SGP - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Niterói
Formar profissionais da Educação dotados de visão crítica de seu mundo e da realidade que os cerca, preparando-os para atuarem nas habilitações de: Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio, Magistério da Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental, Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Administração Educacional. Fonte: http://uff.br/?q=curso/pedagogia/12690/licenciatura/niteroi
Collections in this community
Recent Submissions
-
Escrevivências de si. a narrativa autoral como ferramenta pedagógica
| Posted on: 2022O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, abordar temáticas atuais e relevantes ao cenário social, ao qual estamos inseridos. As temáticas relacionadas ao campo de pesquisa de gênero e sexualidade são ... -
Condições favorecedoras para relações afetuosas na Educação Infantil
| Posted on: 2022Este trabalho de conclusão de curso visou compreender quais são as condições favorecedoras para relações afetuosas na Educação Infantil, entendendo quem é o professor afetuoso e o que o torna um professor afetuoso, capaz ... -
Escola pública e educação inclusiva em tempos de pandemia da covid-19: possibilidades e desafios no ensino remoto
| Posted on: 2022Esta monografia tem como questão central o estudo das ações pedagógicas que preconizaram a educação inclusiva no contexto de pandemia da Covid-19, no ensino remoto adotado pela escola pública. Apresenta como objetivo ... -
Formação docente: narrativas e cultura profissional
| Posted on: 2022O presente trabalho tem por objetivo analisar as condições de existência e de formação das professoras normalistas, no âmbito formativo e político. Através da análise das políticas, processos identitários e observando a ... -
O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro
| Posted on: 2022O presente trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o direito à educação no Brasil contemporâneo. Este trabalho tem como objetivo analisar o Exame Nacional para Certificação ... -
Bullying e as práticas docentes: a saída para educar para a paz
| Posted on: 2022O fenômeno bullying sempre esteve presente dentro do ambiente escolar. Por séculos, suas práticas foram consideradas como “brincadeiras entre crianças” ou num termo mais popular “uma zoeira”, sem levar em conta suas ... -
As subjetividades das jovens negras na escola: uma perspectiva crítica
| Posted on: 2022O presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre as especificidades das jovens negras no âmbito escolar. Através da análise de diversos contextos, que refletem o racismo na sociedade contemporânea, pode-se compreender ... -
O coice da égua: leitura de mundo e signos do território a partir do livro de Valeska Torres
| Posted on: 2021O objetivo deste ensaio é apresentar o livro de Valeska Torres “O coice da égua” (7letras, 2019) a partir de um jogo interpretativo ligado ao conceito de território. Nesse contexto, proponho reflexões sobre o processo ... -
Programa de aceleração da aprendizagem: uma esperança aos que tiveram ceifados seus direitos e buscam fugir do fracasso escolar
| Posted on: 2022Esse trabalho tem como objetivo principal analisar o programa de Aceleração da Aprendizagem. Para isso buscou-se compreender a questão do fracasso escolar pontuando a participação do educando, da família, da escola com ... -
Etnomatemática e Decolonialidade : um horizonte para uma educação libertária
| Posted on: 2022A presente pesquisa monográfica visa discutir, sobre alguns aspectos com ênfase na Etnomatemática por meio da análise bibliográfica como metodologia; trago também um pouco sobre a minha trajetória. E correlaciono a ... -
O Estado educador: considerações sobre a Política Nacional de Educação Museal e a formação integra
| Posted on: 2022O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a face educadora do Estado na apropriação e uso da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) como iniciativa de fomento à formação integral. Analisamos ... -
As ressonâncias das emoções na literatura infantil
| Posted on: 2022Este trabalho de conclusão de curso da Pedagogia tem como objetivo relacionar os aspectos da antropologia das emoções com a literatura infantil, principalmente em como ressoam as afetividades nas interações entre os ... -
O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
| Posted on: 2022O presente trabalho monográfico tem por objetivo gerar reflexões a partir da prática docente, destacando a importância de se pensar o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do coensino reconhecido como ... -
Ocupações: como se formam estudantes nos espaços públicos?
| Posted on: 2022Justifico a escolha do tema de pesquisa ao considerar centrais as aprendizagens decorrentes das ocupações estudantis no Brasil, a partir de 2015/2016, sendo objeto da investigação que realizo nesta monografia. O objetivo ... -
A Escolarização das Classes Populares
| Posted on: 2021A escolarização das classes populares constitui um campo de pesquisa bastante denso composto de fatores que abrangem diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, a sociologia, antropologia, psicologia e é claro a ... -
Ponte ou muro? da educação infantil para o ensino fundamental: processos de avaliação e integração das crianças
| Posted on: 2021Esta monografia tem como objeto de investigação o processo de avaliação das crianças e o movimento de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O desenvolvimento dessa construção foi dividido em três ... -
A BNCC como currículo nacional e o discurso das competências
| Posted on: 2021Este trabalho monográfico faz uma breve reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, buscando se fazer uma reflexão crítica sobre a organização em torno de competências e habilidades. Sobre ... -
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
| Posted on: 2021O presente trabalho tem por objetivo entender como as experiências de vida impactam na formação de professores inclusivos. Alicerçada em um projeto de pesquisa e extensão de formação inicial e continuada de professores ... -
A importância da pedagogia social nas instituições de longa permanência para idosos: experiência no Abrigo do Cristo Redentor
| Posted on: 2021Este trabalho monográfico realiza uma reflexão sobre a importância da Pedagogia Social nas Instituições de Longa Permanência para Idosos. O objetivo é o de contribuir com o avanço das pesquisas que mostram sobre a ...