Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR
Sub-communities within this community
Recent Submissions
-
O brincar heurístico e a escuta sensível das paisagens sonoras na educação infantil
Esta monografia propõe uma análise aprofundada sobre o brincar heurístico e a inclusão da escuta sensível de “paisagens sonoras”, explorando suas possibilidades no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Através ... -
Pandemia e emoções: o que as crianças podem nos dizer através de suas produções gráficas?
Testemunhamos e vivenciamos um acontecimento histórico no planeta iniciado com a transmissão do vírus da covid-19, atravessados por incertezas, medo e expectativas, o que repercutiu numa grande intensidade de emoções, ... -
A inclusão de surdos em escolas regulares: reflexões necessárias a partir do banco de dados de teses e dissertações da CAPES no período de 2000 a 2020
O presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre desafios e possibilidades da inclusão dos surdos em escola regular a partir de Teses e Dissertações já realizadas e publicizadas no Portal de Teses e Dissertações ... -
O papel dos coletivos de apoio à educação diferenciada na incidência e monitoramento das metas estabelecidas para os planos municipais de educação nos municípios de Angra dos Reis e Mangaratiba
Este trabalho apresenta parte dos resultados do projeto de pesquisa “Escolas do Território em Redes” no âmbito do GT Pesquisa do Projeto REDES em torno do tema da Educação Diferenciada na sistematização de dados a partir ... -
Educação infantil e literatura: por um lugar especial para as fábulas na formação integral
O tema deste estudo é a literatura infantil na educação infantil. A proposta fundamental da pesquisa consiste em pensar argumentos que ajudem a compreender porque a literatura contribui para o processo de formação da criança ... -
Metodologias de construção curricular com comunidades tradicionais: uma análise comparativa de três visões e fazeres epistemológicos por/com comunidades tradicionais na América Latina.
O objetivo desta pesquisa é analisar teoricamente e comparativamente três experiências de construção curricular com/por comunidades tradicionais, principalmente comunidades indígenas, em diferentes países da América Latina, ... -
"Escola no clima": construindo uma educação ambiental para as mudanças climáticas com alunos da Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, em Niterói
Este artigo apresenta um projeto realizado na Escola Municipal Antineia Silveira Miranda, em Niterói, que é fruto das discussões do Fórum das Juventudes em Mudanças Climáticas, vinculado à Secretaria do Clima (SECLIMA). ... -
Como as escolas públicas do Rio de Janeiro irão atribuir sentido ao novo currículo proposto pela Reforma do Ensino Médio?
A reforma do ensino médio emerge como um tema recente e de extrema relevância e interesse no campo educacional brasileiro. Assim, o objetivo dessa pesquisa é aprofundar a compreensão acerca das implicações desse movimento ... -
Da Pacificação à Intervenção: Uma análise sobre a eficácia das Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro.
O presente estudo reside na constatação de que a ausência de um engajamento efetivo da comunidade nas decisões e práticas das UPPs compromete a sustentabilidade e a legitimidade dessas políticas de segurança. Para tanto, ... -
Trajetória educacional de surdos: uma perspectiva da educação de indígenas surdos no Brasil
O presente trabalho visa contribuir com reflexões sobre a surdez, com enfoque nas diferentes línguas de sinais indígenas, podendo contribuir para a elaboração de uma educação multilinguística, levando em consideração a ... -
Experiência de alfabetização extracurricular durante a pandemia: um estudo de caso na região do Frade em Angra dos Reis
A presente pesquisa propõe analisar e refletir sobre questões surgidas a partir de um trabalho voluntário em que atuei ministrando aulas de alfabetização no projeto Brincarte oferecido pela a Oscip (Organização da Sociedade ... -
Diagnóstico e inclusão de alunos com transtorno do espectro autista sob a perspectiva das mães e professora
Esta pesquisa teve como objetivo geral: refletir sobre o que pensam professores e pais de alunos com TEA com relação ao seu diagnóstico e escolarização. Como objetivos específicos: a) estudar sobre o tema do TEA relacionado ... -
A Importância do Item como Uma Unidade Textual: exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE) Pedagogia
Neste trabalho, estudaram-se os itens das provas do ENADE – Pedagogia aplicadas nos anos de 2017 e 2021. Cada item de prova foi considerado como um texto que compõe uma unidade maior, que é a prova na sua totalidade. A fim ... -
Pedagogia Montessoriana e o Transtorno do Espectro Autista: estratégias para uma educação inclusiva
O presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar as estratégias de aplicação da pedagogia montessoriana para promover a inclusão e o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação ... -
Educação inclusiva e Transtorno do Espectro Autista: o desafio da inclusão em uma escola privada do município de Angra dos Reis
O presente trabalho de conclusão de curso desenvolve uma reflexão sobre a educação inclusiva de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Legitimando a relevância da família e da sociedade neste processo. A razão ... -
A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas
Este trabalho visa analisar uma experiência de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma turma de uma escola do município de Angra dos Reis. O objetivo é compreender como se dá o processo de alfabetização ... -
A influência da Reforma Protestante para a educação: O calvinismo e sua essência abrangente e unificadora
| Posted on: 2020A presente pesquisa tem por finalidade expor, através de fundamentos teológicos, históricos e filosóficos, a perspectiva reformada de educação durante a história. Busca resgatar no fenômeno da Reforma Protestante contribuições ... -
Conversas com estudantes do 3° ano fundamental a respeito da sala de leitura escolar
| Posted on: 2020Este trabalho foca um tema muito importante da educação: a importância da biblioteca escolar para a constituição de leitores, e contribuição para a formação de cidadãos. Esse local aonde são guardadas e preservadas nossas ... -
Uma reflexão acerca do transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) na perspectiva da educação inclusiva
Objetiva-se refletir sobre o Transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e os desafios enfrentados pela criança no âmbito escolar e na sua vida cotidiana. Trata-se de uma revisão bibliográfica analisando a história ... -
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
O presente trabalho reflete algumas ideias sobre a inclusão da Libras nas escolas de Educação Básica no Brasil, mais precisamente como essa prática tem sido implementada e quais os impactos para os alunos surdos e a ...