Browsing IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Issue Date
Now showing items 21-40 of 374
-
Estudo de processos termodinâmicos reversíveis e irreversíveis
| Posted on: 2012O presente trabalho tem como finalidade descrever a forma como em uma sequência de muitos processos cuja variação total da entropia seja não nula, podemos obter um processo termodinâmico reversível. Para tal, faremos a ... -
Atividades experimentais para demonstração da Lei de Faraday e aplicação em corrente alternada para o ensino médio
| Posted on: 2012Não existem dúvidas da relevância que a corrente alternada tem no dia a dia de todos. O conhecimento sobre sua produção e o fenômeno físico envolvido, a lei de Faraday, se torna importante para o ensino de nível médio. ... -
Letras da música popular brasileira como recurso didático-metodológico alternativo para o ensino de física: perspectivas atuais e sugestões para implementação em aulas do ensino médio
| Posted on: 2012A partir da análise de material bibliográfico acerca dos objetivos definidos com os novos direcionamentos na Educação Básica, dentre outros apontamentos, constata-se que a prática docente observada atualmente nas salas de ... -
A física moderna e contemporânea nas obras indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático: uma análise sob a perspectiva da transposição didática
| Posted on: 2012A inserção de assuntos relacionados à Física Moderna e Contemporânea (FMC) é algo defendido por pesquisadores da área de Ensino de Física há bastante tempo. Com a obrigatoriedade de que esses assuntos constem nas obras do ... -
O samba como recurso para abordagem de conteúdos de astronomia no ensino médio
| Posted on: 2012Estudos na área da Educação em Ciências afirmam a necessidade de melhorias no ensino de Física no contexto do Ensino Médio. Em geral, as aulas são consideradas desinteressantes para a maioria dos estudantes. Uma das propostas ... -
Fundamentos da teoria clássica de campos
| Posted on: 2012A teoria de campos desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das teorias físicas, uma vez que quase todas as teorias de importância Física podem ser colocadas no formato de campos. Neste trabalho estudamos os ... -
Ensino de física com perspectiva inclusiva: proposta didático-metodológica para a abordagem de conceitos básicos da eletrodinâmica
| Posted on: 2012Desde a Constituição Federal de 1988 o Brasil tem vivido um movimento de igualdade dos direitos e respeito à diversidade. No que se refere à educação têm sido buscados mecanismos que, além de garantir o acesso e a permanência ... -
Demonstrando fenômenos eletrostáticos através de atividades experimentais
| Posted on: 2012Esse projeto pretende incentivar a realização de atividades experimentais no ensino médio para estimular o interesse, a curiosidade e o aprendizado dos estudantes. Três aulas foram idealizadas para demonstrar fenômenos ... -
Significação da matemática no ensino de física: uma proposta de modelagem através da investigação de exemplos cotidianos
| Posted on: 2012O trabalho aqui apresentado tem o intuito de dar significado à utilização da matemática como ferramenta, no auxílio da representação de modelos físicos aos alunos de ensino médio ou últimos anos do ensino fundamental. ... -
Letras da Música Popular Brasileira como recurso didático-metodológico alternativo para o ensino de Física: perspectivas atuais e sugestões para implementação em aulas do Ensino Médio
| Posted on: 2012A partir da análise de material bibliográfico acerca dos objetivos definidos com os novos direcionamentos na Educação Básica, dentre outros apontamentos, constata-se que a prática docente observada atualmente nas salas de ... -
Instrumentos ópticos: metodologia de ensino através de eixos temáticos
| Posted on: 2012Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza no contexto escolar, nesta monografia são analisadas as tendências atuais para o ensino de Ciências no Segundo Segmento do Ensino Fundamental, ... -
A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD
| Posted on: 2013O presente trabalho tem por finalidade oferecer subsídios para ações futuras relacionadas às recentes mudanças no currículo de física propostas às escolas públicas de ensino médio. Focando nosso trabalho no tema: inserção ... -
Medida do índice de refração utilizando o interferômetro de Michelson
| Posted on: 2013Este trabalho tem como objetivo medir o índice de refração de uma lâmina de vidro utilizando o Interferômetro de Michelson. Para isso, utilizaremos uma lâmina de vidro de faces paralelas e de espessura conhecida, a referida ... -
Questões sociocientíficas nas aulas de Física: o uso dos raios-X para diagnósticos médicos
| Posted on: 2013Este trabalho apresenta uma possível abordagem dos conteúdos de Física Moderna no contexto do Ensino Médio por meio da introdução de uma questão sociocientífica (QSC) na sala de aula, cujo tema estruturante é: “O USO DE ... -
O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio
| Posted on: 2013A avaliação da aprendizagem no contexto escolar é um processo contínuo que, por meio dos resultados obtidos, possibilita a constatação dos progressos e das dificuldades dos alunos e a reorientação do trabalho docente. Nesta ... -
Síntese e caracterização das ludwigitas Co2FeO2BO3 e Co5Ti(O2BO3)
| Posted on: 2013Os oxiboratos, em particular as ludwigitas com fórmula geral M2+2M´+3O2BO3 têm atraído considerável atenção devido a suas propriedades magnéticas complexas, determinadas pela combinação de fortes correlações e efeitos de ... -
Síntese e caracterização de manganitas nanoestruturadas do tipo La0,6Sr0,4MnO3
| Posted on: 2013Desde 1950 as manganitas de valência mista têm despertado curiosidade científica de diversos pesquisadores, devido à riqueza de suas propriedades magnéticas, elétricas e cristalográficas. Porém, com a descoberta da ... -
Aplicação de recursos eletrônicos no ensino de física: uma abordagem experimental inovadora
| Posted on: 2013Ao longo dos últimos quarenta anos, os pesquisadores em ensino de Física têm manifestado a importância e a necessidade da realização e atualização de abordagens experimentais para atrair o interesse dos alunos da educação ... -
Tópicos de Astronomia para o primeiro ano do ensino médio com base no currículo mínimo do RJ
| Posted on: 2013No ano de 2011 a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro criou o Currículo Mínimo, parâmetro curricular que estabelece o conteúdo mínimo que os alunos da rede estadual de ensino devem aprender durante a sua ...