CSO - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura - Niterói
Submissões recentes
-
As Remoções de favelas na zona sul do Rio de Janeiro (1970): Impacto social e educacional aos moradores
| Postado em: 2021Este artigo trata do tema das remoções no Rio de Janeiro na década de 1970, especificamente analisa o impacto social e educacional das saídas forçadas das favelas do Morro da Babilônia e a distribuição dos moradores nas ... -
A importância da Fenomenologia sociológica de Alfred Schutz para a Sociologia: contribuições para a ideia de socialização
| Postado em: 2021Alfred Schutz é mais conhecido pelas suas contribuições para os fundamentos da sociologia. Sua principal preocupação consistia em trazer uma elucidação dos pressupostos tomados ingenuamente como evidentes pelos cientistas ... -
Para além dos limites da ''cela de aula'': uma análise das políticas públicas da EJA nas prisões do Rio de Janeiro na contemporaneidade
| Postado em: 2021A presente pesquisa visa investigar, avaliar e refletir a respeito da execução de atividades educacionais nas prisões como parte das políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo de meados do século XX e no ... -
Formação docente a distância e a hegemonia do setor privado com fins lucrativos
| Postado em: 2021No ano de 2019, a concentração de matrículas nos cursos de licenciatura na modalidade de Educação a Distância (EaD) alcançou um importante marco ao superar o número total da modalidade presencial. O domínio do setor privado, ... -
Por uma abordagem antiutilitarista das organizações escolares a partir de Guerreiro Ramos e Marcel Mauss
| Postado em: 2021Este artigo monográfico busca estabelecer uma relação entre antiutilitarismo e organizações para pensar uma crítica ao predomínio da razão instrumental na sociedade contemporânea. Para tanto, articula conceitos de Guerreiro ... -
A Gestão de Segurança Pública no Breve Governo de Wilson Witzel no Rio de Janeiro
| Postado em: 2021O presente trabalho pretende abordar a tendência da militarização da vida na gestão dos conflitos sociais no Rio de Janeiro, em especial, durante o governo de Wilson Witzel (2019-2021). Como parte desse processo, tem se ... -
Retrato da atuação profissional dos docentes em escolas da região Norte
| Postado em: 17 dez. 2021O debate sobre o regime de trabalho é importante dada a dificuldade de atingir a meta 18 proposta pelo Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, que se refere à estruturação de planos de carreira para os profissionais ... -
Educação e Trabalho no capitalismo dependente brasileiro: rupturas para a continuidade ou continuidade para a ruptura?
| Postado em: 2021Este trabalho se propõe à caracterização de rupturas e continuidades com o capitalismo dependente brasileiro no âmbito da relação Educação-Trabalho, a partir de uma análise histórica das políticas públicas no Brasil entre ... -
Violência escolar: uma análise cientométrica
| Postado em: 2021O trabalho apresenta uma análise cientométrica sobre pesquisas em violência escolar e busca entender como as teorias sociológicas atravessam o tema. O objetivo da análise é compreender quais rumos as pesquisas têm tomado ... -
O conceito de diversidade cultural na base comum curricular
| Postado em: 2021Homologada no ano de 2017 a Base Nacional Comum Curricular propõe uma educação centrada em competências e habilidades, trabalhadas a partir das diversidades existentes no país. Dessa forma, o objetivo do trabalho é analisar ... -
Normas de gênero, violência transfóbica e educação: situações e desafios nas relações de gênero no brasil
| Postado em: 2021Esse artigo resulta de pesquisa bibliográfica acerca dos impactos das normas de gênero/sexualidade no reconhecimento da transgeneridade/cisgeneridade, na produção da violência de gênero, e na educação, tendo por fundamento ... -
“Bancas de heteroidentificação”: desafios para a implantação de ações afirmativas para pretos, pardos ou indígenas (PPI) na Universidade Federal Fluminense (2018-2019)
| Postado em: 2021"A monografia apresenta os dados referentes à pesquisa sobre os desafios enfrentados na implantação das “Bancas de Heteroindetificação para vagas reservadas aos estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, na Universidade ... -
Escola sem partido e auto vigilância como recurso de proteção da prática docente: uma análise a partir de relatos de professores de humanidades do ensino médio
| Postado em: 2021O artigo tem como objetivo observar em que medida o programa Escola Sem Partido foi capaz de impactar a atividade docente desde a sua popularização, por volta de 2015. A hipótese é que a prática docente no contexto escolar ... -
Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido
| Postado em: 2021Este trabalho tem como objetivo analisar a popularização do Movimento Escola Sem Partido, na busca por entender como uma iniciativa que discute uma questão tão conceitual como a neutralidade, alcançou tamanho apoio popular. ... -
Museus: construindo processos de ensino aprendizagem em espaços de educação não formal - possibilidades, desafios e perspectivas.
| Postado em: 2021A proposta deste trabalho é promover reflexões sobre o potencial pedagógico do museu, compreendido aqui como uma ferramenta potente no processo de ensino- aprendizagem. Dessa maneira, a investigação sobre suas possibilidades, ... -
Educação Já: Uma proposta hegemônica empresarial para a educação brasileira
| Postado em: 2021Este artigo disserta acerca do neoprodutivismo por trás de uma organização que se dispõe a inserir, por meio de um movimento hegemônico, as percepções desse grupo na educação. Nosso objetivo é analisar os interesses desse ... -
Estado e educação: estruturas e instituições no pensamento político-pedagógico de Anísio Teixeira e Paulo Freire
| Postado em: 2021O objetivo deste estudo é analisar, em termos comparativos, as ideias de Estado e Educação, centrais no pensamento político-pedagógico de dois dos maiores expoentes da Educação no Brasil: Anísio Teixeira e Paulo Freire. À ... -
Vivências do ensino remoto emergencial
| Postado em: 2021Este trabalho buscou descrever e analisar o ensino remoto emergencial na Universidade Federal Fluminense do ponto de vista de três papéis sociais vividos pela autora durante o primeiro semestre letivo de 2020. Dessa forma, ... -
“Eu não sou nem filho da Frelimo, sou pobre, ainda sou negro”: história oral de vida e trajetória educacional em Moçambique
| Postado em: 2020Entre agosto e novembro de 2017, realizei uma pesquisa de campo na cidade de Maputo em Moçambique. Durante o campo tive contato com diversos interlocutores e neste trabalho monográfico, realizo a análise da história oral ... -
A escola e o bairro: um percurso fotoetnográfico urbano a partir da Escola Municipal Rubens Machado em Volta Redonda - RJ
| Postado em: 2020Este trabalho parte da Escola Municipal Rubens Machado, localizada num bairro periférico de Volta Redonda, o Verde Vale, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Tem-se como objetivo principal trazer aos radares do campo ...