FEUFF - Faculdade de Educação
Envíos recientes
-
Educadores e a educação antirracista no ensino remoto emergencial uma abordagem negra em movimento
| Publicado en: 2022- -
O coice da égua: leitura de mundo e signos do território a partir do livro de Valeska Torres
| Publicado en: 2021O objetivo deste ensaio é apresentar o livro de Valeska Torres “O coice da égua” (7letras, 2019) a partir de um jogo interpretativo ligado ao conceito de território. Nesse contexto, proponho reflexões sobre o processo ... -
Programa de aceleração da aprendizagem: uma esperança aos que tiveram ceifados seus direitos e buscam fugir do fracasso escolar
| Publicado en: 2022Esse trabalho tem como objetivo principal analisar o programa de Aceleração da Aprendizagem. Para isso buscou-se compreender a questão do fracasso escolar pontuando a participação do educando, da família, da escola com ... -
Etnomatemática e Decolonialidade : um horizonte para uma educação libertária
| Publicado en: 2022A presente pesquisa monográfica visa discutir, sobre alguns aspectos com ênfase na Etnomatemática por meio da análise bibliográfica como metodologia; trago também um pouco sobre a minha trajetória. E correlaciono a ... -
O Estado educador: considerações sobre a Política Nacional de Educação Museal e a formação integra
| Publicado en: 2022O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a face educadora do Estado na apropriação e uso da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) como iniciativa de fomento à formação integral. Analisamos ... -
As ressonâncias das emoções na literatura infantil
| Publicado en: 2022Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo relacionar os aspectos da antropologia das emoções com a literatura infantil, principalmente em como ressoam as afetividades nas interações entre os ... -
O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
| Publicado en: 2022O presente trabalho monográfico tem por objetivo gerar reflexões a partir da prática docente, destacando a importância de se pensar o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do coensino reconhecido como ... -
Ocupações: como se formam estudantes nos espaços públicos?
| Publicado en: 2022Justifico a escolha do tema de pesquisa ao considerar centrais as aprendizagens decorrentes das ocupações estudantis no Brasil, a partir de 2015/2016, sendo objeto da investigação que realizo nesta monografia. O objetivo ... -
O que/como os estudantes do ensino médio precisam viveraprender na escola?
| Publicado en: 2022O objetivo geral dessa tese de Doutorado foi o de compreender os desejos de aprendizagens escolares de alunos e alunas do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, em permanente relação com vivências ocorridas no ... -
Docência em diálogos formativos: narrativas biográficas e processos identitários de docentes de química do Ensino Médio
| Publicado en: 2022O trabalho estabelece diálogos entre estudos acadêmicos, que buscam refletir sobre formação docente, docência e processos identitários, e as narrativas biográficas de três docentes de Química, egressos do Instituto Federal ... -
Espacialidades dos CIEPs fluminenses: contribuições para a geografia da educação
| Publicado en: 2022Durante os anos de 1980, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, governador e vice- governador do estado do Rio de Janeiro, respectivamente, prometeram realizar uma revolução educacional. Em sua proposta estava a construção de ... -
A mulher e seus espaços formativos no SENAI Tijuca, RJ (1957-1962)
| Publicado en: 2022Analisamos, através desta pesquisa, o papel histórico do ensino profissional propiciado pelo SENAI Tijuca, bem como a inserção da mulher em seus espaços formativos no período de 1957 a 1962. Buscamos também analisar o ... -
A disciplina escolar Educação Moral e Cívica e o projeto educacional hegemônico da Ditadura Empresarial Militar (1964-1985)
| Publicado en: 2021O principal objetivo desta dissertação é demonstrar que a disciplina escolar Educação Moral e Cívica (EMC), criada por meio do decreto lei n◦ 869/69 de 12 de setembro, de forma obrigatória em todos os níveis e modalidades ... -
Educação e disputa por hegemonia no campo: o PRONEMA no Maranhão
| Publicado en: 2021Esta tese é fundamentada no reconhecimento da disputa pela hegemonia dos territórios rurais brasileiros. Neste cenário, foram analisadas as escolarizações em EJA e a formação docente nos projetos Continuidade e Magistério ... -
A Escolarização das Classes Populares
| Publicado en: 2021A escolarização das classes populares constitui um campo de pesquisa bastante denso composto de fatores que abrangem diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, a sociologia, antropologia, psicologia e é claro a ... -
Ponte ou muro? da educação infantil para o ensino fundamental: processos de avaliação e integração das crianças
| Publicado en: 2021Esta monografia tem como objeto de investigação o processo de avaliação das crianças e o movimento de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O desenvolvimento dessa construção foi dividido em três ... -
A BNCC como currículo nacional e o discurso das competências
| Publicado en: 2021Este trabalho monográfico faz uma breve reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, buscando se fazer uma reflexão crítica sobre a organização em torno de competências e habilidades. Sobre ... -
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
| Publicado en: 2021O presente trabalho tem por objetivo entender como as experiências de vida impactam na formação de professores inclusivos. Alicerçada em um projeto de pesquisa e extensão de formação inicial e continuada de professores ... -
A importância da pedagogia social nas instituições de longa permanência para idosos: experiência no Abrigo do Cristo Redentor
| Publicado en: 2021Este trabalho monográfico realiza uma reflexão sobre a importância da Pedagogia Social nas Instituições de Longa Permanência para Idosos. O objetivo é o de contribuir com o avanço das pesquisas que mostram sobre a ... -
Ética hacker: contribuições de colabor[atividade] para o campo educacional
| Publicado en: 2021O presente trabalho visa contribuir para o estudo e a propagação do conceito de Educações hacker, traz as ideias de: colaboração, coletividade e compartilhamento, princípios da ética hacker para pensarmos as relações ...