GTL - Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura - Niterói
Recent Submissions
-
Estratégias para o ensino da grandeza comprimento tematizando a acessibilidade
Este trabalho tem o objetivo de promover o ensino e a aprendizagem da grandeza comprimento utilizando como tema gerador a Acessibilidade de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida no ambiente escolar. A fim ... -
O que significa ser um bom professor? Um estudo bibliográfico ́
Certamente queremos ter e formar bons professores, mas o que significa ser um bom professor? Com o intuito de promover reflexoes sobre o tema, neste trabalho pretendemos sistematizar como diferentes agentes (pesquisadores, ... -
O 3o axioma de Euclides na Geometria Hiperbólica, uma construção do conceito de círculo hiperbólico mediada com a Geometria Dinâmica
A presente monografia busca apresentar através do uso da Geometria Dinâmica um ambiente explorativo para observação de propriedades do círculo hiperbólico sem recorrer a noção de distância. Ao longo do texto discutimos ... -
Etnomatemática como ação metodológica
A etnomatemática é uma área que está crescendo nos meios educacionais. O seguinte trabalho tem como objetivo investigar a etnomatemática como ação metodológica para o ensino da matemática. O referencial teórico é composto ... -
Geometria fractal e narrativas como instrumentos para a aprendizagem de construções, perímeto e área
Os conteúdos no ensino da Matemática têm sido alvo de debates por educadores de todo mundo há bastante tempo. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, e fundamental que os cidadãos tenham conhecimento sobre as ferramentas ... -
O jogo dobble como modelo para a geometria projetiva sobre corpos fintos
O jogo Dobble – Spot it!, em sua versão em Inglês – e um jogo de cartas competitivo de reconhecimento de padrões, sendo possível jogar o Dobble de diversas formas. Cada carta contém símbolos com a propriedade de que ... -
Investigando as causas da evasão na Licenciatura em Matemática da UFF/NITERÓI
Neste trabalho, visamos investigar a influência de diferentes fatores como possíveis causas de evasão na Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Niterói. Realizamos uma revisão bibliográfica ... -
Uma ideia de adaptação curricular para alunos especiais: portadores de espondilite
O presente trabalho tem como objetivo principal, as pessoas terem a percepção do quanto é importante a adaptação de currículo para as pessoas com algum tipo de deficiência e dar a devida atenção a essas questões. É de ... -
Integrando matemática e tecnologia: realidade versus metodologias ativas e a preservação da identidade discente
O presente estudo busca sintetizar problemas de cunho material e legislativo no tocante à utilização de tecnologia em sala de aula, mais especificamente na aprendizagem de matemática e do pensamento matemático. São ... -
Disseminação de conteúdo de ensino da matemática nas redes sociais: uma questão de divulgação científica
Este estudo foi construído através de uma análise de alguns perfis de conhecimentos matemáticos nas redes sociais Youtube, Instagram e Tik Tok. Através do método da netnografia, que possui como foco de interesse o estudo ... -
O ensino de Matemática de alunos surdos - especificidades da Educação de Jovens e Adultos
O ensino de matemática para alunos surdos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) se mostra um campo pouco explorado. Com o objetivo de trazer enfoque para práticas pedagógicas voltadas para esse ... -
Pensamento algébrico e modos de produzir significados
Na atualidade, dado os avanços tecnológicos em nossas sociedades, os problemas que enfrentamos são frequentemente mais abstratos e complexos em diversas áreas. Na área da educação matemática, essa realidade não se mostra ... -
Matemática sustentável: apresentação e análise do Jogo ‘Mercado da Reciclagem’
No presente trabalho, são apresentadas as potencialidades do uso de jogos no contexto do ensino de matemática, com foco especial na área de análise combinatória. O Mercado da Reciclagem é um jogo digital que trabalha a ... -
Desafios e contribuições da utilização da inteligência artificial para o ensino de matemática no nível básico
Este trabalho de conclusão de curso explora os desafios e as contribuições da utilização da inteligência artificial (IA) no ensino de matemática no nível básico. O estudo foca nas pesquisas acadêmicas que trazem relatos ... -
Redução da abstração na relação de licenciandos veteranos com números irracionais
Este estudo de conclusão de curso busca explorar a interação dos estudantes com os números irracionais. Investigamos como os alunos de Licenciatura em Matemática lidam com esses números após adquirirem um conhecimento ... -
Materiais didáticos manipuláveis para o ensino de Matemática: uma análise sobre as percepções de professores do ensino médio
O presente trabalho tem como tema central o uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino de Matemática para o Ensino Médio, destacando como esses recursos podem auxiliar na compreensão e na aprendizagem dos alunos. ... -
Geogebra e o ensino de funções: uma leitura de documentos oficia e pesquisas
Essa pesquisa apresenta uma leitura de documentos oficiais e de alguns trabalhos que foram elaborados tendo como temática central o ensino de funções e o uso do GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa que tem como ... -
O uso de registros de representação semiótica na aprendizagem de fração: problemas e possíveis soluções
Este trabalho tem como objetivo apontar as dificuldades cognitivas a respeito do ensino de fração com a ajuda da Teoria de Registros de Representações Semiótica de Duval (2012) e propor estratégias e intervenções com o ... -
Uso de jogos em sala de aula no ensino e aprendizagem de múltiplos e divisores para alunos da EJA
As dificuldades de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos carecem de investigações. Este trabalho foi motivado por esta necessidade percebida pelo autor da pesquisa por ... -
Construção e resolução de problemas matemáticos como metodologia de ensino e de aprendizagem
Este trabalho de conclusão de curso aborda a construção e resolução de problemas matemáticos como uma abordagem pedagógica eficaz para o ensino e aprendizagem da Matemática. O objetivo é investigar as contribuições dessas ...