Browsing CSO - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura - Niterói by Issue Date
Now showing items 1-20 of 167
-
Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down
| Posted on: 2014Este artigo monográfico discute a inclusão dos portadores de Síndrome de Down a partir das potencialidades da estimulação precoce, tendo duas indagações principais: Qual é o significado de um programa de estimulação precoce ... -
"O espelho do eu": Autorretrato como método de pesquisa entre estudantes do ensino médio
| Posted on: 2015Este trabalho apresenta o autorretrato como método pedagógico utilizado no espaço escolar com intenção de estreitar os laços entre professor e estudante, elucidando as práticas cotidianas escolares articuladas às suas ... -
A afetividade no contexto escolar
| Posted on: 2015A análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da ... -
Intérprete educacional: seu papel como mediador do conhecimento para o aprendizado do aluno surdo
| Posted on: 2015As políticas públicas de inclusão possuem, entre alguns de seus objetivos, permitir as pessoas com deficiência o acesso ao ensino regular com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino. ... -
A escola na construção de memórias do povo das favelas: as consequências pedagógicas da pacificação na cidade do Rio de Janeiro
| Posted on: 2015Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro vem passando por muitas transformações com o objetivo de atender a requisitos internacionais de desenvolvimento, como a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) ... -
A sociologia escolar: dilemas e proposições
| Posted on: 2015Esta pesquisa objetivou analisar os Dilemas da Sociologia Escolar no seu contexto histórico intermitente e na sua atual condição de disciplina obrigatória. Considerando alguns dilemas históricos e epistemológicos enfrentados ... -
A afetividade no contexto escolar
| Posted on: 2015A análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da ... -
Ensino de Sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
| Posted on: 2015No que diz respeito ao ensino dos Direitos Humanos, estamos persuadidos de que não há, de um lado, “experts” e, de outro, ignorantes. Todos nós somos especialistas do humano, ou indigentes, e a tarefa de humanizar deve ... -
Educação inclusiva: a relevância da estimulação precoce para os portadores da Síndrome de Down
| Posted on: 2015Este artigo monográfico discute a inclusão dos portadores de Síndrome de Down a partir das potencialidades da estimulação precoce, tendo duas indagações principais: Qual é o significado de um programa de estimulação precoce ... -
O aproveitamento dos recursos da educação pelos alunos do curso de Ciências Sociais da UFF/ Campus Gragoatá
| Posted on: 2015O presente artigo tem por objetivo analisar como tem ocorrido o aproveitamento dos bens e serviços acadêmicos colocados à disposição do corpo discente do Curso de Ciências Sociais. Em síntese, a aplicação dos questionários ... -
A Política entre Holismo e Individualismo Metodológico: algumas tendências de abordagem nos livros didáticos adotados pelo PNLD
| Posted on: 2015Ainda que a Sociologia possua um amplo espectro no que concerne às suas escolas teóricas, variando do Comportamentalismo ao Interacionismo Simbólico, da École des Annales à Escola de Frankfurt, decorre historicamente, desde ... -
Ambivalências identitárias na contemporaneidade: uma perspectiva sobre a institucionalização das identidades no espaço público escolar
| Posted on: 2015O trabalho chama atenção para a desarticulação das identidades e a pessoalização das relações no espaço público escolar. Observando, assim, as práticas dos atores diante das diferentes identidades sociais, de modo questionar ... -
Intérprete educacional: seu papel como mediador do conhecimento para o aprendizado do aluno surdo
| Posted on: 2015As políticas públicas de inclusão possuem, entre alguns de seus objetivos, permitir as pessoas com deficiência o acesso ao ensino regular com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino. ... -
Uma leitura de qualidade para todos: edição de um livro falado para deficientes visuais
| Posted on: 2015Esta pesquisa exploratória investiga o tema da elaboração de livros falados. Primeiramente, revisou a literatura sobre educação especial, contrapondo, historicamente, os paradigmas da Integração e Inclusão para demonstrar, ... -
Intercâmbio cultural e educativo: o relato de uma experiência
| Posted on: 2015Este artigo objetivou descrever o relato da vivência de uma licencianda durante a graduação em Ciências Sociais na Ilha de Malta. A experiência de intercâmbio realizada no período de três meses possibilitou a aquisição de ... -
A sociologia escolar: dilemas e proposições
| Posted on: 2015Esta pesquisa objetivou analisar os Dilemas da Sociologia Escolar no seu contexto histórico intermitente e na sua atual condição de disciplina obrigatória. Considerando alguns dilemas históricos e epistemológicos enfrentados ... -
A escola na construção de memórias do povo das favelas: as consequências pedagógicas da pacificação na cidade do Rio de Janeiro
| Posted on: 2015Nos últimos anos, a cidade do Rio de Janeiro vem passando por muitas transformações com o objetivo de atender a requisitos internacionais de desenvolvimento, como a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) ... -
Ensino de sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos
| Posted on: 2015No que diz respeito ao ensino dos Direitos Humanos, estamos persuadidos de que não há, de um lado, “experts” e, de outro, ignorantes. Todos nós somos especialistas do humano, ou indigentes, e a tarefa de humanizar deve ... -
Educação inclusiva no ensino fundamental: relato de uma experiência de campo
| Posted on: 2015O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da Educação Inclusiva nas escolas públicas de ensino fundamental. Para isso analisamos os processos de inclusão trabalhados e a formação dos professores na Escola ... -
Uma leitura de qualidade para todos: edição de um livro falado para deficientes visuais
| Posted on: 2015Esta pesquisa exploratória investiga o tema da elaboração de livros falados. Primeiramente, revisou a literatura sobre educação especial, contrapondo, historicamente, os paradigmas da Integração e Inclusão para demonstrar, ...