Browse by Type of Access
Now showing items 1-20 of 80
-
Abordagens epistemológicas no ensino de química em nível médio: uma análise de orientações curriculares oficiais
A pandemia de COVID-19 evidenciou o quanto a tomada de decisão de cada indivíduo pode influenciar a sociedade como um todo, especialmente se os cuidados prescritos de entidades científicas não forem seguidos. Dessa forma, ... -
Análise de uma intervenção didática baseada em estudo de caso e atividade experimental
Dentre as principais demandas de formação que as escolas devem assumir atualmente, destacam-se o preparo dos estudantes para a tomada de decisão, bem como o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores. A principal ... -
Análise do anime Dr. Stone como recurso multimídia para o ensino de química: um estudo de caso sobre o ensino de funções inorgânicas
Este estudo propõe uma análise da aplicação de trechos do anime Dr. Stone como ferramenta pedagógica no ensino de química, com ênfase nas funções inorgânicas. A pesquisa se baseia nos princípios de Mayer sobre aprendizagem ... -
Análise do Kahoot! como jogo educativo para o ensino de Química: um estudo com alunos universitários
O ensino de Química no Brasil enfrenta uma série de desafios que impactam negativamente o aprendizado dos alunos. Essas dificuldades estão associadas a diferentes fatores, como a infraestrutura precária de algumas escolas ... -
Análise do processo avaliativo como instrumento da prática docente
O processo de avaliação é indissociável da prática docente e é vivido em toda a vida escolar. Qualquer indivíduo que tenha passado pelo sistema escolar, carrega uma memória ligada ao processo avaliativo a que foi submetido: ... -
Aporte atmosférico de elementos traço em um gradiente altitudinal no Parque Nacional da Serra dos Órgãos: o papel da influência antrópica
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), é um representante da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro e último segmento da cadeia de montanhas que compõem a Serra do Mar. Devido à sua proximidade com centros ... -
Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
Os programas de capacitação em organizações são de extrema importância para o diferencial competitivo e melhoria na qualidade profissional. Em meio à ascensão do período pandêmico, se torna necessário a criação de materiais ... -
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
O presente trabalho exploratório busca compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o ciberespaço, no ensino de química, considerando o contexto das novas gerações. Os objetivos propostos ... -
Ciência e pseudociências: uso dos três momentos pedagógicos como estratégia de ensino do método científico.
Atualmente vivemos em uma sociedade altamente dependente da tecnologia, onde a internet é uma ferramenta com papel de destaque, permitindo a rápida difusão de conteúdo e aumentado o acesso à informação . Por outro lado, ... -
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra
Museus e centros de ciência são espaços fundamentais no processo de educação científica. A partir deles, os visitantes apropriam-se da cultura científica e seus processos, agregando no seu desenvolvimento como cidadãos ... -
Como inovar no ensino de química? Uma pesquisa com professores da área sobre a utilização de metodologias ativas.
Este trabalho se debruçou sobre a aplicação de metodologias ativas no contexto educacional como forma de inovação, com foco no ensino de química no ensino básico. As metodologias ativas são abordagens pedagógicas relevantes, ... -
Concepções de licenciandos e professores sobre contextualização no ensino de Ciências
| Posted on: 2021A dificuldade dos alunos nas disciplinas de ciências envolve o desinteresse por assuntos considerados irrelevantes e não usuais pelos mesmos, de matérias que são apresentadas de forma conteudista, repetitiva e dogmática ... -
Conhecimentos mal concebidos, obstáculos epistemológicos e inserção CTSA: implicações no ensino e aprendizagem do tema eletroquímica no ensino médio
A Eletroquímica é um tema de grande relevância social e que pode ser trabalhado pela integração de conceitos científicos, tecnológicos e ambientais. A fundamentação teórica se pautou na articulação entre teorias de ... -
Construção ativa do conhecimento químico através de animes e séries
| Posted on: 2021Este trabalho propõe uma sequência didática em sala de aula utilizando o anime Dr.Stone e a série The Flash com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa, baseada na teoria de David Ausubel, de conteúdos de ... -
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
| Posted on: 2020O cenário encontrado no ensino de química na escola se apresenta como um desafio atualmente, visto o crescente desinteresse e desmotivação acerca da disciplina por parte dos alunos. Isso acontece por ser uma matéria ... -
Criação e uso de simuladores virtuais como ferramentas educativas para o ensino de química na educação básica
O grau de abstração é um dos principais obstáculos que permeia a química no ensino básico. A própria natureza dos conceitos científicos demanda um raciocínio abstrato para serem compreendidos, dessa forma, ocorre a criação ... -
De onde viemos, para onde vamos: um olhar historiográfico sobre o desenvolvimento do ensino ao decorrer da evolução da humanidade
| Posted on: 2020A humanidade sofre o processo de evolução tanto quanto qualquer animal irracional. Atualmente, a espécie se considera como “o homem moderno”, cientificamente denominado como Homo sapiens sapiens. Essa classificação é devida ... -
Desenvolvimento de material didático-pedagógico: difundindo a química de maneira acessível
| Posted on: 2021A disciplina de química é abordada do 9º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio de forma majoritariamente teórica através de aulas expositivas. A ausência de atividades práticas, embora a química seja uma ... -
Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19
A pandemia causada pela Sars-CoV-2 evidenciou vários problemas em nossa sociedade, entre esses o mais importante é o negacionismo científico, algo que está ligado diretamente à proliferação de fake news. Parte deste ... -
Um diálogo entre as artes plásticas do novo realismo a eletroquímica e o direito humano de herdar um mundo saudável
| Posted on: 2021Os direitos humanos como um todo, inclusive os de terceira geração, o acesso à cultura e consciência ambiental, têm os seus valores não reconhecidos e ainda são violados em nossa sociedade. A educação em direitos humanos ...