VLQ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Volta Redonda
Recent Submissions
-
Tinta e a interculturalidade: uma proposta para o estudo de interações intermoleculares
Os documentos norteadores e tendências educacionais atuais ressaltam a importância da formação cidadã e humana dos estudantes, buscando a contextualização do conhecimento científico em sua relação com o cotidiano; em meio ... -
Trajetória hipotética e real de aprendizagem e a resolução de problemas para o estudo de óxidos
O presente estudo objetivou a elaboração e desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem (THA) para o estudo do conteúdo de óxidos, sob a perspectiva da Resolução de Problemas (RP). O tema escolhido para ... -
A importância do uso de recursos didáticos multissensoriais para a inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de química
Ao se pensar em educação para todos, os limites sociais de uma deficiência devem ser rompidos. O planejamento para aulas de Química a pessoas com deficiência exige do professor diferentes formas de trabalhar os conteúdos ... -
As contradições sociais e o ensino de química
O presente trabalho busca estudar a relação de condicionamento entre as contradições sociais brasileiras e o Ensino de Química no país. O estudo explora então o Subdesenvolvimento no Brasil e como ele se faz simultaneamente ... -
Focos de aprendizagem e a formação inicial de professores na transição remoto/presencial: um estudo com licenciandos em química
Na atualidade, a formação inicial de professores, como uma questão complexa na área da educação no Brasil, vem sofrendo alterações por políticas governamentais bem como pelo contexto atual de pandemia pela COVID-19. Assim, ... -
Educação ambiental: concepções e práticas no ensino de química
A Educação Ambiental (EA) é obrigatória na educação formal brasileira desde a Lei 9.795 de 1999, na qual apresenta uma perspectiva crítica/transformadora ao relatar a importância de concatenar a questão ambiental com os ... -
O descarte incorreto de medicamentos: uma sequência didática para a abordagem ambiental no ensino de química orgânica no ensino médio
Nos últimos anos, as discussões sobre questões ambientais têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade. A Educação Ambiental (EA) passou a ser trabalhada no Ensino de Ciências/Química por meio de temáticas transversais. ... -
Design thinking e as TDIC: uma proposta para a cinética química
A globalização e o advento do tecnológico favorecem a inserção da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula em colaboração à práticas pedagógicas capazes de auxiliar o professor na formação de ... -
Inventário descritivo de egressos do curso de Licenciatura em química do Campus Aterrado da Universidade Federal Fluminense ao longo de 12 anos de sua criação (2010 - 2022)
A presente monografia tem como objeto de estudo o curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, campus Aterrado, foi vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, em Volta Redonda. O objetivo geral é ... -
Estratégias didáticas utilizadas para abordar a temática petróleo no ensino de hidrocarbonetos: uma revisão integrativa
aproximar o aluno de conteúdos de Química. A temática do petróleo no ensino de Química pode ser utilizada em diferentes contextos e relacionada com diferentes conteúdos. Neste estudo buscou-se realizar uma revisão bibliográfica ... -
Ecologia química: construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
A aprendizagem significativa pode ser entendida como aquela em que um novo conhecimento interage com a estrutura cognitiva já presente no aluno, dando um significado ao que se aprende, destoando de uma aprendizagem mecânica. ... -
A produção de vinagre por meio do cultivo orgânico explorando seu potencial motivador na educação em química
A região Sul Fluminense desempenha um importante papel na agricultura familiar, tendo muitos agricultores dedicados ao cultivo orgânico. Um destes tipos de cultivo com relevância ambiental e que está presente nesta região ... -
Aprendizagem colaborativa e TDC na química: uma proposta para o estudo de radioatividade
A radioatividade configura um conteúdo que permeia controvérsias acerca de seu conceito e aplicações desde sua descoberta. Decorrente da instauração de uma movimentação de Guerra entre países ocidentais, as crescentes ... -
Química verde e polímeros: uma abordagem para o ensino médio
Este estudo teve como intuito desenvolver uma abordagem para o conteúdo polímeros a partir dos conceitos relacionados à Química Verde no ensino médio, tendo em vista o desenvolvimento sustentável e a preocupação com os ... -
Fake news como tema gerador para o ensino de química: análise de uma sequência de ensino investigativo
As fake news tornaram-se um problema que está trazendo muitos prejuízos em todos os campos da sociedade, passando pela saúde, economia até chegar no ensino. A anticiência, produzida em um mundo paralelo, está se tornando ... -
O uso do sistema de repetição espaçada como estratégia para o ensino de química no ensino médio
Nesta segunda década do século XXI, alunos têm demonstrado crescente desmotivação em relação às aulas tradicionais, cujos recursos didáticos são considerados enfadonhos. Com o acesso cada vez mais democrático às tecnologias ... -
A importância do jogo como recurso didático na formação continuada do professor de química
A disciplina de química geralmente é considerada uma matéria em que os alunos apresentam muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, nesse sentido, faz-se necessário pensar como melhorar a compreensão dos ... -
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica
Após a pandemia da Covid-19, notou-se uma crescente desmotivação por parte dos alunos quanto às aulas tradicionais, ou seja, aulas não dialógicas e sem a utilização de recursos didáticos, onde o professor é o detentor do ... -
Análise crítica dos materiais didáticos produzidos e empregados durante o ensino remoto emergencial na cidade de Volta Redonda
| Posted on: 2022O Ensino remoto emergencial trouxe consigo modificações consideráveis no processo de ensino-aprendizagem, que ocorre dentro do contexto escolar, sendo a principal delas a virtualização das aulas. Neste âmbito, os docentes ... -
Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio
| Posted on: 2022O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) foi criado como alternativa para o modelo tradicional encontrado em salas de aulas com didáticas engessadas e que não contemplavam a pluralidade existente em cada sala de aula. ...