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Title: Competências comportamentais na administração pública - estudo de caso na Universidade Federal Fluminense
Authors: Araújo, Willian da Silva de
metadata.dc.contributor.advisor: Pires, Lenin dos Santos
metadata.dc.contributor.members: Abreu, Júlio Cesar Andrade de
Lima, Robson Pereira de
Issue Date: 2018
Citation: ARAÚJO, Willian da Silva de. Competências comportamentais na administração pública - estudo de caso na Universidade Federal Fluminense. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
Abstract: A gestão de pessoas sofreu alteração na forma de abordagem, passando a ter um contexto estratégico, no qual, alinha-se a gestão de recursos humanos ao planejamento da organização. Na administração pública, utilizando-se do contexto gerencial, esse movimento também começou a ganhar força. Um dos instrumentos dessa abordagem é a gestão por competências. No caso brasileiro foi inserida por meio da publicação do Decreto nº 5.707 no ano de 2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), trazendo a gestão por competências enquanto a gestão da capacitação. Muitos são os desafios para implementar essa política pública, assim este trabalho teve por objetivo principal comparar as percepções da alta administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) e dos diferentes níveis hierárquicos, no que concerne aos indicadores de competências comportamentais do projeto de mapeamento de competências. Pretendeu ainda analisar de que maneira essas percepções podem dialogar com as previsões legais relacionadas à gestão de pessoas, especificamente com a avaliação do estágio probatório, prevista na Lei 8.112/90, no artigo 20. Este trabalho se caracterizou por ser descritivo, qualitativo, documental, bem como fez recurso a um estudo de caso. As percepções analisadas referem-se a 1609 perfis de competências comportamentais mapeados na UFF durante os anos de 2012 a 2017. Os resultados do presente estudo apontam que existe em apenas alguns indicadores uma percepção de relevância similar, entre a alta administração e os outros níveis hierárquicos e sugere ser possível, guardado algumas ressalvas, a utilização da gestão por competências na administração pública.
metadata.dc.description.abstractother: People management has undergone a change in approach, getting a strategic context, in which human resource management aligns with organizational planning. In the public administration, using the managerial context, this movement also started to gain strength. One of the instruments of this approach is the competency management. In the Brazilian case it was introduced through the publication of the Decree number 5.707, in the year of 2006, which establishes the National Policy for Staff Development (Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal - PNDP), and brings the competency management as the training and development management. The challenges to implement that public policy are many, therefore, this study aimed to compare the insights of the senior management of Fluminense Federal University (UFF) and those of the different hierarchical levels, regarding the indicators of behavioral competences of the competency mapping project. It also wanted to analyze how these insights can dialogue to the legal provisions related to people management, in particular, those related to probation evaluation, foreseen by the article 20 of the Law 8.112/90. This study was characterized as being descriptive, qualitative, documental, as well as relied on a case study. The insights examined refer to 1609 profiles of behavioral competencies mapped at UFF during the years of 2012 to 2017. The results of the present study point out that only some of the indicators show a similar perception between the senior management and the other hierarchical levels, and suggests, with some reservations, it is possible the use of the competency management in the public management.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13532
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