Listar IEAR – Instituto de Educação de Angra dos Reis por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-20 de 108
-
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
| Publicado en: 2014A presente pesquisa investiga quais os usos dos pareceres das monografias de um curso experimental de Pedagogia, e, quais as concepções do que seria uma boa monografia para os professores deste curso. Os pareceres exprimem ... -
O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia
| Publicado en: 2014Este trabalho surgiu a partir do interesse em buscar conhecer as diversas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como suas atribuições, principalmente no campo empresarial. Entender qual seria o currículo ideal ... -
A arte como experiência de formação
| Publicado en: 2014O objetivo deste trabalho consistiu em apresentar a Arte como um dispositivo de enfrentamento para os desafios com que nos deparamos no contexto escolar. Para isso procurei expor experiências que pudessem apontar a potência ... -
Diz o pessoal da escola que esse menino aí é da casa abrigo: sobre negligência e prática pedagógica
| Publicado en: 2014O texto caracteriza-se pelo gênero textual ensaio. Partindo de uma pesquisa de campo do tipo observação participante buscamos interpretar aspectos da sociabilidade de abrigados enquanto alunos da rede regular de ensino. ... -
Inclusão de alunos com deficiência, transtornos, síndromes ou altas habilidades no sistema regular de ensino: desafios e dificuldades enfrentados nesta relação
| Publicado en: 2014O objetivo deste trabalho consistiu em apresentar os principais desafios ainda enfrentados por profissionais da educação e por estudantes com deficiência; transtornos, síndromes ou altas habilidades, em suas relações no ... -
A função das creches no atendimento à criança na primeira infância
| Publicado en: 2014A construção desse trabalho traz as marcada de minha experiência vivenciada no período de estágio, realizada em uma creche do município de Angra dos Reis. A aproximação com esse campo e as experiências vivenciadas ao longo ... -
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis
| Publicado en: 2014"Alfabetização entre gestos e silêncio audíveis: Uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis" é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem por objetivo tentar compreender como os surdos que estudam na ... -
Ensino/aprendizagem: uma abordagem filosófica
| Publicado en: 2014Meu objetivo com esse trabalho foi desenvolver um estudo teórico que contribua para retirar as pessoas de uma suposta zona de conforto para que saiam em busca de caminhos alternativos em suas práticas pedagógicas. Que se ... -
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
| Publicado en: 2014Numa perspectiva de pesquisa que acolhe a escuta da polifonia dos professores e sua experiência num projeto de “filosofia com crianças”, pergunto-me acerca dos impactos dessa experiência filosófica no cotidiano dos ... -
Os impactos das TIC's entre os jovens e adultos Guarani Mbya da aldeia Sapukai
| Publicado en: 2014A comunidade indígena Guarani Mbya tem enfrentado o desafio de sobreviver de acordo com suas tradições, interagindo com a sociedade brasileira. Eles vêm selecionando e incorporando às suas tradições e valores as novas ... -
A contação de histórias nas séries iniciais e sua importância para a formação do aluno leitor
| Publicado en: 2014Esta proposta de trabalho tem como principal objetivo apresentar as contribuições da Contação de Histórias, nas séries iniciais, para a formação do aluno leitor. Nessa direção, o trabalho realiza uma exposição prioritariamente, ... -
Pedagogia empresarial: certificação ou formação?
| Publicado en: 2014O curso de pedagogia no Brasil foi regulamentado em 1939 para suprir a carência de professores primários e gestores educacionais. Entretanto, nas décadas posteriores, com o desenvolvimento social, político, econômico e ... -
O caráter dramatúrgico da prática docente
| Publicado en: 2014Este ensaio acadêmico objetiva relacionar “caráter dramatúrgico” (GOFFMAN, 2009, p. 9) e prática docente no cotidiano de professores e alunos do curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR, ... -
Alfabetização em uma escola municipal em Angra dos Reis: desafios e possibilidades
| Publicado en: 2014O objetivo geral desta pesquisa foi, através de estudo longitudinal, conhecer e compreender as práticas utilizadas na alfabetização em uma escola municipal situada na periferia do município de Angra dos Reis. Foi acompanhada, ... -
As práticas alfabetizadoras e as classes populares: contextos, relatos e imagens
| Publicado en: 2014O objetivo principal da presente pesquisa é a desmistificação dos diversos rótulos que as classes populares recebem. Para isso, é realizada uma análise histórica, que pretende contextualizar a realidade atual através da ... -
Literatura infantil: apontamentos e possíveis contribuições para a formação de leitores
| Publicado en: 2015Esta pesquisa tem como objetivo estudar e apontar a literatura infantil como alternativa para a formação de leitores Apontar a literatura como essencial para a formação do indivíduo é percebê-la não apenas como leitura ... -
A leitura como caminho para inclusão social
| Publicado en: 2015O presente trabalho faz uma abordagem acerca da relação existente entre leitura, escola e inclusão social, demonstrando a importância da leitura como prática social na formação do indivíduo e o papel da escola na promoção ... -
Os modos de ensinar dos professores alfabetizadores em escola pública e privada: um estudo comparado
| Publicado en: 2015O presente trabalho tem como objetivo geral comparar as práticas vivenciadas por professores alfabetizadores em duas escolas: uma escola pública e outra privada, no Município de Angra dos Reis, a partir dos descritores do ... -
A importância da Educação Musical na formação do pedagogo: implicações da Lei 11.769/08
| Publicado en: 2015Este trabalho é o relato de uma experiência que se deu durante meu processo de formação no curso de Pedagogia no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Como membro do Grupo de Estudos em Cultura Trabalho e Educação ... -
Práticas pedagógicas em foco no processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
| Publicado en: 2015Esta monografia tem como intuito fomentar as discussões sobre os saberes das práticas pedagógicas destinadas a jovens, adultos e idosos, que constitui o alunado da Educação de Jovens e Adultos. Partindo de uma análise ...