Browsing CSO - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura - Niterói by Issue Date
Now showing items 21-40 of 167
-
Uma leitura de qualidade para todos: edição de um livro falado para deficientes visuais
| Posted on: 2015Esta pesquisa exploratória investiga o tema da elaboração de livros falados. Primeiramente, revisou a literatura sobre educação especial, contrapondo, historicamente, os paradigmas da Integração e Inclusão para demonstrar, ... -
O aproveitamento dos recursos da educação pelos alunos do curso de Ciências Sociais da UFF / Campus Gragoatá
| Posted on: 2015O presente artigo tem por objetivo analisar como tem ocorrido o aproveitamento dos bens e serviços acadêmicos colocados à disposição do corpo discente do Curso de Ciências Sociais. Em síntese, a aplicação dos questionários ... -
Uma perspectiva de educação inclusiva e sociabilidade através do ensino da gastronomia
| Posted on: 2016O objetivo deste trabalho é estudar a inclusão e a sociabilidade dos jovens com necessidades especiais através do Instituto Chefs Especiais de gastronomia. Nossa análise será permeada inicialmente pela analise da educação ... -
O professor de Sociologia e a educação inclusiva: formação e atuação no ensino médio
| Posted on: 2016Este artigo tem como objetivo discutir a importância de uma formação qualificada preparatória dos professores de Sociologia para atuarem no contexto da diversidade na Educação Básica. A Constituição Federal garante as ... -
Disputas e significados dos espaços escolares: a experiência de ocupação dos estudantes secundaristas do IEPIC
| Posted on: 2016O presente trabalho traz alguns relatos etnográficos sobre a ocupação dos estudantes secundaristas do Instituto de Ensino Professor Ismael Coutinho, escola básica de Niterói, refletindo sobre a ação dos estudantes no ... -
O processo de modernização na região de Visconde de Mauá e seu impacto na identidade do Colégio Estadual Antônio Quirino
| Posted on: 2016O presente estudo busca discutir o processo de modernização na região de Visconde de Mauá e seu impacto na identidade do Colégio Estadual Antônio Quirino (CEAQ) já que a escola sustenta-se à luz de tempos distintos: um ... -
O Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila de “escola modelo” do PAC à escola ocupada: contradições, lutas e possibilidades de uma nova gestão do espaço escolar a partir do movimento dos estudantes
| Posted on: 2016O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre os jovens e a escola a partir da análise do caso do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila através de dados obtidos durante o estágio supervisionado da ... -
A diversificação didática e o bem-estar na escola
| Posted on: 2016O presente trabalho objetivou estudar e analisar o bem-estar na escola para elucidar como a diversificação didática pode contribuir para o bem-estar do aluno. Encaramos essa diversificação didática como uma estratégia para ... -
Discursos e práticas pedagógicas no curso de Ciências Sociais na perspectiva dos estudantes
| Posted on: 2016A partir de inquietações que acompanharam minha trajetória estudantil no ensino superior, busquei investigar criticamente as relações que se estabelecem entre as teorias tidas como ideais e as práticas docente no Curso de ... -
A transmissão do pensamento religioso na escola São Judas Tadeu
| Posted on: 2016A partir da ideia de Jack Goody (1986) que a escola é uma instituição importante e propícia para a evangelização e propagação da moral religiosa, esta monografia tem como objetivo analisar a transmissão do pensamento ... -
Experiência, linguagem, pesquisa e prática de ensino em ciências sociais: a vida ainda "treme"?
| Posted on: 2016Educação, experiência, linguagem e leitura são os temas de Jorge Larrosa abordados nesse trabalho. Quando o autor pensa em educação, pensa em ler, em escrever, em pensar, em conversar de forma aberta e sincera, como o ... -
A importância do PIBID no processo de formação do professor de Sociologia: um estudo de caso
| Posted on: 2016Essa pesquisa qualitativa tem como proposta relatar, através de um estudo de caso descritivo, o processo de formação de um professor de Sociologia da escola básica durante sua trajetória acadêmica, onde fez parte durante ... -
O professor e a arte de ensinar
| Posted on: 2016Este artigo tem a intenção de levar a uma reflexão sobre a subjetividade do educador em suas práticas educativas, em como este ator confere sentido a sua trajetória como educador. Para tanto, ele desenvolve-se a partir ... -
Reflexões sobre metodologias de ensino da sociologia na ETEHL: percepções sobre temas e estratégias no âmbito do PIBID
| Posted on: 2016Essa trabalho pretende refletir sobre e problematizar as seguintes questões: Como o PIBID enquanto um espaço de inovação de metodologias estimula na ETEHL o processo de aprendizagem dos conteúdos da Sociologia? Que temas ... -
O movimento Escola sem Partido: ideologias e propostas políticas
| Posted on: 2016Desde 2014 um movimento de corte conservador vem ganhando destaque na cena política brasileira, especialmente nos debates relativos a políticas públicas para a Educação. O Escola sem Partido vem se construindo e se expandindo ... -
Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia
| Posted on: 2016O objetivo deste trabalho é demonstrara importância da aplicação dos jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia. Ao se considerar a disciplina sociologia, que passou por intermitências ao longo ... -
Estabelecimento penitenciário e carcerário em Colômbia: experiências prisionais em uma abordagem etnográfica
| Posted on: 2016Esta monografia é fruto de meu estágio nas penitenciárias na cidade de Cali, em Colômbia, no período de setembro de 2014 a dezembro de 2015. Período este que foi possível visitar quatro unidades prisionais, onde foi ... -
Trajetórias de vida e narrativas dos educandos da Educação de Jovens e Adultos: a importância da experiência no processo de formação inicial docente em Ciências Sociais.
| Posted on: 2016O tema escolhido para a presente monografia é fruto das minhas experiências durante o processo de formação inicial na licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, em duas escolas estaduais – C. E. ... -
Oficinas de vídeo entre povos Guarani: contribuições de uma antropologia compartilhada para a disciplina de Sociologia do ensino médio
| Posted on: 2016Este que se dá é um trabalho de conclusão de curso para a licenciatura em Sociologia. Apesar de ter cumprido a carga horária de estágios de Prática e Pesquisa de Ensino em Ciências Sociais, em diferentes colégios estaduais ... -
Educação não formal x educação formal: tentativa de compreender os espaços educativos
| Posted on: 2016Este trabalho consiste em uma análise das relações entre educação formal e não formal, trazendo como objeto de estudo uma escola da rede estadual e uma ONG, ambas, envolvidas com a educação. Tendo em vista que os espaços ...