SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
Formar profissionais da Educação dotados de visão crítica de seu mundo e da realidade que os cerca, preparando-os para atuarem nas habilitações de: Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio, Magistério da Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental, Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Administração Educacional. Fonte: http://uff.br/?q=curso/pedagogia/12690/licenciatura/niteroi
Collections in this community
Recent Submissions
-
Desconstruindo muros: criatividade, natureza e arte na primeira infância
A presente monografia discute a temática: criatividade, natureza e arte na primeira infância, com ênfase em teorias que promovem interações para além dos muros e telas, que promovem experiências ao ar livre, contato ... -
Ocupa IEPIC: disputas, ações e utopias para a educação democrática
O presente trabalho monográfico aborda as ocupações estudantis de 2016 no Estado do Rio de Janeiro, tendo como foco a Ocupação do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) em Niterói, a primeira escola de ... -
A escrita do gênero projeto de pesquisa como processo formativo de professores e professoras da educação básica: leituras dialógicas de um curso de extensão
Este estudo investiga a formação continuada de professoras da educação básica e sua relação intrínseca com os letramentos acadêmicos, focalizando o contexto específico do Curso de Escrita Acadêmica: o Gênero Projeto de ... -
Identidades étnico-raciais e inclusão na universidade
O presente trabalho visa apresentar as questões e as peculiaridades que envolvem a inclusão de pessoas negras com deficiência no ambiente formal de educação. O artigo visa evidenciar a ausência de pessoas negras público-alvo ... -
A importância da brincadeira para a formação social dos sujeitos
Esta monografia tratará de discutir sobre a importância da brincadeira na formação social das pessoas esclarecendo, ao longo da pesquisa, a influência do brincar, na fase infantil da vida, no desenvolvimento de adultos ... -
Perdas e ganhos do ensino remoto e da pandemia na FEUFF durante a reconfiguração do ensino presencial
A presente monografia busca entender e analisar experiências vividas durante o período da pandemia de Covid-19 (2020-2022), e compará-las com a volta do novo normal. Os materiais foram adquiridos através de pesquisas, ... -
O movimento sociocultural Lona na Lua e a cultura de Rio Bonito (RJ): um relato autoetnográfico sobre educação e experiências
Este é um relato autoetnográfico cujo objetivo é documentar experiências pessoais e, ao mesmo tempo, coletivas, dos participantes do projeto sociocultural Lona na Lua, além de resgatar a vivência e resistência cultural ... -
O papel da amorosidade no processo de alfabetização e letramento à luz das concepções de Paulo Freire
O presente trabalho tem como objetivo compreender como as relações afetivas vêm a influenciar no processo de alfabetização e letramento partindo das concepções de Paulo Freire. Tendo em vista os desafios enfrentados pelos ... -
Bebês, educação e cidadania: uma análise crítica a partir do percurso formativo e trajetória de vida
Esta monografia faz uma análise crítica sobre o lugar social do bebê, sua cidadania e educação partindo do percurso formativo dentro do curso de Pedagogia na Universidade Federal Fluminense localizada em Niterói-RJ. O ... -
A educação de jovens e adultos nos Colégios de Aplicação do Brasil
O objetivo central deste trabalho é analisar e problematizar, por meio de pesquisa bibliográfica, os Colégios de Aplicação (CAPs) que ousaram iniciar a atuação com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os CAPs, desde sua ... -
A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional
A análise da perspectiva tomista acerca da educação é instrumento para refletirmos sobre os entraves neoliberais, que inviabilizam a emancipação dos estudantes. Com a incorporação de métodos mecanicistas e mercadológicos, ... -
Para uma intersecção entre robótica educacional e educação especial na perspectiva inclusiva nas escolas públicas do município de Niterói (2018-2020)
Este trabalho apresenta a intersecção entre a robótica educacional e a educação especial na perspectiva inclusiva realizada nas escolas públicas do Município de Niterói. O trabalho ocorreu entre agosto de 2018 e março ... -
Mecanismos e políticas de exclusão da classe trabalhadora à educação formal: reflexões sobre o impacto do neoliberalismo na educação de jovens e adultos
Esta monografia tem como objetivo analisar os impactos das políticas neoliberais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. A pesquisa de cunho bibliográfico foi realizada por meio da análise de documentos, pesquisas ... -
Território favela e experiências de vida: família, escola, trabalho e universidade
Este trabalho analisa a produção cultural e social em territórios favelados, a partir da narrativa de vida de uma estudante do curso de pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Propõe-se a formação do professor ... -
Políticas de Alfabetização implementadas pelo Centro de Referência Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII) no Período da Pandemia da Covid-19 (2020-2021)
O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas de alfabetização engendradas pelo Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII) no período da pandemia da COVID-19. A pesquisa ... -
Metodologias inovadoras na educação pública e comunitária: dilemas e possibilidades
Tendo em vista que muitos professores e profissionais da educação desejam trabalhar com métodos que rompem com o modelo tradicional de ensino, esta pesquisa tem o objetivo de descobrir e evidenciar o que é fundamental ... -
Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação
O trabalho discute como a Teoria do Capital Humano (TCH) tem influenciado a elaboração das Políticas Públicas em Educação no Brasil, em especial na contrarreforma do Ensino Médio, implementada pela Lei 13.415/2017, e ... -
A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras
No decorrer do Curso de Graduação em Pedagogia, foi notório não ser possível dissociar ser negra da profissão docente. Meu ponto de partida foi a minha inserção em projetos de extensão enquanto graduanda negra, assim ... -
Crianças, espaços e desenho: o papel docente na ampliação de experiências artísticas na educação infantil
O estudo desenvolvido teve por objetivo discutir o lugar do desenho, e da arte de um modo geral, na educação infantil e o papel docente no seu desenvolvimento. Partindo das memórias de infância da autora, que trazem ... -
A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo
O presente estudo monográfico resulta de uma pesquisa sobre a minha própria atuação e prática educativa em um Projeto Educacional Social, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, localizado ...