QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
Submissões recentes
-
Espaços formais e não-formais de educação: uma investigação de escolas e museus
Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação teórica a respeito das particularidades educacionais dos espaços museais e seu diálogo com as escolas e, à luz desse estudo, uma subsequente análise dos anais do ... -
Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
Os programas de capacitação em organizações são de extrema importância para o diferencial competitivo e melhoria na qualidade profissional. Em meio à ascensão do período pandêmico, se torna necessário a criação de materiais ... -
Tabela periódica acessível: contribuição ao Planetário do Rio para visitantes cegos e com baixa visão
Em minha experiência ao longo do curso de Licenciatura em Química, percebi que há uma grande lacuna entre o que se deseja às pessoas com deficiência visual, em termos de educação científica, e o que de fato é oferecido ... -
Percepção do público geral sobre uma página de divulgação científica em química no INSTAGRAM®
Com o desenvolvimento da ciência e tecnologia, o acesso à informação tomou proporções consideráveis nos últimos anos. O uso da internet nos aparelhos eletrônicos, proporcionou a propagação de informações a um nível jamais ... -
Percepção de professores de química do ensino médio sobre o uso das redes sociais: um estudo com vídeos experimentais autorais para o Tiktok®
Com as medidas restritivas do distanciamento social durante a pandemia da COVID-19, profissionais da educação encontraram novos obstáculos a serem superados no processo de ensino-aprendizagem e se viram obrigados a adotar ... -
Inserção de conceitos de química para alunos do ensino fundamental e médio por meio da experimentação
A disciplina de Química é abordada do 9º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio de forma majoritariamente teórica através de aulas expositivas. A ausência de atividades práticas, embora a química seja uma ... -
Quizzmica: desenvolvimento e aplicação de um jogo didático autoral como ferramenta de revisão de conteúdos de química
A indiferença observada em alguns alunos em sala de aula, sobretudo no que se refere ao Ensino de Química, não é uma realidade exclusivamente atual. Muitas vezes, a falta ou ausência de interesse têm sido atribuídas ao ... -
Ensino de química para a EJA: uma proposta de prática educativa utilizando conhecimentos de plantas medicinais de uso popular
Quando se pergunta: “o que te motiva a estudar?”. É comum ouvirmos como resposta: “pois quero crescer na vida”. Ao realizar a mesma pergunta para uma pessoa de 70 anos que volta a estudar, muito provavelmente não obteríamos ... -
Análise do processo avaliativo como instrumento da prática docente
O processo de avaliação é indissociável da prática docente e é vivido em toda a vida escolar. Qualquer indivíduo que tenha passado pelo sistema escolar, carrega uma memória ligada ao processo avaliativo a que foi submetido: ... -
Criação e uso de simuladores virtuais como ferramentas educativas para o ensino de química na educação básica
O grau de abstração é um dos principais obstáculos que permeia a química no ensino básico. A própria natureza dos conceitos científicos demanda um raciocínio abstrato para serem compreendidos, dessa forma, ocorre a criação ... -
Conhecimentos mal concebidos, obstáculos epistemológicos e inserção CTSA: implicações no ensino e aprendizagem do tema eletroquímica no ensino médio
A Eletroquímica é um tema de grande relevância social e que pode ser trabalhado pela integração de conceitos científicos, tecnológicos e ambientais. A fundamentação teórica se pautou na articulação entre teorias de ... -
Projeto educacional de química: oficina temática para a contextualização na educação básica
Neste trabalho uma oficina temática foi confeccionada e aplicada. Para tal, foram planejadas atividades e experimentos com materiais simples, baratos e acessíveis contextualizados com a temática “cozinha”. As atividades ... -
Problematizando conhecimentos escolares de química a partir do carnaval
O carnaval é um grande destaque das festas populares brasileiras, um fenômeno cultural marcado no Rio de Janeiro pelas escolas de samba, agremiações que carregam toda a responsabilidade na elaboração de uma das maiores ... -
Abordagens epistemológicas no ensino de química em nível médio: uma análise de orientações curriculares oficiais
A pandemia de COVID-19 evidenciou o quanto a tomada de decisão de cada indivíduo pode influenciar a sociedade como um todo, especialmente se os cuidados prescritos de entidades científicas não forem seguidos. Dessa forma, ... -
Eletroquímica no ensino médio: a proposição de uma sequência de atividades avaliativas alternativas
O presente trabalho teve como objetivo verificar se a aplicação de atividades alternativas é capaz de melhorar o aproveitamento escolar dos estudantes, impulsionando seu rendimento em provas tradicionais. Como tópico de ... -
Para refletir e praticar uma educação feminista: uma proposta de aula de química sobre a cientista Alice Ball
Esse trabalho monográfico apresenta e defende a educação em direitos humanos e a educação problematizadora de Paulo Freire como instrumentos norteadores para a inserção crítica de mulheres na sociedade e a formação de ... -
Utilização de métodos matemáticos e da informática como ferramentas facilitadoras para construção de conhecimento científico na área de química: cálculo do pH
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, 9.394/96, o ensino de ciências deve priorizar o desenvolvimento do pensamento crítico do educando, da autonomia intelectual, da compreensão da evolução do ... -
Química na cozinha: uma proposta de aula contextualizada de estequiometria
Neste trabalho monográfico foi desenvolvida uma aula de Química sobre o conteúdo de estequiometria a partir da realização de uma receita de pão. Ela foi aplicada para três alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola ... -
Uso da temática química forense como agente motivador do ensino de química através de experimentos
Um dos principais desafios no ensino de química na educação básica é o desinteresse dos alunos. Fato este ocasionado pela dificuldade que eles possuem de relacionar os conteúdos ensinados à aplicabilidade em seu contexto. ... -
Química dos perfumes: elaboração e aplicação de uma oficina temática para o estudo de soluções no ensino médio
O uso das oficinas temáticas como ferramenta metodológica no ensino de química tem sido bastante comum nos últimos anos por proporcionar contextualização e experimentação relacionados a vivências dos estudantes. Muitas das ...