Browsing QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Title
Now showing items 1-20 of 96
-
Uma abordagem interativa para o ensino da tabela periódica
| Posted on: 2019A tabela periódica é uma ferramenta fundamental no ensino de química e seu entendimento é substancial para o aproveitamento em diversos outros conteúdos dessa ciência. Contudo, o ensino que é oferecido aos alunos, na maioria ... -
Abordagens epistemológicas no ensino de química em nível médio: uma análise de orientações curriculares oficiais
A pandemia de COVID-19 evidenciou o quanto a tomada de decisão de cada indivíduo pode influenciar a sociedade como um todo, especialmente se os cuidados prescritos de entidades científicas não forem seguidos. Dessa forma, ... -
Análise do processo avaliativo como instrumento da prática docente
O processo de avaliação é indissociável da prática docente e é vivido em toda a vida escolar. Qualquer indivíduo que tenha passado pelo sistema escolar, carrega uma memória ligada ao processo avaliativo a que foi submetido: ... -
Aplicação de uma sequência didática para introdução às cadeias carbônicas
| Posted on: 2017O ensino de química no Brasil ainda traz a ciência como um conteúdo fragmentado, descontextualizado e carente de sentido de realidade. Isto afasta o interesse dos alunos e lhes fornece uma aprendizagem frágil e sem ... -
Aplicação e análise do método de estudo de casos: utilizando o livro “A colher que desaparece” como fonte de inspiração
| Posted on: 2019Mediante uma intervenção pedagógica realizada pela aplicação do método de estudo de casos, enquanto variante da PBL – aprendizado baseado em problemas –, em duas turmas de primeiro período do curso técnico em Química no ... -
Avaliação da gestão da qualidade em laboratórios de ensino e as possíveis relações com a aprendizagem da química: um estudo de caso na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz-RJ
| Posted on: 2019A Química é uma disciplina com muitos conceitos abstratos e que exige da imaginação para total compreensão dos conteúdos transmitidos. Laboratórios de ensino de química são espaços de aprendizagem, onde se utilizam ... -
Biodisponibilidade potencial de metais em sedimentos da região do Saco do Engenho e do estuário do Canal de São Francisco, Baía de Sepetiba-RJ
| Posted on: 2016Os sistemas aquáticos vêm sofrendo com o aporte de contaminantes de origem antrópica, principalmente com o lançamento efluentes industriais. A eutrofização destes sistemas pode alterar as propriedades biogeoquímicas de ... -
Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
Os programas de capacitação em organizações são de extrema importância para o diferencial competitivo e melhoria na qualidade profissional. Em meio à ascensão do período pandêmico, se torna necessário a criação de materiais ... -
Cinquenta anos da pílula anticoncepcional
| Posted on: 2014Este projeto é uma tentativa de observar o comportamento de alunos do ensino médio e da sociedade local e/ou próxima, com relação ao uso da pílula anticoncepcional de forma a considerar pontos como idade e escolaridade. O ... -
Comunicação química no ensino de funções orgânicas
| Posted on: 2014Os semioquímicos são substâncias naturais responsáveis pela comunicação química, entre seres de mesma espécie e de espécies diferentes. Esse tipo de comunicação ocorre de forma muitas vezes imperceptível para nós, porém, ... -
O conceito de equilíbrio químico em livros didáticos de química do PNLD 2018: análise com base nos PCNS e reflexões
| Posted on: 2018O tema equilíbrio químico está relacionado a inúmeros conteúdos da química, como por exemplo, a termoquímica e cinética química. Trata-se de um conceito fundamental para a melhor compreensão de assuntos importantes, como ... -
Concepções de licenciandos e professores sobre contextualização no ensino de Ciências
| Posted on: 2021A dificuldade dos alunos nas disciplinas de ciências envolve o desinteresse por assuntos considerados irrelevantes e não usuais pelos mesmos, de matérias que são apresentadas de forma conteudista, repetitiva e dogmática ... -
Conhecendo a química desde pequenininho: inserções da química nas séries iniciais do ensino fundamental
| Posted on: 2014Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade de mudança na preparação de professores do ensino básico inicial para tratar de conhecimentos químicos em suas aulas com crianças. O referencial teórico utilizado foi ... -
Conhecimentos mal concebidos, obstáculos epistemológicos e inserção CTSA: implicações no ensino e aprendizagem do tema eletroquímica no ensino médio
A Eletroquímica é um tema de grande relevância social e que pode ser trabalhado pela integração de conceitos científicos, tecnológicos e ambientais. A fundamentação teórica se pautou na articulação entre teorias de ... -
Construção ativa do conhecimento químico através de animes e séries
| Posted on: 2021Este trabalho propõe uma sequência didática em sala de aula utilizando o anime Dr.Stone e a série The Flash com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa, baseada na teoria de David Ausubel, de conteúdos de ... -
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
| Posted on: 2020O cenário encontrado no ensino de química na escola se apresenta como um desafio atualmente, visto o crescente desinteresse e desmotivação acerca da disciplina por parte dos alunos. Isso acontece por ser uma matéria ... -
Contribuições dos povos africanos e da diáspora na produção do conhecimento científico: uma abordagem para o ensino de química
| Posted on: 2019Este trabalho de monografia tem por objetivo propor uma sequência didática de caráter interdisciplinar que contribua para a formação e incorporação de uma consciência crítica e cidadã a partir da problematização da diáspora ... -
Criação e uso de simuladores virtuais como ferramentas educativas para o ensino de química na educação básica
O grau de abstração é um dos principais obstáculos que permeia a química no ensino básico. A própria natureza dos conceitos científicos demanda um raciocínio abstrato para serem compreendidos, dessa forma, ocorre a criação ... -
Curso voluntário de atualização e aperfeiçoamento: uma estratégia para o retorno dos jovens e adultos à sala de aula com ênfase no ensino CTS
| Posted on: 2019A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil ainda continua sendo uma pauta que precisa ser discutida. É possível observar que muitos jovens e adultos no país, oriundos principalmente da classe trabalhadora, não concluíram ... -
De onde viemos, para onde vamos: um olhar historiográfico sobre o desenvolvimento do ensino ao decorrer da evolução da humanidade
| Posted on: 2020A humanidade sofre o processo de evolução tanto quanto qualquer animal irracional. Atualmente, a espécie se considera como “o homem moderno”, cientificamente denominado como Homo sapiens sapiens. Essa classificação é devida ...