IQ - Instituto de Química

Sub-communities within this community
Recent Submissions
-
Andrei, O Novo Aluno”: uma História em Quadrinhos digital sobre animais peçonhentos como recurso didático no ensino Inclusivo de Ciências
Os recursos didáticos são ferramentas inclusivas ou não, elaboradas por professores ou que já estejam disponíveis para uso, com fins pedagógicos para facilitar o trabalho docente com relação ao processo de ensino e ... -
Alfabetização científica e corporeidade das crianças das classes populares
Esta dissertação procura investigar como, por meio de vivências nas quais o corpo tem lugar prioritário, as concepções dos educandos sobre a produção do som participam de seu processode ensino-aprendizagem, tendo como ... -
Caracterização do fitoplâncton a partir de suas assinaturas pigmentares. Estudo de caso: regiões nerítica e oceânica da Bacia de Santos em frente à Baía de Guanabara
A Bacia de Santos é, atualmente, a maior bacia produtora de petróleo do país, por isso a caracterização taxonômica do fitoplâncton por suas assinaturas pigmentares é fundamental para compreensão das comunidades aquáticas. ... -
Planejamento, síntese e prospecção biológica de uma classe de 5-hidroxi-2-metil-1h-benzo[g]indóis
A inflamação é um importante processo fisiológico no combate a estímulos potencialmente prejudiciais ao organismo, no entanto, ela também pode estar associada ao desenvolvimento e progressão de doenças como câncer, ... -
Inserção de conceitos de química para alunos do ensino fundamental e médio por meio da experimentação
A disciplina de Química é abordada do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio de forma majoritariamente teórica através de aulas expositivas. A ausência de atividades práticas, embora a química seja uma ... -
Quizzmica: desenvolvimento e aplicação de um jogo didático autoral como ferramenta de revisão de conteúdos de química
A indiferença observada em alguns alunos em sala de aula, sobretudo no que se refere ao Ensino de Química, não é uma realidade exclusivamente atual. Muitas vezes, a falta ou ausência de interesse têm sido atribuídas ao ... -
Ensino de química para a EJA: uma proposta de prática educativa utilizando conhecimentos de plantas medicinais de uso popular
Quando se pergunta: “o que te motiva a estudar?”. É comum ouvirmos como resposta: “pois quero crescer na vida”. Ao realizar a mesma pergunta para uma pessoa de 70 anos que volta a estudar, muito provavelmente não obteríamos ... -
Levantamento bibliográfico de metodologias de síntese de azaflavanonas
Compostos heterocíclicos possuem átomos além do carbono em sua estrutura, sendo nitrogênio, oxigênio e enxofre os heteroátomos mais comuns. Apresentam diversos tipos de aplicações, com ênfase no setor farmacêutico, estando ... -
Síntese de heterociclos contendo os sistemas quinolínico e 1,3,4-oxadiazol com potencial atividade anti-sporothrix
Os heterociclos integram uma classe de substâncias que desperta grande interesse sintético devido a sua ampla aplicação em diversos setores da indústria química e farmacêutica. Em especial, derivados contendo os sistemas ... -
Síntese de derivados cumarínicos via funcionalização da 4-hidroxicumarina com organosselênio
A busca por novos fármacos capazes de diminuir ou eliminar a taxa de morbimortalidade e sofrimento dos pacientes acometidos por diversas doenças têm sido um dos principais focos da síntese orgânica associada a Química ... -
Desenvolvimentos em python aplicados ao ensino da química quântica
O ensino da Mecânica Quântica e da Química Quântica em cursos de graduação tem se mostrado um desafio no Brasil e no mundo. Dada a sua relevância para a ciência do século XXI, mostram-se necessárias pesquisas na área de ... -
Headspace dinâmico: desenvolvimento e avaliação de método para análise de odores florais
O método que coleta voláteis de odor de flores, nomeada Headspace Dinâmico (HSD), tem como principal objetivo revelar o perfil de compostos orgânicos voláteis (COVs) mais próximos da realidade. Tendo em vista que é um ... -
Desenvolvimento de sensores eletroquímicos a base de polímeros termoplásticos para aplicações em eletroanálises
Este trabalho descreve a determinação da vitamina B2 (riboflavina), através do desenvolvimento de eletrodos com composições diversas, a base de carbono e do polímero termoplástico, policaprolactona. As formas de carbono ... -
A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências
Este trabalho tem como objetivo, elaborar e avaliar, sob a perspectiva dos sujeitos escolares, o uso de recurso didático, na modalidade História em Quadrinho, para introdução do conteúdo de Tabela Periódica no 9o Ano do ... -
Metodologias e práticas adequadas a discentes com transtorno do espectro autista para o ensino de ciências no 9º ano do Ensino Fundamental II
A incidência de pessoas com necessidades especiais sempre existiu em todos os segmentos da sociedade, no entanto, já foram isoladas nos seus lares ou até mesmo separadas do meio social. Atualmente ocorre uma sensibilização ... -
Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular
Nesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa ... -
O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula - as partes e o todo: ensinando biologia como uma ciência autônoma durante a pandemia
Esta dissertação aborda uma construção da sequência didática (SD) inserida em uma Unidade Potencialmente Significativa (UEPS) baseada na teoria de aprendizagem significativa crítica (TASC) na forma de Peer Instruction (PI) ... -
Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio
A falta de motivação e a quantidade excessiva de conteúdo memorístico são duas das principais causas do desinteresse dos alunos pelo Ensino de Química. Buscando uma modificação deste cenário, descrevemos nesta pesquisa o ... -
As Leis de Kepler através de um esquema colaborativo
O ensino de Física encontra muitas barreiras em sala de aula, seja pelo desinteresse por parte dos alunos nesse ensino tradicional, que já não conversa com as necessidades da geração atual,pelas dificuldades com a Matemática, ... -
Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração
Esta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a ...