GTL - Curso de Graduação em Matemática - Licenciatura - Niterói
Recent Submissions
-
Progresso e modernização: o movimento da Matemática moderna no Brasil e a questão política e econômica dos anos 1960 aos anos 1990
| Posted on: 2022A reforma do Movimento da Matemática Moderna foi um marco importante no pensamento sobre a Educação Matemática no Brasil e no mundo. Especificamente no Brasil, ela acontece u e m meio a um período conturbado tanto politicamente ... -
Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras
| Posted on: 2021Sabe - se que ainda existe uma certa defasagem no ensino da matemática . O s estudos apontam que os alunos têm muita dificuldade para desenvolver um pensamento matemático no aprendizado dentro de sala de aula. Na BNCC , ... -
Uma proposta de ensino de equação cartesiana da reta para o novo ensino médio.
| Posted on: 2022Tema como equação geral (ou cartesiana) e posição relativa entre retas no plano são abordados ao longo do Ensino Médio, especificamente no 3º ano desse segmento. Muitas vezes, os assuntos são pouco explorados do ponto de ... -
Do legado aos criptoativos: uma perspectiva dos meios de pagamento para o ensino básico
| Posted on: 2022O próposito do presente instrumento é disseminar a criptoliteracia que é o conhecimento sobre criptomoedas, argumentando sobre suas funções e características com uma abordagem simplificada e compreensão desembaraçada. ... -
A Matemática escolar: uma visão pessoal sobre as questões sociais na educação básica e suas metodologias de ensino.
| Posted on: 2022A dificuldade em aprender matemática durante a educação básica ou , pelo menos , os seus conceitos mais elementares, é preocupante . F ato este que tem acometido muitos alunos, gerando um sentimento de incapacidade e sendo ... -
Se Jogando Na Matemática Com Set
| Posted on: 2022Os jogos propiciam um ambiente que desperta o interesse da criança e estimula sua criatividade, podendo, portanto , favorecer a apropriação de conceitos mate- máticos, se torna ndo assim um excelente recurso didático para ... -
Avaliando o potencial didático da plataforma desmos em uma conversão das atividades do livro Aberto de Frações
| Posted on: 2021Este trabalho teve como motivação a experiência de ter participado de um minicurso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental I da prefeitura de Cambé-PR. Na oportunidade, a plataforma DESMOS foi utilizada ... -
Modelagem Matemática: o ensino de Gráficos Estatísticos tematizando o bullying.
| Posted on: 2022Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma proposta de utilização da metodologia de ensino Modelagem Matemática no ensino de gráficos estatísticos, partindo do conhecimento prévio dos alunos a fim ... -
Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.
| Posted on: 2022Geometria Analítica é uma disciplina obrigatória em muitos cursos de graduação. Contudo, ela se apresenta como barreira a muitos estudantes no início da sua jornada acadêmica. Através da teoria epistêmica do pensamento ... -
Etnomatemática e Educação Escolar Indígena
| Posted on: 2022O objetivo do trabalho é analisar trabalhos sobre Etnomatemática e Educação Escolar Indígena levantados no banco de teses e dissertações da CAPES nos últimos quatro anos e, assim, investigar a atual situação da Educação ... -
Renascimento: uma linha tênue entre Arte e Matemática
| Posted on: 2021A princípio, pode - se imaginar que Arte (subjetiva/emoção) e Matemática (objetiva/razão) não possam ter qualquer relação, principalmente em sala de aula. Contudo, pensamos diferente desse ponto de vista. Quem disse não ... -
Ensino do binômio de Newton com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs)
| Posted on: 2021A Análise Combinatória na Educação Básica e Superior tem se revelado como um grande desafio, tanto do ponto de vista do ensino como da aprendizagem. Essa matéria vem sendo explorada de forma mecanizada, com memorização de ... -
Matemágika, the Role-Playing Game: ensinando Matemática através da aprendizagem tangencial
| Posted on: 2022A ficção é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Embora não apresentem uma relação explicita com a metodologia de ensino da matemática, uma análise minuciosa mostra uma relação de complementação ... -
Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada
| Posted on: 2021Neste trabalho, levantamos na literatura alguns aspectos das discussões sobre a relevância da disciplina de Análise Real para o curso de licenciatura em matemática sob a perspectiva de vários dos atores envolvidos com ele. ... -
Uma visita à educação financeira nos livros didáticos do PNLD: idealização versus prática
| Posted on: 2021O tema da matemática financeira vem ganhando destaque na última década como um assunto a ser ensinado nas escolas impulsionado, dentre outros motivos, pelo lançamento da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF – ... -
Metodologias ativas e a sala de aula invertida: pesquisas e experiências
| Posted on: 2021Esse trabalho faz um estudo sobre o conceito de metodologias ativas, concentrando - se na metodologia ativa chamada sala de aula invertida. Este TCC apresenta os conceitos, faz um breve histórico e relata um estudo de casos ... -
Um estímulo ao raciocínio lógico através de noções iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do ensino fundamental
| Posted on: 2021O presente trabalho discute a abordagem de alguns conceitos iniciais de conjuntos e probabilidade para alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. São analisadas a construção dos conceitos baseados no processo de ... -
Números Irracionais : análise de livros didáticos sob uma perspectiva histórica
| Posted on: 2021Este trabalho discute o contexto do ensino dos números irracionais nos anos finais do Ensino Fundamental, procurando identificar algumas das dificuldades na compreensão do conceito de número irracional a partir da análise ... -
Agora sim o projeto esta ótimo: uma recuperação do projeto CDME e uma discussão acerca da tecnologia em contextos educacionais
| Posted on: 2021Como um meio de promover ferramentas educacionais multimídia de alta qualidade, foi desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, por volta de 2010, o Projeto CDME, uma série de atividades voltadas para o ensino de ...