Navegação QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 120
-
O papel da experimentação no ensino de química
| Postado em: 2011Este trabalho propõe investigar o papel da experimentação no ensino de química, no ensino médio. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que se baseia na realização de três experimentos simples com indicadores ácido-base ... -
Orientação profissional: o estudante é muito mais que uma opção
| Postado em: 2014A orientação profissional é uma área da psicologia de suma importância na atual conjuntura social, pois o jovem encontra-se inserido em um mundo extremamente dinâmico, veloz e de uma ferocidade sem igual no tocante à ... -
Comunicação química no ensino de funções orgânicas
| Postado em: 2014Os semioquímicos são substâncias naturais responsáveis pela comunicação química, entre seres de mesma espécie e de espécies diferentes. Esse tipo de comunicação ocorre de forma muitas vezes imperceptível para nós, porém, ... -
Jogo educativo ou jogo didático: o uso dos jogos na aprendizagem significativa da química
| Postado em: 2014Este trabalho traz a luz reflexões e orientações sobre a utilização de jogos como ferramenta na aprendizagem significativa da química. Desse modo, o trabalho analisa o uso do recurso jogo didático como facilitador da ... -
Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador
| Postado em: 2014A química praticada no ensino médio ainda dá muita ênfase a um número excessivo de conteúdos, desenvolvidos de forma fragmentada sem estabelecer relações de um conteúdo com outro nem com o contexto social dos alunos, não ... -
Conhecendo a química desde pequenininho: inserções da química nas séries iniciais do ensino fundamental
| Postado em: 2014Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade de mudança na preparação de professores do ensino básico inicial para tratar de conhecimentos químicos em suas aulas com crianças. O referencial teórico utilizado foi ... -
Ensino e aprendizado de química através do emprego de metodologias experimentais de baixo custo
| Postado em: 2014Indiscutível o fato de que, no ensino fundamental e médio, a experimentação no ensino das ciências, quando bem aplicada, desperta o interesse do aprendiz, principalmente, quando tais experimentos estão em consonância com ... -
Dislexia: que contribuições podem ser dadas para facilitar o entendimento dos conceitos científicos?
| Postado em: 2014Atualmente a educação no Brasil vem passando por inúmeras dificuldades, seguindo assim para um rumo desordenado que está apresentando. Tal situação gera implicações presentes e futuras em nosso país. Acredita-se que somente ... -
Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
| Postado em: 2014Este projeto é uma tentativa de observar o comportamento de alunos do ensino médio e da sociedade local e/ou próxima, com relação ao uso da pílula anticoncepcional de forma a considerar pontos como idade e escolaridade. O ... -
Produção de materiais didáticos acessíveis para o ensino de química orgânica inclusivo
| Postado em: 2014Os direitos para deficientes visuais sofreram grandes mudanças e evoluíram bastante com o passar do tempo, obtendo ganhos tanto nos aspectos jurídicos quanto acadêmicos. Grande parte dos alunos, sejam eles deficientes ... -
Química: currículo mínimo e interdisciplinaridade
| Postado em: 2016Este trabalho consiste de um relato sobre a construção da prática docente de uma aluna do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Fluminense, visando sua capacitação para o exercício docente com a visão ... -
Ensino de reações de oxirredução associando experimento demonstrativo e o jogo didático “Reações de oxirredução - o teste da vaquinha’’
| Postado em: 2016No ensino de química, um dos problemas mais graves no que diz respeito ao sistema de ensino atual visto nas escolas, é a ênfase na simples transmissão de conteúdos sem fazer nenhuma ligação com o cotidiano do aluno e na ... -
Petróleo como tema problematizador no ensino de química usando abordagem CTSA
| Postado em: 2016Levando-se em consideração a busca pela formação do cidadão crítico, reflexivo e participativo, capaz de usar seu conhecimento para discernir sobre o que é melhor para a sociedade, e a busca por novas metodologias que ... -
O lúdico como estratégia avaliativa para o ensino de funções inorgânicas
| Postado em: 2016Para auxiliar a compreensão do conteúdo de funções inorgânicas, aplicou-se em uma turma de 1ª série do ensino médio da Escola Técnica Estadual Henrique Lage em Niterói-RJ, uma sequência didática elaborada, que ... -
Experimentação contextualizada como estratégia didática para o ensino de química
| Postado em: 2016O trabalho apresentado consiste em duas etapas fundamentadas nos conceitos de contextualização e experimentação, respectivamente. Na primeira, com objetivo de analisar se e como a contextualização dos artigos incluídos ... -
Biodisponibilidade potencial de metais em sedimentos da região do Saco do Engenho e do estuário do Canal de São Francisco, Baía de Sepetiba-RJ
| Postado em: 2016Os sistemas aquáticos vêm sofrendo com o aporte de contaminantes de origem antrópica, principalmente com o lançamento efluentes industriais. A eutrofização destes sistemas pode alterar as propriedades biogeoquímicas de ... -
Estudo sobre a influência do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no perfil do estudante de licenciatura em Química
| Postado em: 2016O presente trabalho foi realizado no Instituto de Química da UFF localizado em Niterói e versa sobre a temática da mudança na forma de acesso às instituições públicas de ensino superior que passaram a ofertar suas vagas ... -
Saneamento básico no ensino de química: análise da temática nos livros didáticos no PNLD 2015
| Postado em: 2016O livro didático é considerado um dos principais instrumentos pedagógicos em sala de aula. Sendo assim, o entendimento de como este se estrutura é de grande relevância, principalmente para os professores que terão a função ... -
A importância da abordagem de história e filosofia da ciência para o ensino de química: avaliação prática de efeitos
| Postado em: 2016A utilização da História e da Filosofia da Ciência tem sido defendida como forma de contextualizar o ensino de ciências. Os currículos com enfoque em ciência, tecnologia e sociedade tem sido uma forma de inserção da abordagem ... -
Recursos midiáticos para o ensino de modelos atômicos: uma análise crítica
| Postado em: 2017As mudanças sociais causadas pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas últimas décadas nos deixou em meio a chamada sociedade da informação. O presente trabalho se baseia no potencial ...