Browsing VLQ - Curso de Graduação em Química - Licenciatura - Volta Redonda by Title
Now showing items 1-20 of 41
-
O alcoolismo no trânsito e o ensino de química: a proposta de um experimento que simula o funcionamento de um bafômetro para o ensino de reações de oxirredução no ensino médio
| Posted on: 2020Com as recentes mudanças sofridas pela legislação brasileira de trânsito que trata do consumo do álcool (BRASIL, 2012) e considerando o crescente número de casos de acidentes envolvendo jovens sob os efeitos da embriaguez ... -
Análise crítica dos materiais didáticos produzidos e empregados durante o ensino remoto emergencial na cidade de Volta Redonda
| Posted on: 2022O Ensino remoto emergencial trouxe consigo modificações consideráveis no processo de ensino-aprendizagem, que ocorre dentro do contexto escolar, sendo a principal delas a virtualização das aulas. Neste âmbito, os docentes ... -
Análise de sinais em Libras referentes ao ensino de atomística
| Posted on: 2021Esse trabalho tem como tema o Ensino de Química para Surdos. Apesar de se observar uma expansão do léxico em Libras, ainda há uma escassez de sinais, principalmente nas áreas de Ciências, como a Química. Mesmo não sendo ... -
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
| Posted on: 2020Os discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação ... -
Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio
| Posted on: 2022Os resultados dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 2018 e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020, mostram uma melhora pouco significativa na qualidade de ensino ... -
Conectivismo: utilização de recursos didáticos digitais no estudo de geometria molecular no ensino médio em tempos de pandemia
| Posted on: 2022Em 2020, o mundo iniciou sua luta contra o COVID-19 e, com o momento de distanciamento social para sua contenção, diversas atividades foram suspensas, dentre estas, as aulas nas redes públicas e privadas de ensino. Com a ... -
A construção de material didático para o ensino de química de deficientes visuais: utilização de cartões como instrumento para o estudo de tabela periódica
| Posted on: 2021Os recursos didáticos são de grande relevância para a vida acadêmica quando utilizados com um bom planejamento e estratégia. É possível, a utilização de vários materiais que visem o desenvolvimento do aluno e auxiliem a ... -
Construção de uma sequência didática com enfoque CTSA, a partir de uma investigação sobre o uso de experimentos por professores de química do ensino médio
| Posted on: 2021A contextualização no ensino de Química pode ser utilizada por professores como um meio de permitir que os alunos não somente relacionem os conteúdos dessa disciplina com fenômenos do cotidiano, mas também compreendam a ... -
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
| Posted on: 2022O estudo da didática multissensorial é de suma importância no aspecto educacional no Brasil, visto que há alguns anos os alunos com deficiência estão respaldados pela política de educação especial na perspectiva da educação ... -
Democratização no ensino superior: uma investigação no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda
| Posted on: 2020A democratização no ensino, em qualquer nível que ocorra, vai para além da massificação, sendo a única possibilidade de garantir uma sociedade melhor, mais consciente e mais igualitária. Um povo que tem acesso à educação ... -
O desastre de Brumadinho e abordagem CTSA: uma proposta de ensino cooperativo para cálculos estequiométricos
| Posted on: 2022A atividade mineradora consiste em uma atividade econômica de destaque no país. Do mesmo modo, os impactos ambientais decorrentes de tal atividade apresentam-se em distintas escalas, geralmente com proporções catastróficas, ... -
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica
Após a pandemia da Covid-19, notou-se uma crescente desmotivação por parte dos alunos quanto às aulas tradicionais, ou seja, aulas não dialógicas e sem a utilização de recursos didáticos, onde o professor é o detentor do ... -
As duas faces da radioatividade: uma sequência de ensino CTSA
| Posted on: 2020Os conteúdos do ensino de química, nas escolas brasileiras, são frequentemente lecionados através de metodologias de ensino tradicionais que transformam o aprendizado em um processo mecânico. Neste processo o aluno memoriza ... -
O ensino de química orgânica em tempos de pandemia: a utilização de recursos didáticos multissensoriais para alunos com deficiência visual
| Posted on: 2022No Brasil, o ensino para alunos com deficiência visual, iniciou-se no período imperial com a criação do “Imperial Instituto dos Meninos Cegos”, atual Instituto Benjamin Constant. A partir de então, constituições, leis e ... -
Ensino de química para a EJA: uma abordagem da química orgânica através da educação sexual
| Posted on: 2021Percebemos que a sociedade se vê cada vez mais pautada pela Ciência e pela Tecnologia, desta maneira o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que se caracteriza por meio de uma organização de conceitos com uma ... -
Estudo da manutenção da autoridade docente: uma perspectiva da comunicação não-violenta
| Posted on: 2020O presente trabalho tem como tema a investigação da manutenção da autoridade docente em sala de aula. O objetivo é compreender como se dá o processo de formação da autoridade moral do professor, em função das relações ... -
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
| Posted on: 2019Esse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH ... -
A formação continuada de professoras(es) de química na perspectiva da educação inclusiva no ensino de pessoas com deficiência visual em Volta Redonda
| Posted on: 2021Fala-se muito sobre a inclusão da pessoa com diferença funcional na escola. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a Formação Continuada de professoras(es) de química da rede pública de ensino de ... -
Gamificação no ensino de química: funções inorgânicas
| Posted on: 2020Este trabalho traz como proposta avaliar o impacto da aplicação e avaliação de técnicas de gamificação no ensino de química, especificamente em funções Inorgânicas. A gamificação (gamification no inglês) vem sendo utilizada ... -
Identificação de funções orgânicas, nas aulas de química do ensino médio, por análises dos princípios ativos dos produtos naturais de uso doméstico
| Posted on: 2021A utilização de plantas medicinais na sociedade é historicamente relacionada a um processo social, cultural e econômico. Considerando que o uso indiscriminado da fitoterapia pode causar danos à saúde e que seu uso adequado ...