    Garcia, Paulo Henrique Esteves Esmerado | Publicado en: 2019
    Esse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH ...
  • Democratização no ensino superior: uma investigação no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda 

    Langner, Érica | Publicado en: 2020
    A democratização no ensino, em qualquer nível que ocorra, vai para além da massificação, sendo a única possibilidade de garantir uma sociedade melhor, mais consciente e mais igualitária. Um povo que tem acesso à educação ...
  • Estudo da manutenção da autoridade docente: uma perspectiva da comunicação não-violenta 

    Samagaio, Lucas Lopes | Publicado en: 2020
    O presente trabalho tem como tema a investigação da manutenção da autoridade docente em sala de aula. O objetivo é compreender como se dá o processo de formação da autoridade moral do professor, em função das relações ...
  • Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino do estado vítreo 

    Almeida, Taís dos Santos | Publicado en: 2020
    Observa-se que, no ensino médio os alunos têm pouco contato com temas que relacionam inovação científica e tecnológica com o seu dia a dia. Pensando nessa temática e na necessidade de introduzir novos temas relacionados ...
  • Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler 

    Santos, Paula Romanhi dos | Publicado en: 2020
    A abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem como objetivo incorporar à Ciência uma visão integrada em relação a tecnologia, de forma que seja possível promover os estudos de como elas influenciam ...
  • Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução 

    Rodrigues, Pâmella Silva | Publicado en: 2020
    O Estudo de Caso é uma metodologia de ensino que vem sendo utilizada amplamente no Ensino de Química. Neste trabalho foi elaborada uma proposta pedagógica utilizando o Estudo de Caso a partir de um tema gerador inspirado ...
  • Gamificação no ensino de química: funções inorgânicas 

    Lopes, Priscila Suelen | Publicado en: 2020
    Este trabalho traz como proposta avaliar o impacto da aplicação e avaliação de técnicas de gamificação no ensino de química, especificamente em funções Inorgânicas. A gamificação (gamification no inglês) vem sendo utilizada ...
  • O uso da sequência de ensino investigativo para trabalhar a tabela periódica dos elementos 

    Gonçalves, Isabela Conceição | Publicado en: 2020
    No ensino médio, além do grau de avanço das matérias convencionais, matemática e português, por exemplo, surge novas disciplinas, sendo a química uma dessas, ou seja, algo completamente diferente do que era visto em ...
  • A química por trás da CSN em Volta Redonda: uma proposta de ensino de oxirredução em uma perspectiva CTSA 

    Silveira, Karina de Souza | Publicado en: 2020
    A presença de uma siderúrgica de grande porte como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) na cidade de Volta Redonda, cria uma gama de possibilidade de explorar diferentes conteúdos científicos a partir do contexto social ...
  • Rio Paraíba do Sul: contextualização e perspectiva interdisciplinar como proposta para o ensino de química utilizando situação de estudo 

    Castro, Thaila de Souza | Publicado en: 2020
    A Química é vista de forma fragmentada no ensino, tornando-se uma ciência limitada em sua área e isolada dos saberes constituídos por outras disciplinas. Dessa forma, para desconstruir essa visão secularizada da Química, ...
  • Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa 

    Reis, Giovane Santos dos | Publicado en: 2020
    Os discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação ...
  • As duas faces da radioatividade: uma sequência de ensino CTSA 

    Murat, Gabrielle Gonçalves | Publicado en: 2020
    Os conteúdos do ensino de química, nas escolas brasileiras, são frequentemente lecionados através de metodologias de ensino tradicionais que transformam o aprendizado em um processo mecânico. Neste processo o aluno memoriza ...
  • O alcoolismo no trânsito e o ensino de química: a proposta de um experimento que simula o funcionamento de um bafômetro para o ensino de reações de oxirredução no ensino médio 

    Reis, Marcos Vinícios dos | Publicado en: 2020
    Com as recentes mudanças sofridas pela legislação brasileira de trânsito que trata do consumo do álcool (BRASIL, 2012) e considerando o crescente número de casos de acidentes envolvendo jovens sob os efeitos da embriaguez ...
  • Análise de sinais em Libras referentes ao ensino de atomística 

    Pinto, Kaique da Silva | Publicado en: 2021
    Esse trabalho tem como tema o Ensino de Química para Surdos. Apesar de se observar uma expansão do léxico em Libras, ainda há uma escassez de sinais, principalmente nas áreas de Ciências, como a Química. Mesmo não sendo ...
  • A construção de material didático para o ensino de química de deficientes visuais: utilização de cartões como instrumento para o estudo de tabela periódica 

    Bogoni, Isabela Borges | Publicado en: 2021
    Os recursos didáticos são de grande relevância para a vida acadêmica quando utilizados com um bom planejamento e estratégia. É possível, a utilização de vários materiais que visem o desenvolvimento do aluno e auxiliem a ...
  • « Anterior
  • Próximo »
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contacto

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram