Navegação VLQ - Curso de Graduação em Química - Licenciatura - Volta Redonda por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 41
-
O jogo didático como estratégia para o ensino de tabela periódica em uma interface com a História da Ciência
| Postado em: 2019O presente trabalho contempla uma proposta para o ensino de Tabela Periódica (TP). O interesse em tal proposta e a elaboração de uma sequência didática (SD) surgiu a partir das observações realizadas durante o Estágio ... -
A utilização de jogos no ensino de química como um recurso didático facilitador do processo de ensino-aprendizagem
| Postado em: 2019Nos últimos anos, a utilização dos jogos didáticos no Ensino de Química como recurso didático capaz de facilitar o processo de ensino-aprendizagem tem sido estudada por muitos pesquisadores e estudiosos da área educacional. ... -
Química dos super heróis: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de TV no ensino de radioatividade
| Postado em: 2019O ensino de Química tradicionalmente é feito de maneira descontextualizada, não interdisciplinar, desinteressante, complexa e memorística, o que leva à aprendizagem mecânica. Define-se este tipo de aprendizagem como aquela ... -
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
| Postado em: 2019Oficinas temáticas são atividades que relacionam diretamente as experimentais com temas de interesse social utilizando a vivência dos alunos e fatos comuns ao dia a dia para promover o conhecimento. O ensino contextualizado ... -
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
| Postado em: 2019Esse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH ... -
O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo
| Postado em: 2019É consensual que a Química no ensino médio seja vista como difícil e abstrata por partes dos alunos. Este fato, muitas das vezes, é acometido pelas formas mecanicistas de ensino empregadas nas escolas, que evidenciam a ... -
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
| Postado em: 2020Os discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação ... -
As duas faces da radioatividade: uma sequência de ensino CTSA
| Postado em: 2020Os conteúdos do ensino de química, nas escolas brasileiras, são frequentemente lecionados através de metodologias de ensino tradicionais que transformam o aprendizado em um processo mecânico. Neste processo o aluno memoriza ... -
O alcoolismo no trânsito e o ensino de química: a proposta de um experimento que simula o funcionamento de um bafômetro para o ensino de reações de oxirredução no ensino médio
| Postado em: 2020Com as recentes mudanças sofridas pela legislação brasileira de trânsito que trata do consumo do álcool (BRASIL, 2012) e considerando o crescente número de casos de acidentes envolvendo jovens sob os efeitos da embriaguez ... -
O uso da sequência de ensino investigativo para trabalhar a tabela periódica dos elementos
| Postado em: 2020No ensino médio, além do grau de avanço das matérias convencionais, matemática e português, por exemplo, surge novas disciplinas, sendo a química uma dessas, ou seja, algo completamente diferente do que era visto em ... -
A química por trás da CSN em Volta Redonda: uma proposta de ensino de oxirredução em uma perspectiva CTSA
| Postado em: 2020A presença de uma siderúrgica de grande porte como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) na cidade de Volta Redonda, cria uma gama de possibilidade de explorar diferentes conteúdos científicos a partir do contexto social ... -
Rio Paraíba do Sul: contextualização e perspectiva interdisciplinar como proposta para o ensino de química utilizando situação de estudo
| Postado em: 2020A Química é vista de forma fragmentada no ensino, tornando-se uma ciência limitada em sua área e isolada dos saberes constituídos por outras disciplinas. Dessa forma, para desconstruir essa visão secularizada da Química, ... -
Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução
| Postado em: 2020O Estudo de Caso é uma metodologia de ensino que vem sendo utilizada amplamente no Ensino de Química. Neste trabalho foi elaborada uma proposta pedagógica utilizando o Estudo de Caso a partir de um tema gerador inspirado ... -
Gamificação no ensino de química: funções inorgânicas
| Postado em: 2020Este trabalho traz como proposta avaliar o impacto da aplicação e avaliação de técnicas de gamificação no ensino de química, especificamente em funções Inorgânicas. A gamificação (gamification no inglês) vem sendo utilizada ... -
Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
| Postado em: 2020A abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem como objetivo incorporar à Ciência uma visão integrada em relação a tecnologia, de forma que seja possível promover os estudos de como elas influenciam ... -
Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino do estado vítreo
| Postado em: 2020Observa-se que, no ensino médio os alunos têm pouco contato com temas que relacionam inovação científica e tecnológica com o seu dia a dia. Pensando nessa temática e na necessidade de introduzir novos temas relacionados ... -
Democratização no ensino superior: uma investigação no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda
| Postado em: 2020A democratização no ensino, em qualquer nível que ocorra, vai para além da massificação, sendo a única possibilidade de garantir uma sociedade melhor, mais consciente e mais igualitária. Um povo que tem acesso à educação ... -
Estudo da manutenção da autoridade docente: uma perspectiva da comunicação não-violenta
| Postado em: 2020O presente trabalho tem como tema a investigação da manutenção da autoridade docente em sala de aula. O objetivo é compreender como se dá o processo de formação da autoridade moral do professor, em função das relações ... -
Valorização multicultural no ensino de química orgânica
| Postado em: 2021A esfera escolar e o ensino de química sofrem de uma padronização cultural evidente nas práticas docentes e nas estruturações dos conteúdos abordados em sala de aula. Há a supervalorização da cultura europeia e a marginalização ... -
Ensino de química para a EJA: uma abordagem da química orgânica através da educação sexual
| Postado em: 2021Percebemos que a sociedade se vê cada vez mais pautada pela Ciência e pela Tecnologia, desta maneira o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que se caracteriza por meio de uma organização de conceitos com uma ...