VLQ - Curso de Graduação em Química - Licenciatura - Volta Redonda
Envíos recientes
-
Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino do estado vítreo
| Publicado en: 2020Observa-se que, no ensino médio os alunos têm pouco contato com temas que relacionam inovação científica e tecnológica com o seu dia a dia. Pensando nessa temática e na necessidade de introduzir novos temas relacionados ... -
O alcoolismo no trânsito e o ensino de química: a proposta de um experimento que simula o funcionamento de um bafômetro para o ensino de reações de oxirredução no ensino médio
| Publicado en: 2020Com as recentes mudanças sofridas pela legislação brasileira de trânsito que trata do consumo do álcool (BRASIL, 2012) e considerando o crescente número de casos de acidentes envolvendo jovens sob os efeitos da embriaguez ... -
As duas faces da radioatividade: uma sequência de ensino CTSA
| Publicado en: 2020Os conteúdos do ensino de química, nas escolas brasileiras, são frequentemente lecionados através de metodologias de ensino tradicionais que transformam o aprendizado em um processo mecânico. Neste processo o aluno memoriza ... -
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
| Publicado en: 2020Os discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação ... -
Química dos super heróis: a utilização de uma unidade de ensino potencialmente significativa com séries de TV no ensino de radioatividade
| Publicado en: 2019O ensino de Química tradicionalmente é feito de maneira descontextualizada, não interdisciplinar, desinteressante, complexa e memorística, o que leva à aprendizagem mecânica. Define-se este tipo de aprendizagem como aquela ... -
Oficina temática no EJA: vidros e os estados físicos da matéria
| Publicado en: 2019Oficinas temáticas são atividades que relacionam diretamente as experimentais com temas de interesse social utilizando a vivência dos alunos e fatos comuns ao dia a dia para promover o conhecimento. O ensino contextualizado ... -
A experimentação como forma de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem para alunos com TDAH, dislexia e síndrome de Asperger
| Publicado en: 2019Esse trabalho foi elaborado para analisar como a utilização da experimentação química auxilia no processo de ensino-aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), tendo como foco alunos com TDAH ... -
O jogo didático como estratégia para o ensino de tabela periódica em uma interface com a história da Ciência
| Publicado en: 2019O presente trabalho contempla uma proposta para o ensino de Tabela Periódica (TP). O interesse em tal proposta e a elaboração de uma sequência didática (SD) surgiu a partir das observações realizadas durante o Estágio ... -
O uso do tema petróleo para o ensino de química de caráter investigativo
| Publicado en: 2019É consensual que a Química no ensino médio seja vista como difícil e abstrata por partes dos alunos. Este fato, muitas das vezes, é acometido pelas formas mecanicistas de ensino empregadas nas escolas, que evidenciam a ... -
A formação continuada de professoras(es) de química na perspectiva da educação inclusiva no ensino de pessoas com deficiência visual em Volta Redonda
| Publicado en: 2021Fala-se muito sobre a inclusão da pessoa com diferença funcional na escola. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a Formação Continuada de professoras(es) de química da rede pública de ensino de ... -
Análise de sinais em Libras referentes ao ensino de atomística
| Publicado en: 2021Esse trabalho tem como tema o Ensino de Química para Surdos. Apesar de se observar uma expansão do léxico em Libras, ainda há uma escassez de sinais, principalmente nas áreas de Ciências, como a Química. Mesmo não sendo ... -
Inclusão de alunos com deficiência intelectual em cursos de ciências no ensino superior: uma análise bibliográfica
| Publicado en: 2021O presente trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no contexto do ensino superior que estão matriculadas nos cursos de ciências no Brasil. Para isso, ... -
A construção de material didático para o ensino de química de deficientes visuais: utilização de cartões como instrumento para o estudo de tabela periódica
| Publicado en: 2021Os recursos didáticos são de grande relevância para a vida acadêmica quando utilizados com um bom planejamento e estratégia. É possível, a utilização de vários materiais que visem o desenvolvimento do aluno e auxiliem a ... -
Ensino de química para a EJA: uma abordagem da química orgânica através da educação sexual
| Publicado en: 2021Percebemos que a sociedade se vê cada vez mais pautada pela Ciência e pela Tecnologia, desta maneira o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que se caracteriza por meio de uma organização de conceitos com uma ... -
Identificação de funções orgânicas, nas aulas de Química do ensino médio, por análises dos princípios ativos dos produtos naturais de uso doméstico
| Publicado en: 2021A utilização de plantas medicinais na sociedade é historicamente relacionada a um processo social, cultural e econômico. Considerando que o uso indiscriminado da fitoterapia pode causar danos à saúde e que seu uso adequado ... -
Democratização no ensino superior: uma investigação no curso de licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda
| Publicado en: 2020A democratização no ensino, em qualquer nível que ocorra, vai para além da massificação, sendo a única possibilidade de garantir uma sociedade melhor, mais consciente e mais igualitária. Um povo que tem acesso à educação ... -
Rio Paraíba do Sul: contextualização e perspectiva interdisciplinar como proposta para o ensino de química utilizando situação de estudo
| Publicado en: 2020A Química é vista de forma fragmentada no ensino, tornando-se uma ciência limitada em sua área e isolada dos saberes constituídos por outras disciplinas. Dessa forma, para desconstruir essa visão secularizada da Química, ... -
Gamificação no ensino de química: funções inorgânicas
| Publicado en: 2020Este trabalho traz como proposta avaliar o impacto da aplicação e avaliação de técnicas de gamificação no ensino de química, especificamente em funções Inorgânicas. A gamificação (gamification no inglês) vem sendo utilizada ... -
Utilizando o enfoque CTSA no ensino médio para ensinar a síntese de n-Feniletilariltiamidas a partir da reação de Kindler
| Publicado en: 2020A abordagem de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) tem como objetivo incorporar à Ciência uma visão integrada em relação a tecnologia, de forma que seja possível promover os estudos de como elas influenciam ... -
Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução
| Publicado en: 2020O Estudo de Caso é uma metodologia de ensino que vem sendo utilizada amplamente no Ensino de Química. Neste trabalho foi elaborada uma proposta pedagógica utilizando o Estudo de Caso a partir de um tema gerador inspirado ...