Browsing SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Title
Now showing items 11-30 of 96
-
A BNCC como currículo nacional e o discurso das competências
| Posted on: 2021Este trabalho monográfico faz uma breve reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, buscando se fazer uma reflexão crítica sobre a organização em torno de competências e habilidades. Sobre ... -
Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
| Posted on: 2019O presente trabalho monográfico tem por objetivo explicitar a importância da brincadeira e da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo e social da criança pequena, no contexto da educação infantil à luz de alguns ... -
O brincar dos bebês - documentando o miúdo
| Posted on: 2021O presente trabalho investiga o miúdo para compreender como, com quem e do que brincam os bebês. Considerando-os como sujeitos ativos e potentes, no encontro com eles e a partir de um lugar de observação interessada, o ... -
Bullying e as práticas docentes: a saída para educar para a paz
| Posted on: 2022O fenômeno bullying sempre esteve presente dentro do ambiente escolar. Por séculos, suas práticas foram consideradas como “brincadeiras entre crianças” ou num termo mais popular “uma zoeira”, sem levar em conta suas ... -
O coice da égua: leitura de mundo e signos do território a partir do livro de Valeska Torres
| Posted on: 2021O objetivo deste ensaio é apresentar o livro de Valeska Torres “O coice da égua” (7letras, 2019) a partir de um jogo interpretativo ligado ao conceito de território. Nesse contexto, proponho reflexões sobre o processo ... -
Condições favorecedoras para relações afetuosas na Educação Infantil
| Posted on: 2022Este trabalho de conclusão de curso visou compreender quais são as condições favorecedoras para relações afetuosas na Educação Infantil, entendendo quem é o professor afetuoso e o que o torna um professor afetuoso, capaz ... -
A construção da educação inclusiva: as relações político-pedagógicas do município de Maricá
| Posted on: 2019Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a construção da educação inclusiva no município de Maricá lançando um olhar sobre as relações político – pedagógicas. A educação inclusiva é um dos maiores desafios da atual ... -
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
| Posted on: 2021Este trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular. O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de ... -
Os contrapontos entre a pedagogia tradicional do movimento Escola Sem Partido e a pedagogia progressista de Paulo Freire
| Posted on: 2019Muitas discussões cercam o campo educacional nos dias atuais. Propostas de reformulação na legislação educacional, nos currículos e na prática docente, fazem parte dessas discussões. A criação e a expansão das ideias do ... -
Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática
| Posted on: 2021Esta monografia teve por objetivo discutir aspectos do feminismo marxista antirracista como possibilidade de um trabalho emancipador e democrático para e na educação infantil. A construção do trabalho se constituiu a partir ... -
Contribuições do componente curricular “atividades culturais” na formação dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense
| Posted on: 2021Esta monografia busca refletir sobre os conceitos de “experiência” e "formação cultural” na formação inicial de professores, através do componente curricular “Atividades Culturais” especificamente no curso de Pedagogia ... -
O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''
| Posted on: 2021O objetivo principal deste estudo é investigar a intenção dos ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando para Vencer” com a licenciatura, de modo a questionar as relações subjetivas e as possibilidades causadas pelo ... -
Da feira para a UFF: marcas impressas na narrativa da minha trajetória de vida/escola: um relato autobiográfico
| Posted on: 2019O presente trabalho apresenta a narrativa da minha trajetória de vida\escola. Em forma de relato autobiográfico, revisito os caminhos percorridos desde a minha infância em Campina Grande, no interior da Paraíba, entre os ... -
Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar
| Posted on: 2020Este trabalho tem como objetivo discutir sobre o acesso e a permanência dos estudantes na etapa educacional do ensino médio. Tal discussão baseia-se principalmente no contexto histórico e filosófico da construção da escola ... -
Desafios pedagógicos encontrados na passagem do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: alguns olhares e narrativas da escola
| Posted on: 2019Este trabalho apresenta uma reflexão acerca de como ocorre a transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, assim como se dá a estrutura organizacional e institucional dessa passagem no contexto escolar de uma ... -
Os desdobramentos do projeto “a hora da virada” no desenvolvimento dos alunos de uma escola municipal em São Gonçalo: sinônimo de sucesso ou de legitimação do fracasso escolar?
| Posted on: 2019O presente trabalho monográfico faz uma análise sobre os desdobramentos da aplicação do projeto “A hora da virada”, em uma escola pública do município de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é contribuir ... -
Do fracasso escolar à distorção idade-série: o grande problema das séries iniciais
| Posted on: 2019O presente trabalho busca uma reflexão sobre as causas que provocam o efeito de distorção escolar idade-série, e a exposição desse efeito na educação brasileira. Com o objetivo de colaborar com uma melhor qualidade de ... -
Do picadeiro ao tablado: o que tem o circo a ensinar à escola
| Posted on: 2021Este trabalho monográfico, pré-requisito para a obtenção do grau de licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - campus Niterói, busca traçar um paralelo entre as práticas escolares e as práticas circenses ... -
Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativas
| Posted on: 2021A pandemia da covid-19 acelerou o debate sobre o uso das tecnologias atuais no processo educacional. Através do ensino remoto emergencial, foi constado a dificuldade dos professores e alunos na utilização das Tecnologias ... -
A educação de jovens e adultos e a escola do/no campo: aproximações com a EJA no município de Silva Jardim/RJ
| Posted on: 2021Este trabalho monográfico aborda o entrecruzamento de duas temáticas: a Educação de Jovens e Adultos e a escola do/no campo. Mais especificamente, o trabalho ora apresentado tem como objetivo identificar e analisar como ...