Browsing SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Title
Now showing items 1-20 of 89
-
O afeto na educação infantil: "a importância da formação do ser mais"
| Posted on: 2019Esta monografia tem a finalidade de apresentar as minhas considerações vivenciadas num ambiente pedagógico de uma escola de educação infantil. Entende-se como um ambiente pedagógico as mediações entre os sujeitos compostos ... -
Alfabetização e letramento: dialogando sobre as interações docentes-discentes dos anos iniciais de uma escola federal
| Posted on: 2019O tema desse estudo é o processo de letramento, ao longo da alfabetização, promovido nas interações entre docentes e discentes dos anos iniciais de uma escola pública. O objetivo deste trabalho monográfico é o de investigar, ... -
Alfabetização, letramento e educação infantil: uma análise sobre teorias e práticas pedagógicas
| Posted on: 2021Essa monografia teve como objetivo estudar o tema de alfabetização e letramento e sua relação com a educação infantil buscando realizar uma análise sobre teorias e práticas pedagógicas. Buscou, através dos estudos realizados, ... -
Algumas considerações acerca do ensino domiciliar e a luta de classes no Brasil atual
| Posted on: 2020Em se tratando das discussões acerca do ensino domiciliar, há uma diversidade de opiniões acerca do tema. Neste trabalho o aspecto a ser abordado se configura de modo que não cabe aqui esgotarmos a análise de modo estrita ... -
Arte para lutar, teatro popular: teatro do oprimido e educação popular na Escola de Teatro Popular do Rio de Janeiro
| Posted on: 2021O Teatro do oprimido e a Educação popular buscam incentivar a reflexão crítica sobre a realidade e pretendem ser ferramentas na transformação social e na superação das opressões. Nesta pesquisa, analisamos as experiências ... -
O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
| Posted on: 2022O presente trabalho monográfico tem por objetivo gerar reflexões a partir da prática docente, destacando a importância de se pensar o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do coensino reconhecido como ... -
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
| Posted on: 2019O presente trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva, sobre a educação inclusiva do município de Maricá, em especial, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lócus da pesquisa. A pesquisa buscou compreender ... -
A atuação da Universidade Federal Fluminense diante da prevenção e atenção à saúde mental dos estudantes
| Posted on: 2020O presente trabalho monográfico objetiva estimular a reflexão a respeito da saúde mental, a qualidade de vida dos estudantes universitários e o que as universidades têm feito a respeito disso. A metodologia utilizada foi ... -
A atuação de professorxs no processo de construção das identidades sexuais e de gêneros durante a infância
| Posted on: 2021Ao longo dos anos, com a modernização das tecnologias e a globalização, milhares de estudos ao redor do mundo indicaram não ser mais suficiente uma mera explicação biológica para que houvesse um diagnóstico acerca do ... -
O autismo pela ótica da diferença: respeito às singularidades nos processos de construção do conhecimento
| Posted on: 2019Este trabalho analisa a história da educação no Brasil - abarcando a modalidade de educação especial -, conceitua o autismo e explora - com base nas políticas públicas - a perspectiva de inclusão. O objetivo é realizar ... -
A BNCC como currículo nacional e o discurso das competências
| Posted on: 2021Este trabalho monográfico faz uma breve reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, buscando se fazer uma reflexão crítica sobre a organização em torno de competências e habilidades. Sobre ... -
Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
| Posted on: 2019O presente trabalho monográfico tem por objetivo explicitar a importância da brincadeira e da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo e social da criança pequena, no contexto da educação infantil à luz de alguns ... -
O brincar dos bebês - documentando o miúdo
| Posted on: 2021O presente trabalho investiga o miúdo para compreender como, com quem e do que brincam os bebês. Considerando-os como sujeitos ativos e potentes, no encontro com eles e a partir de um lugar de observação interessada, o ... -
O coice da égua: leitura de mundo e signos do território a partir do livro de Valeska Torres
| Posted on: 2021O objetivo deste ensaio é apresentar o livro de Valeska Torres “O coice da égua” (7letras, 2019) a partir de um jogo interpretativo ligado ao conceito de território. Nesse contexto, proponho reflexões sobre o processo ... -
A construção da educação inclusiva: as relações político-pedagógicas do município de Maricá
| Posted on: 2019Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a construção da educação inclusiva no município de Maricá lançando um olhar sobre as relações político – pedagógicas. A educação inclusiva é um dos maiores desafios da atual ... -
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
| Posted on: 2021Este trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular. O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de ... -
Os contrapontos entre a pedagogia tradicional do movimento Escola Sem Partido e a pedagogia progressista de Paulo Freire
| Posted on: 2019Muitas discussões cercam o campo educacional nos dias atuais. Propostas de reformulação na legislação educacional, nos currículos e na prática docente, fazem parte dessas discussões. A criação e a expansão das ideias do ... -
Contribuições da teoria feminista para o trabalho na educação infantil: possibilidades para uma educação emancipadora e democrática
| Posted on: 2021Esta monografia teve por objetivo discutir aspectos do feminismo marxista antirracista como possibilidade de um trabalho emancipador e democrático para e na educação infantil. A construção do trabalho se constituiu a partir ... -
Contribuições do componente curricular “atividades culturais” na formação dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense
| Posted on: 2021Esta monografia busca refletir sobre os conceitos de “experiência” e "formação cultural” na formação inicial de professores, através do componente curricular “Atividades Culturais” especificamente no curso de Pedagogia ... -
O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''
| Posted on: 2021O objetivo principal deste estudo é investigar a intenção dos ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando para Vencer” com a licenciatura, de modo a questionar as relações subjetivas e as possibilidades causadas pelo ...