QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
Submissões recentes
-
A temática de alimentos como meio de contextualização e inserção do cotidiano do aluno no ensino de química
| Postado em: 2021A Química é uma disciplina vista por muitos discentes como complexa e desconexa, fatores estes que dificultam o processo de ensino aprendizagem ao longo dos anos. Devido a isto, muitos docentes estudam maneiras de modificar ... -
Instrumentação da temática doping como agente motivador do aprendizado em química orgânica
| Postado em: 2021Observa-se que muitos alunos têm dificuldade de aprender química porque muitas vezes esta é vista de forma descontextualizada. Por isso, este trabalho tem a finalidade de tratar conteúdos de química a partir de um tópico ... -
A utilização do jogo “equilibrando o ph” como ferramenta didática para o estudo do equilíbrio químico no ensino médio
| Postado em: 2021Com o passar dos anos, professores e pesquisadores da área da educação buscam por novas abordagens dentro de sala de aula, a fim de despertar ou aumentar o interesse e a atenção de seus alunos. Dentre as diferentes disciplinas ... -
Um diálogo entre as artes plásticas do novo realismo a eletroquímica e o direito humano de herdar um mundo saudável
| Postado em: 2021Os direitos humanos como um todo, inclusive os de terceira geração, o acesso à cultura e consciência ambiental, têm os seus valores não reconhecidos e ainda são violados em nossa sociedade. A educação em direitos humanos ... -
Desenvolvimento de material didático-pedagógico: difundindo a química de maneira acessível
| Postado em: 2021A disciplina de química é abordada do 9º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio de forma majoritariamente teórica através de aulas expositivas. A ausência de atividades práticas, embora a química seja uma ... -
A reação de saponificação como forma de conscientização sobre o meio ambiente
| Postado em: 2020Atualmente o professor enfrenta diversos desafios na sala de aula em relação ao ensino de Química, encontrando diversas vezes desinteresse e pré-julgamentos de que a disciplina é complicada. Muitas vezes o discente não ... -
A produção de velas, sabonetes e hidratantes para um ensino de química orgânica experimental e contextualizado
| Postado em: 2020A química orgânica é abordada na terceira série do ensino médio, nas escolas públicas, e as vezes de forma descontextualizada e abstrata assim ocasionando a perda da motivação do aluno e pela grande quantidade de conteúdo, ... -
Plantas medicinais: a química dos chás como uma proposta de sequência didática no ensino de química
| Postado em: 2020De acordo com Morin (2011), um dos maiores desafios da educação nos dias atuais é fazer com que o conhecimento construído no ambiente escolar tenha relação com o contexto do aluno. O mundo é multidisciplinar, as realidades ... -
Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química
| Postado em: 2020A reforma do ensino médio trouxe ao aluno a possibilidade de selecionar as disciplinas de melhor interesse para sua formação. Este fator, somado ao cenário de desmotivação e dificuldades recorrentes na disciplina de química, ... -
Discutindo a base nacional comum curricular brasileira: uma análise sobre a educação inclusiva no ensino de ciências da natureza
| Postado em: 2020A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe diversos desafios no campo da educação, principalmente no que tange a educação especial, isso porque há poucas menções no documento sobre esta modalidade de ensino, levando a ... -
Contextualização no ensino de química com pesquisa discente
| Postado em: 2020O cenário encontrado no ensino de química na escola se apresenta como um desafio atualmente, visto o crescente desinteresse e desmotivação acerca da disciplina por parte dos alunos. Isso acontece por ser uma matéria ... -
De onde viemos, para onde vamos: um olhar historiográfico sobre o desenvolvimento do ensino ao decorrer da evolução da humanidade
| Postado em: 2020A humanidade sofre o processo de evolução tanto quanto qualquer animal irracional. Atualmente, a espécie se considera como “o homem moderno”, cientificamente denominado como Homo sapiens sapiens. Essa classificação é devida ... -
Metodologias ativas para o aprendizado de eletroquímica no ensino médio
| Postado em: 2020Esta monografia relata o desenvolvimento e aplicação de uma estratégia didático-pedagógica utilizando metodologias ativas, em especial o uso de estudo de casos, no ensino-aprendizagem de eletroquímica na educação básica, ... -
Propostas de experimentos de química com uma abordagem investigativa e problematizadora para o ensino médio
| Postado em: 2020As práticas experimentais devem suscitar o interesse dos alunos nas atividades em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades que os capacitem a compreender os fenômenos cotidianos. Os experimentos devem ser planejados, ... -
O uso do vídeo como recurso didático: “a química do limão”
| Postado em: 2020O avanço exponencial da tecnologia nos últimos séculos vem fazendo com que o nosso modo de vida mude cada vez mais rápido, e para que a educação possa acompanhar o progresso, é necessário que se façam constantes atualizações ... -
Metodologias participativas no ensino de química para menores infratores: uma proposta didática
| Postado em: 2019Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, essa parcela da população brasileira viu seus direitos sendo colocados em lei para que fossem protegidos. Ainda assim, uma grande parte dos jovens ... -
A temática água para o ensino de ciências em uma perspectiva socioambiental
| Postado em: 2019A escola, por ser um ambiente de interação social, atua na construção de valores e atitudes que se desenvolvem na formação da personalidade dos indivíduos que a frequentam. Por isso, possui papel fundamental na formação ... -
Contribuições dos povos africanos e da diáspora na produção do conhecimento científico: uma abordagem para o ensino de química
| Postado em: 2019Este trabalho de monografia tem por objetivo propor uma sequência didática de caráter interdisciplinar que contribua para a formação e incorporação de uma consciência crítica e cidadã a partir da problematização da diáspora ... -
A democratização racial na educação ambiental: o olhar da Terra Negra nos ajuda a salvar o planeta
| Postado em: 2019Sob a necessidade do incentivo à transformação de um ensino de química que ainda valoriza conteúdos e narrativas que tratam de temas oriundos da cultura europeia e norte-americana, e visando ao cumprimento da Lei 10.639/03, ... -
Provas em jogo: uso de jogos de interpretação de papéis (RPG) na avaliação da aprendizagem de tópicos em química no ensino médio
| Postado em: 2019Avaliar o quanto um aluno aprendeu sempre foi um desafio para os professores ao longo da história da escola. Diferentes métodos foram criados, alguns tendo mais êxito e adesão entre professores do que outros, sendo o ...