FEUFF - Faculdade de Educação
Recent Submissions
-
Neoliberalização e Reforma Educacional: Ensina! Brasil e os ensaios da rede global Teach For All no país
A presente investigação dialoga, de maneira mais ampla, com um vasto conjunto de estudos que têm procurado discutir as transformações ocorridas desde a crise de acumulação e reestruturação capitalista desencadeada no ... -
A construção de uma comunidade de aprendizagem docente a partir da experiência formativa do PIBID de História da UFF no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018)
O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014- 2018). ... -
Políticas de educação sexual na Argentina e no Brasil a partir da década de 1990: avanços e retrocessos em um contexto neoconservador
O presente trabalho se debruça sobre as disputas em torno da Educação Sexual nos currículos nacionais diante de um contexto de recrudescimento do neoconservadorismo na América Latina. Nesse sentido, objetiva investigar ... -
Entre o visível e o invisível: tempos e espaços da arte nas narrativas de professoras da educação infantil
Ouvir histórias e saber contar histórias, é uma arte, que se conser - va no ato mesmo de contar e ouvir, contar e ouvir mais uma vez, e outra vez mais, como diz Benjamin (2010). O desejo de ouvir e (a)colher ... -
Cartografando com a avaliação do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense: uma leitura entre parênteses
A presente tese tem como objetivo pesquisar como se efetivam os processos avaliativos – internos e externos – do/no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e como estes são influenciados pelos sujeitos que atuam ... -
A presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a presença das mulheres negras nos cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), nas unidades do município de Niterói, nos anos de 2012, 2018 e 2019. Como ... -
Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante
Esta dissertação resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e investigou as práticas ... -
A educação de axé e o curso de teologia de umbanda EAD: onde tocam os tambores?
Este trabalho convida à autopercepção, enquanto sujeitos historicamente situados, iniciando-se pela escrita autobiográfica, em forma de memorial. Deste modo, revela o trânsito da pesquisa, as descobertas e o encontro ... -
Escolas perambulantes: professores e estudantes que caminham pelas cidades
Este trabalho tem por objetivo discutir os processos de criação de conhecimentos que se dão nas aulas de história que acontecem nas ruas, praças, museus - entre outros espaços - na cidade do Rio de Janeiro. Busco ampliar ... -
Inclusão em educação e formação de professores: caminhadas e labirintos no (re)inventar das práticas pedagógicas
O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” - e teve por finalidade investigar os desafios que se apresentam aos futuros professores ... -
Entre conversas na hora do recreio e corridas de currículos - tornando-se professoras de História em pré-vestibulares sociais
Este trabalho propõe narrar as conversas entre quatro mulheres acerca dos caminhos que envolvem o tornar-se professora. Em comum, além do mesmo curso de graduação, nós, pois sou uma destas professoras, vivenciamos, em ... -
Arte, infância e práticas pedagógicas na Educação Infantil: narrativas de professoras de Arte
Minha prática como professora de Arte e as diversas inquietações advindas do contato com as crianças pequenas me impuseram a necessidade de ampliar conceitos e práticas envolvidos no trabalho com arte na Educação Infantil, ... -
Nossas histórias não serão apagadas: o ensino de histórias menores
Que currículos são anunciados nos cotidianos das aulas de histórias com turmas do primeiro ao terceiro anos em uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro? Que novas conexões são vividas nos trânsitos entre o passado, ... -
Poéticas negras, formação e prática docente na educação infantil: arte e estética (empre)tecidas
Histórias, bordadas pelas vivências da negritude, re-existem nesta tese, pelos sentidos da memória. Irrompem a partir da poética de mulheres-artistas negras, caracterizada pela beleza descolonizada, vívida e fértil, que ... -
Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias
O que os professores da educação básica fazem para ensinar as geografias? Esta foi a inquietação que guiou a tese. Em meio a tessitura de vozes escolares e escritas autorizadas do dizer acadêmico, almejamos reconhecer e ... -
A relação pedagógica com o estudante autista: o (re)inventar de caminhos possíveis
Esta dissertação surge a partir da complexidade presente no estabelecimento da relação pedagógica com o estudante autista que acaba por reverberar em impasses em seu processo de escolarização. Desta forma, objetivou-se ... -
Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputa
A presente pesquisa intitulada “Corpos, escolas e periferias: sentidos em disputa” está inscrita na linha Estudos do Cotidiano da Educação Popular. A problemática da pesquisa se desenvolve ao refletir acerca de uma ... -
A Fortaleza improvisada: entre resistências, lutas e repressões: importância e atuação do DCE Fernando Santa Cruz nos tempos da Ditadura (1964-1979)
O movimento estudantil teve um importante papel no cenário brasileiro entre 1964 e 1979, pois lutou intensamente contra as arbitrariedades cometidas pela ditadura, no âmbito político, social, econômico e educacional. ... -
Disputas em torno da formação em educação física: as DCN para o Curso de Graduação em Educação Física (2004-2018)
O presente trabalho teve como objetivo analisar as disputas teórico-epistemológicas e políticas em torno da formação dos trabalhadores de Educação Física, sendo o objeto de estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais de ... -
A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismo
Essa dissertação tem como objetivo central estudar e compreender as diversas características que constituem a dramaturgia da ópera contemporânea para crianças, gênero ainda pouco difundido e estudado no Brasil. A fim de ...