Browsing CSO - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura - Niterói by Title
Now showing items 1-20 of 167
-
As abordagens referentes ao conceito de “cidadania” nos livros didáticos de sociologia para o ensino médio
| Posted on: 2016O artigo busca compreender as abordagens referentes ao conceito de cidadania, amplamente enfatizado pelo PCN, em dois livros didático de sociologia para o ensino médio: “Sociologia para Jovens do Século XII” (OLIVEIRA; ... -
A afetividade no contexto escolar
| Posted on: 2015A análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da ... -
A afetividade no contexto escolar
| Posted on: 2015A análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da ... -
Ambivalências identitárias na contemporaneidade: uma perspectiva sobre a institucionalização das identidades no espaço público escolar
| Posted on: 2015O trabalho chama atenção para a desarticulação das identidades e a pessoalização das relações no espaço público escolar. Observando, assim, as práticas dos atores diante das diferentes identidades sociais, de modo questionar ... -
Análise do material didático do Pronatec Empreendedor e a neoliberalização na formação escolar
| Posted on: 2019O artigo a seguir se propõe a discutir o material didático ofertado pelo Pronatec Empreendedor. Para iniciar a investigação desta pesquisa, foi comentado contexto histórico da Educação Profissional no Brasil, depois foi ... -
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido
| Posted on: 2021Este trabalho tem como objetivo analisar a popularização do Movimento Escola Sem Partido, na busca por entender como uma iniciativa que discute uma questão tão conceitual como a neutralidade, alcançou tamanho apoio popular. ... -
O aproveitamento dos recursos da educação pelos alunos do curso de Ciências Sociais da UFF / Campus Gragoatá
| Posted on: 2015O presente artigo tem por objetivo analisar como tem ocorrido o aproveitamento dos bens e serviços acadêmicos colocados à disposição do corpo discente do Curso de Ciências Sociais. Em síntese, a aplicação dos questionários ... -
O aproveitamento dos recursos da educação pelos alunos do curso de Ciências Sociais da UFF/ Campus Gragoatá
| Posted on: 2015O presente artigo tem por objetivo analisar como tem ocorrido o aproveitamento dos bens e serviços acadêmicos colocados à disposição do corpo discente do Curso de Ciências Sociais. Em síntese, a aplicação dos questionários ... -
O ato responsável: reflexões afetadas de um ser em processo na relação professor-alunos
| Posted on: 2019Este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa sobre a possibilidade da transformação da relação professor-alunos a partir de uma concepção filosófica de sujeito que se constrói eticamente em suas relações ... -
Autorretrato: o conhecimento de si e o aprendizado de sociologia
| Posted on: 2018O presente trabalho busca refletir acerca das possibilidades de afeto na educação, através da aplicação da história de vida como um instrumento de aproximação do professor-aluno, bem como do aluno enquanto um sujeito ... -
O avesso do bordado: da arte doméstica à universidade pública
| Posted on: 2020Esse trabalho é resultado de uma etnografia do curso “Antropologia através do corpo” oferecido na, Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense em 2019. Dentro da temática proposta pelo curso, tratarei ... -
“Bancas de heteroidentificação”: desafios para a implantação de ações afirmativas para pretos, pardos ou indígenas (PPI) na Universidade Federal Fluminense (2018-2019)
| Posted on: 2021"A monografia apresenta os dados referentes à pesquisa sobre os desafios enfrentados na implantação das “Bancas de Heteroindetificação para vagas reservadas aos estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, na Universidade ... -
Ciberespaço como produtor de subjetividades e (re)configurador das formas de aprendizados
| Posted on: 2019A presente pesquisa em Ciências Sociais e Educação busca analisar os reflexos do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas relações do cotidiano escolar. Amparada pelo conceito de ciberespaço, cibercultura ... -
Cinema: ferramenta didático-explicativa ou arte? o cineclube como uma ferramenta de representação artística no ensino médio
| Posted on: 2019Esta pesquisa busca estudar, compreender e analisar o cinema, como obra de arte, e identificar seu potencial para ajudar os alunos na compreensão de conteúdos da disciplina de sociologia, além de investigar as possibilidades ... -
O Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila de “escola modelo” do PAC à escola ocupada: contradições, lutas e possibilidades de uma nova gestão do espaço escolar a partir do movimento dos estudantes
| Posted on: 2016O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre os jovens e a escola a partir da análise do caso do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila através de dados obtidos durante o estágio supervisionado da ... -
Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói
| Posted on: 2019Em 2003, pela primeira vez na história do Brasil foi promulgada uma Lei Federal cujo objetivo geral era garantir que conteúdos antirracistas adentrassem os espaços escolares, alterando a LDB/96 a Lei 10.639, que versa sobre ... -
Como as instituições privadas de ensino se apresentam para o público: uma análise de discurso através de websites escolares
| Posted on: 2019Apresenta a análise do discurso de quatorze sites escolares de instituições da rede de ensino privada localizadas na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Objetiva apresentar as diferentes concepções ... -
O conceito de anti-imperialismo expresso no sistema educacional bolivariano da Venezuela durante o período Hugo Chávez
| Posted on: 2019Este trabalho analisará o sistema educacional bolivariano da Venezuela implantado no ano de 1999 no governo de Hugo Chávez (1999 - 2013), em busca de atestar a hipótese de que o conceito de anti-imperialismo, caro a Revolução ... -
O conceito de diversidade cultural na base comum curricular
| Posted on: 2021Homologada no ano de 2017 a Base Nacional Comum Curricular propõe uma educação centrada em competências e habilidades, trabalhadas a partir das diversidades existentes no país. Dessa forma, o objetivo do trabalho é analisar ... -
Conservadorismo enquanto episteme
| Posted on: 2019O presente trabalho procura trazer elementos para o debate a respeito do conservadorismo. Tomaremos como objeto de estudo o que os estudantes entendem sobre o termo e a não abordagem epistemológica e acadêmica. De acordo ...