VLQ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Volta Redonda
Recent Submissions
-
Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica
Após a pandemia da Covid-19, notou-se uma crescente desmotivação por parte dos alunos quanto às aulas tradicionais, ou seja, aulas não dialógicas e sem a utilização de recursos didáticos, onde o professor é o detentor do ... -
Análise crítica dos materiais didáticos produzidos e empregados durante o ensino remoto emergencial na cidade de Volta Redonda
| Posted on: 2022O Ensino remoto emergencial trouxe consigo modificações consideráveis no processo de ensino-aprendizagem, que ocorre dentro do contexto escolar, sendo a principal delas a virtualização das aulas. Neste âmbito, os docentes ... -
Utilização do conceito de desenho universal para o desenvolvimento de uma proposta de prática multissensorial no ensino de química para alunos do ensino médio
| Posted on: 2022O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) foi criado como alternativa para o modelo tradicional encontrado em salas de aulas com didáticas engessadas e que não contemplavam a pluralidade existente em cada sala de aula. ... -
O ensino de química orgânica em tempos de pandemia: a utilização de recursos didáticos multissensoriais para alunos com deficiência visual
| Posted on: 2022No Brasil, o ensino para alunos com deficiência visual, iniciou-se no período imperial com a criação do “Imperial Instituto dos Meninos Cegos”, atual Instituto Benjamin Constant. A partir de então, constituições, leis e ... -
O desastre de Brumadinho e abordagem CTSA: uma proposta de ensino cooperativo para cálculos estequiométricos
| Posted on: 2022A atividade mineradora consiste em uma atividade econômica de destaque no país. Do mesmo modo, os impactos ambientais decorrentes de tal atividade apresentam-se em distintas escalas, geralmente com proporções catastróficas, ... -
O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química
| Posted on: 2022O presente estudo busca analisar evidências de aprendizagem acerca de mapas conceituais produzidos por alunos durante a implementação de uma unidade didática (UD) elaborada a partir da teoria do campo conceitual (TCC) e ... -
Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio
| Posted on: 2022Os resultados dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 2018 e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020, mostram uma melhora pouco significativa na qualidade de ensino ... -
Júri simulado: proposta para minimizar a indisciplina nas aulas de química
| Posted on: 2022Esta monografia aborda uma reflexão sobre a indisciplina no cotidiano escolar que tem sido entendida como um desvio das regras regidas no sistema escolar. Exaustiva e desafiadora, a indisciplina representa uma enorme ... -
Dados orgânicos: uma proposta de didática multissensorial para inclusão de alunos com deficiência visual
| Posted on: 2022O estudo da didática multissensorial é de suma importância no aspecto educacional no Brasil, visto que há alguns anos os alunos com deficiência estão respaldados pela política de educação especial na perspectiva da educação ... -
Proposta para o ensino da química versando o impacto das drogas na evasão escolar
| Posted on: 2022Um dos maiores problemas no contexto escolar é a evasão, ou seja, a saída precoce do adolescente ou jovem da escola. A educação é um direito de todos e o estado deve assegurá-lo a todas as pessoas. Além disso, o educador ... -
Proposta de uso de recursos didáticos para o ensino dos modelos atômicos
| Posted on: 2021A evolução dos modelos atômicos nem sempre é bem entendida pelos alunos do primeiro ano do ensino médio e esse conteúdo acaba sendo decorado ao invés de aprendido, por isso este trabalho apresentará uma proposta sobre os ... -
Limpeza da prata: uma proposta didática de ensino contextualizado de reações redox
| Posted on: 2021Esta monografia visa o processo de ensino-aprendizagem da química através do tema-gerador: limpeza de prata, instrumento que irá viabilizar a construção de conhecimentos por meio de assuntos do dia a dia. Em forma de ... -
Conectivismo: utilização de recursos didáticos digitais no estudo de geometria molecular no ensino médio em tempos de pandemia
| Posted on: 2022Em 2020, o mundo iniciou sua luta contra o COVID-19 e, com o momento de distanciamento social para sua contenção, diversas atividades foram suspensas, dentre estas, as aulas nas redes públicas e privadas de ensino. Com a ... -
Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico
| Posted on: 2022Comumente nos estágios supervisionados e nas atividades com alunos do ensino médio observam-se dificuldades, que por vezes estão relacionadas à forma como a disciplina de química é trabalhada na escola, isto é, o foco é ... -
Construção de uma sequência didática com enfoque CTSA, a partir de uma investigação sobre o uso de experimentos por professores de química do ensino médio
| Posted on: 2021A contextualização no ensino de Química pode ser utilizada por professores como um meio de permitir que os alunos não somente relacionem os conteúdos dessa disciplina com fenômenos do cotidiano, mas também compreendam a ... -
O uso da metodologia dialética no ensino de química como recurso para a aquisição da aprendizagem significativa durante o ensino remoto
| Posted on: 2022O presente trabalho discute os parâmetros nos quais se baseiam a Aprendizagem Significativa e a Metodologia Dialética, considerando as perspectivas tradicionais de ensino que estimularam suas construções, bem como os ... -
Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino do estado vítreo
| Posted on: 2020Observa-se que, no ensino médio os alunos têm pouco contato com temas que relacionam inovação científica e tecnológica com o seu dia a dia. Pensando nessa temática e na necessidade de introduzir novos temas relacionados ... -
O alcoolismo no trânsito e o ensino de química: a proposta de um experimento que simula o funcionamento de um bafômetro para o ensino de reações de oxirredução no ensino médio
| Posted on: 2020Com as recentes mudanças sofridas pela legislação brasileira de trânsito que trata do consumo do álcool (BRASIL, 2012) e considerando o crescente número de casos de acidentes envolvendo jovens sob os efeitos da embriaguez ... -
As duas faces da radioatividade: uma sequência de ensino CTSA
| Posted on: 2020Os conteúdos do ensino de química, nas escolas brasileiras, são frequentemente lecionados através de metodologias de ensino tradicionais que transformam o aprendizado em um processo mecânico. Neste processo o aluno memoriza ... -
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
| Posted on: 2020Os discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação ...