Browsing SGP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói by Title
Now showing items 1-20 of 112
-
O afeto na educação infantil: "a importância da formação do ser mais"
| Posted on: 2019Esta monografia tem a finalidade de apresentar as minhas considerações vivenciadas num ambiente pedagógico de uma escola de educação infantil. Entende-se como um ambiente pedagógico as mediações entre os sujeitos compostos ... -
Alfabetização e letramento: dialogando sobre as interações docentes-discentes dos anos iniciais de uma escola federal
| Posted on: 2019O tema desse estudo é o processo de letramento, ao longo da alfabetização, promovido nas interações entre docentes e discentes dos anos iniciais de uma escola pública. O objetivo deste trabalho monográfico é o de investigar, ... -
Alfabetização, letramento e educação infantil: uma análise sobre teorias e práticas pedagógicas
| Posted on: 2021Essa monografia teve como objetivo estudar o tema de alfabetização e letramento e sua relação com a educação infantil buscando realizar uma análise sobre teorias e práticas pedagógicas. Buscou, através dos estudos realizados, ... -
Algumas considerações acerca do ensino domiciliar e a luta de classes no Brasil atual
| Posted on: 2020Em se tratando das discussões acerca do ensino domiciliar, há uma diversidade de opiniões acerca do tema. Neste trabalho o aspecto a ser abordado se configura de modo que não cabe aqui esgotarmos a análise de modo estrita ... -
Arte para lutar, teatro popular: teatro do oprimido e educação popular na Escola de Teatro Popular do Rio de Janeiro
| Posted on: 2021O Teatro do oprimido e a Educação popular buscam incentivar a reflexão crítica sobre a realidade e pretendem ser ferramentas na transformação social e na superação das opressões. Nesta pesquisa, analisamos as experiências ... -
O atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva: o coensino na articulação com o planejamento escolar fortalecendo o diálogo família-escola
| Posted on: 2022O presente trabalho monográfico tem por objetivo gerar reflexões a partir da prática docente, destacando a importância de se pensar o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva do coensino reconhecido como ... -
Atendimento educacional especializado: experiências de inclusão em uma escola municipal de Maricá (RJ)
| Posted on: 2019O presente trabalho apresenta uma análise teórico-reflexiva, sobre a educação inclusiva do município de Maricá, em especial, da Escola Municipal Marisa Letícia Lula da Silva, lócus da pesquisa. A pesquisa buscou compreender ... -
A atuação da Universidade Federal Fluminense diante da prevenção e atenção à saúde mental dos estudantes
| Posted on: 2020O presente trabalho monográfico objetiva estimular a reflexão a respeito da saúde mental, a qualidade de vida dos estudantes universitários e o que as universidades têm feito a respeito disso. A metodologia utilizada foi ... -
A atuação de professorxs no processo de construção das identidades sexuais e de gêneros durante a infância
| Posted on: 2021Ao longo dos anos, com a modernização das tecnologias e a globalização, milhares de estudos ao redor do mundo indicaram não ser mais suficiente uma mera explicação biológica para que houvesse um diagnóstico acerca do ... -
O autismo pela ótica da diferença: respeito às singularidades nos processos de construção do conhecimento
| Posted on: 2019Este trabalho analisa a história da educação no Brasil - abarcando a modalidade de educação especial -, conceitua o autismo e explora - com base nas políticas públicas - a perspectiva de inclusão. O objetivo é realizar ... -
A BNCC como currículo nacional e o discurso das competências
| Posted on: 2021Este trabalho monográfico faz uma breve reflexão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, buscando se fazer uma reflexão crítica sobre a organização em torno de competências e habilidades. Sobre ... -
Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
| Posted on: 2019O presente trabalho monográfico tem por objetivo explicitar a importância da brincadeira e da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo e social da criança pequena, no contexto da educação infantil à luz de alguns ... -
A brincadeira no cotidiano da educação infantil: um diálogo com registros de campo na creche UFF
A presente monografia busca, através do diálogo com registros de campo, compreender as potencialidades encontradas no brincar e nas brincadeiras dentro do cotidiano da Educação Infantil. Sabendo das conquistas apresentadas ... -
O brincar dos bebês - documentando o miúdo
| Posted on: 2021O presente trabalho investiga o miúdo para compreender como, com quem e do que brincam os bebês. Considerando-os como sujeitos ativos e potentes, no encontro com eles e a partir de um lugar de observação interessada, o ... -
Bullying e as práticas docentes: a saída para educar para a paz
| Posted on: 2022O fenômeno bullying sempre esteve presente dentro do ambiente escolar. Por séculos, suas práticas foram consideradas como “brincadeiras entre crianças” ou num termo mais popular “uma zoeira”, sem levar em conta suas ... -
O coice da égua: leitura de mundo e signos do território a partir do livro de Valeska Torres
| Posted on: 2021O objetivo deste ensaio é apresentar o livro de Valeska Torres “O coice da égua” (7letras, 2019) a partir de um jogo interpretativo ligado ao conceito de território. Nesse contexto, proponho reflexões sobre o processo ... -
Condições favorecedoras para relações afetuosas na Educação Infantil
| Posted on: 2022Este trabalho de conclusão de curso visou compreender quais são as condições favorecedoras para relações afetuosas na Educação Infantil, entendendo quem é o professor afetuoso e o que o torna um professor afetuoso, capaz ... -
A construção da educação inclusiva: as relações político-pedagógicas do município de Maricá
| Posted on: 2019Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a construção da educação inclusiva no município de Maricá lançando um olhar sobre as relações político – pedagógicas. A educação inclusiva é um dos maiores desafios da atual ... -
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
| Posted on: 2021Este trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular. O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de ... -
A Contação de histórias como recurso potencializador no processo de alfabetização
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a contação de histórias enquanto recurso didático-pedagógico capaz de contribuir positivamente na consolidação de um processo de alfabetização discursiva, que busque ampliar ...