Browsing QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Title
Now showing items 1-20 of 128
-
Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica
| Posted on: 2019A tabela periódica é uma ferramenta fundamental no ensino de química e seu entendimento é substancial para o aproveitamento em diversos outros conteúdos dessa ciência. Contudo, o ensino que é oferecido aos alunos, na maioria ... -
Abordagens epistemológicas no ensino de química em nível médio: uma análise de orientações curriculares oficiais
A pandemia de COVID-19 evidenciou o quanto a tomada de decisão de cada indivíduo pode influenciar a sociedade como um todo, especialmente se os cuidados prescritos de entidades científicas não forem seguidos. Dessa forma, ... -
Análise de uma intervenção didática baseada em estudo de caso e atividade experimental
Dentre as principais demandas de formação que as escolas devem assumir atualmente, destacam-se o preparo dos estudantes para a tomada de decisão, bem como o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores. A principal ... -
Análise do Kahoot! como jogo educativo para o ensino de Química: um estudo com alunos universitários
O ensino de Química no Brasil enfrenta uma série de desafios que impactam negativamente o aprendizado dos alunos. Essas dificuldades estão associadas a diferentes fatores, como a infraestrutura precária de algumas escolas ... -
Análise do processo avaliativo como instrumento da prática docente
O processo de avaliação é indissociável da prática docente e é vivido em toda a vida escolar. Qualquer indivíduo que tenha passado pelo sistema escolar, carrega uma memória ligada ao processo avaliativo a que foi submetido: ... -
Aplicação de uma sequência didática para introdução às cadeias carbônicas
| Posted on: 2017O ensino de química no Brasil ainda traz a ciência como um conteúdo fragmentado, descontextualizado e carente de sentido de realidade. Isto afasta o interesse dos alunos e lhes fornece uma aprendizagem frágil e sem ... -
Aplicação e análise do método de estudo de casos: utilizando o livro “A colher que desaparece” como fonte de inspiração
| Posted on: 2019Mediante uma intervenção pedagógica realizada pela aplicação do método de estudo de casos, enquanto variante da PBL – aprendizado baseado em problemas –, em duas turmas de primeiro período do curso técnico em Química no ... -
Aporte atmosférico de elementos traço em um gradiente altitudinal no Parque Nacional da Serra dos Órgãos: o papel da influência antrópica
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), é um representante da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro e último segmento da cadeia de montanhas que compõem a Serra do Mar. Devido à sua proximidade com centros ... -
Avaliação da gestão da qualidade em laboratórios de ensino e as possíveis relações com a aprendizagem da química: um estudo de caso na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz-RJ
| Posted on: 2019A Química é uma disciplina com muitos conceitos abstratos e que exige da imaginação para total compreensão dos conteúdos transmitidos. Laboratórios de ensino de química são espaços de aprendizagem, onde se utilizam ... -
Biodisponibilidade potencial de metais em sedimentos da região do Saco do Engenho e do estuário do Canal de São Francisco, Baía de Sepetiba-RJ
| Posted on: 2016Os sistemas aquáticos vêm sofrendo com o aporte de contaminantes de origem antrópica, principalmente com o lançamento efluentes industriais. A eutrofização destes sistemas pode alterar as propriedades biogeoquímicas de ... -
Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
Os programas de capacitação em organizações são de extrema importância para o diferencial competitivo e melhoria na qualidade profissional. Em meio à ascensão do período pandêmico, se torna necessário a criação de materiais ... -
Ciberespaço e cibercultura: o ensino de química para as novas gerações
O presente trabalho exploratório busca compreender o impacto das tecnologias de informação e comunicação, especialmente o ciberespaço, no ensino de química, considerando o contexto das novas gerações. Os objetivos propostos ... -
Ciência e pseudociências: uso dos três momentos pedagógicos como estratégia de ensino do método científico.
Atualmente vivemos em uma sociedade altamente dependente da tecnologia, onde a internet é uma ferramenta com papel de destaque, permitindo a rápida difusão de conteúdo e aumentado o acesso à informação . Por outro lado, ... -
Ciência para toda a malta?: um estudo de caso sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência no uc exploratório - centro ciência viva da universidade de Coimbra
Museus e centros de ciência são espaços fundamentais no processo de educação científica. A partir deles, os visitantes apropriam-se da cultura científica e seus processos, agregando no seu desenvolvimento como cidadãos ... -
Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
| Posted on: 2014Este projeto é uma tentativa de observar o comportamento de alunos do ensino médio e da sociedade local e/ou próxima, com relação ao uso da pílula anticoncepcional de forma a considerar pontos como idade e escolaridade. O ... -
Como inovar no ensino de química? Uma pesquisa com professores da área sobre a utilização de metodologias ativas.
Este trabalho se debruçou sobre a aplicação de metodologias ativas no contexto educacional como forma de inovação, com foco no ensino de química no ensino básico. As metodologias ativas são abordagens pedagógicas relevantes, ... -
Comunicação química no ensino de funções orgânicas
| Posted on: 2014Os semioquímicos são substâncias naturais responsáveis pela comunicação química, entre seres de mesma espécie e de espécies diferentes. Esse tipo de comunicação ocorre de forma muitas vezes imperceptível para nós, porém, ... -
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
| Posted on: 2018O tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como ... -
Concepções de licenciandos e professores sobre contextualização no ensino de Ciências
| Posted on: 2021A dificuldade dos alunos nas disciplinas de ciências envolve o desinteresse por assuntos considerados irrelevantes e não usuais pelos mesmos, de matérias que são apresentadas de forma conteudista, repetitiva e dogmática ... -
Conhecendo a química desde pequenininho: inserções da química nas séries iniciais do ensino fundamental
| Posted on: 2014Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade de mudança na preparação de professores do ensino básico inicial para tratar de conhecimentos químicos em suas aulas com crianças. O referencial teórico utilizado foi ...