Browsing SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Title
Now showing items 35-54 of 96
-
A Escolarização das Classes Populares
| Posted on: 2021A escolarização das classes populares constitui um campo de pesquisa bastante denso composto de fatores que abrangem diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, a sociologia, antropologia, psicologia e é claro a ... -
A escolarização precoce na educação infantil
| Posted on: 2019Esta pesquisa objetivou estudar e questionar a antecipação dos processos de leitura e escrita na educação infantil, em vista que, esta é uma questão atual que todos nós profissionais da educação devemos analisar, levando ... -
Escrevivendo a liberdade: literatura, escrita criativa e adolescentes privadas de liberdade
| Posted on: 2019Este trabalho monográfico foi feito a partir das experiências de uma graduanda em um trabalho de literatura e escrita criativa com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa dentro de uma unidade feminina de ... -
Escrevivências de si. a narrativa autoral como ferramenta pedagógica
| Posted on: 2022O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, abordar temáticas atuais e relevantes ao cenário social, ao qual estamos inseridos. As temáticas relacionadas ao campo de pesquisa de gênero e sexualidade são ... -
O Estado educador: considerações sobre a Política Nacional de Educação Museal e a formação integra
| Posted on: 2022O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a face educadora do Estado na apropriação e uso da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) como iniciativa de fomento à formação integral. Analisamos ... -
O estado novo e a formação profissional na fábrica: alianças e conflitos entre público e privado (1937-1940)
| Posted on: 2020Esta monografia tem como tema a emergência da indústria brasileira na formação técnica do trabalhador nacional na fábrica. O recorte temporal compreende o período de 1937 a 1940, denominado de Estado Novo. Nesta conjuntura ... -
Etnomatemática e Decolonialidade : um horizonte para uma educação libertária
| Posted on: 2022A presente pesquisa monográfica visa discutir, sobre alguns aspectos com ênfase na Etnomatemática por meio da análise bibliográfica como metodologia; trago também um pouco sobre a minha trajetória. E correlaciono a ... -
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) no Brasil: a promoção da avaliação na perspectiva de mercado para jovens e adultos da classe trabalhadora
| Posted on: 2019Este trabalho tem como objetivo analisar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Busca compreender a atuação, o alcance e o sentido político desse exame nacional no atual cenário ... -
O exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja): uma análise no estado do Rio de Janeiro
| Posted on: 2022O presente trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o direito à educação no Brasil contemporâneo. Este trabalho tem como objetivo analisar o Exame Nacional para Certificação ... -
A expansão do ensino superior pelo viés privado no Brasil nos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff (2003-2014)
| Posted on: 2019A presente monografia aborda as políticas adotadas em torno da expansão do ensino superior, considerando a grande expansão do setor privado de ensino no Brasil durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) ... -
Experiências estéticas na trajetória de uma professora em formação
| Posted on: 2021Este trabalho traz reflexões a partir de narrativas formativas em minha trajetória, percorrida ao longo da graduação, no curso de Pedagogia, e dos encontros com a perspectiva de Educação Estética. Dialogando com a curadoria ... -
Experiências expressivas com alunos da classe popular: um diálogo desafiador com a tecnologia social
| Posted on: 2019Este estudo apresenta algumas experiências expressivas desenvolvidas com alunos da classe popular. Busca-se compreender como o diálogo entre arte e educação pode contribuir para a expressão de pensamentos e emoções e de ... -
Ética hacker: contribuições de colabor[atividade] para o campo educacional
| Posted on: 2021O presente trabalho visa contribuir para o estudo e a propagação do conceito de educações hacker, traz as ideias de: colaboração, coletividade e compartilhamento, princípios da ética hacker para pensarmos as relações humanas ... -
Ética hacker: contribuições de colabor[atividade] para o campo educacional
| Posted on: 2021O presente trabalho visa contribuir para o estudo e a propagação do conceito de Educações hacker, traz as ideias de: colaboração, coletividade e compartilhamento, princípios da ética hacker para pensarmos as relações ... -
Fios alinhavados entre ensino, pesquisa e extensão: uma trama tecida com e entre bebês
| Posted on: 2020A intenção do trabalho é refletir com o leitor sobre a experiência de formação inicial em Pedagogia alinhavada entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Para costurar o que se constituiu como processo de formação, teço uma ... -
A formação de professores na perspectiva da pedagogia social: olhares discentes em formação
| Posted on: 2019Objetiva-se no percurso deste trabalho enfatizar, analisar e contextualizar a pedagogia social no contexto de formação docente, no sentido das falas discentes e também no sentido pessoal, no decorrer dessa formação na ... -
Formação de professores para a EJA: uma análise a partir de artigos científicos publicados na plataforma CAPES
| Posted on: 2019Esta monografia, a partir de um trabalho de levantamento bibliográfico, identificou e analisou as discussões sobre a formação de professores para atuação na Educação de Jovens e Adultos. O campo empírico delimitado foi a ... -
Formação docente: narrativas e cultura profissional
| Posted on: 2022O presente trabalho tem por objetivo analisar as condições de existência e de formação das professoras normalistas, no âmbito formativo e político. Através da análise das políticas, processos identitários e observando a ... -
A formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da UFF-Niterói
| Posted on: 2020A formação inicial de professores da educação básica, para a atuação com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Niterói, ... -
Formação inicial e continuada de professores na perspectiva do coensino: tecendo e costurando saberes
| Posted on: 2021O presente trabalho tem por objetivo entender como as experiências de vida impactam na formação de professores inclusivos. Alicerçada em um projeto de pesquisa e extensão de formação inicial e continuada de professores ...