GTL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
Recent Submissions
-
Uma ideia de adaptação curricular para alunos especiais: portadores de espondilite
O presente trabalho tem como objetivo principal, as pessoas terem a percepção do quanto é importante a adaptação de currículo para as pessoas com algum tipo de deficiência e dar a devida atenção a essas questões. É de ... -
Integrando matemática e tecnologia: realidade versus metodologias ativas e a preservação da identidade discente
O presente estudo busca sintetizar problemas de cunho material e legislativo no tocante à utilização de tecnologia em sala de aula, mais especificamente na aprendizagem de matemática e do pensamento matemático. São ... -
Disseminação de conteúdo de ensino da matemática nas redes sociais: uma questão de divulgação científica
Este estudo foi construído através de uma análise de alguns perfis de conhecimentos matemáticos nas redes sociais Youtube, Instagram e Tik Tok. Através do método da netnografia, que possui como foco de interesse o estudo ... -
O ensino de Matemática de alunos surdos - especificidades da Educação de Jovens e Adultos
O ensino de matemática para alunos surdos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) se mostra um campo pouco explorado. Com o objetivo de trazer enfoque para práticas pedagógicas voltadas para esse ... -
Pensamento algébrico e modos de produzir significados
Na atualidade, dado os avanços tecnológicos em nossas sociedades, os problemas que enfrentamos são frequentemente mais abstratos e complexos em diversas áreas. Na área da educação matemática, essa realidade não se mostra ... -
Matemática sustentável: apresentação e análise do Jogo ‘Mercado da Reciclagem’
No presente trabalho, são apresentadas as potencialidades do uso de jogos no contexto do ensino de matemática, com foco especial na área de análise combinatória. O Mercado da Reciclagem é um jogo digital que trabalha a ... -
Desafios e contribuições da utilização da inteligência artificial para o ensino de matemática no nível básico
Este trabalho de conclusão de curso explora os desafios e as contribuições da utilização da inteligência artificial (IA) no ensino de matemática no nível básico. O estudo foca nas pesquisas acadêmicas que trazem relatos ... -
Redução da abstração na relação de licenciandos veteranos com números irracionais
Este estudo de conclusão de curso busca explorar a interação dos estudantes com os números irracionais. Investigamos como os alunos de Licenciatura em Matemática lidam com esses números após adquirirem um conhecimento ... -
Materiais didáticos manipuláveis para o ensino de Matemática: uma análise sobre as percepções de professores do ensino médio
O presente trabalho tem como tema central o uso de materiais didáticos manipuláveis no ensino de Matemática para o Ensino Médio, destacando como esses recursos podem auxiliar na compreensão e na aprendizagem dos alunos. ... -
Geogebra e o ensino de funções: uma leitura de documentos oficia e pesquisas
Essa pesquisa apresenta uma leitura de documentos oficiais e de alguns trabalhos que foram elaborados tendo como temática central o ensino de funções e o uso do GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa que tem como ... -
O uso de registros de representação semiótica na aprendizagem de fração: problemas e possíveis soluções
Este trabalho tem como objetivo apontar as dificuldades cognitivas a respeito do ensino de fração com a ajuda da Teoria de Registros de Representações Semiótica de Duval (2012) e propor estratégias e intervenções com o ... -
Uso de jogos em sala de aula no ensino e aprendizagem de múltiplos e divisores para alunos da EJA
As dificuldades de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos carecem de investigações. Este trabalho foi motivado por esta necessidade percebida pelo autor da pesquisa por ... -
Construção e resolução de problemas matemáticos como metodologia de ensino e de aprendizagem
Este trabalho de conclusão de curso aborda a construção e resolução de problemas matemáticos como uma abordagem pedagógica eficaz para o ensino e aprendizagem da Matemática. O objetivo é investigar as contribuições dessas ... -
Materiais manipuláveis para o ensino da Matemática
As dificuldades observadas na Educação Básica nos alunos em sala de aula na compreensão das relações métricas do triângulo retângulo, nas razões trigonométricas de seno, cosseno e tangente e na utilização do círculo ... -
A Matemática do cosmos – situações problemas relacionadas à astronomia e suas potencialidades para o ensino de Matemática
Este trabalho tem como objetivo abordar e produzir atividades interdisciplinares que buscam uma melhor relação entre o aluno, a matemática e o mundo que ele vive. A Astronomia foi o tema escolhido para que a matemática ... -
Matemática ou Matemáticas: existe uma diferença no significado desses dois termos?
Quando se pergunta a um estudante de graduação em Matemática se ele conhece matemáticas, é usual ouvir que ocorreu um erro na grafia da palavra. De fato, não é comum o uso da palavra matemáticas significando mulheres que ... -
Quadrinhos no ensino de Matemática: uma análise de livros didáticos
As Histórias em Quadrinhos já fazem parte do campo da Educação há algum tempo, seja na sala de aula, em materiais didáticos ou em questões de vestibulares. Porém, existe uma certa disparidade entre o volume e os usos que ... -
Entre pontos e palavras: mapeando o campo semântico de conceitos matemáticos por meio da construção de nuvens de palavras.
O jogo "Entre Pontos" fundamenta-se no jogo intitulado "Entre Linhas", criado por Grégory Grard e ilustrado por Simon Douchy e tem como temas centrais a representação em coordenadas cartesianas e o campo semântico de ... -
O Livro-Jogo como recurso pedagógico para o ensino de Matemática: uma reflexão sobre contextualização
No meio acadêmico encontramos diversos artigos que exploram estratégias inovadoras no ensino de matemática, destacando o crescente interesse em métodos lúdicos e gamificação. O livro-jogo é um jogo narrativo interativo ... -
Explorando construções geométricas para o ensino básico no Euclidea, Geogebra e Robocompass
O presente trabalho possui como objetivo principal, mostrar formas de utilizar softwares de Geometria dinâmica para o ensino de construções geométricas. Para isso, dando a devida importância aos contextos históricos para ...