Browsing IEAR – Instituto de Educação de Angra dos Reis by Title
Now showing items 1-20 of 106
-
Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
| Posted on: 2015O presente trabalho está fundamentado no paradigma que norteia a concepção de Educação Inclusiva procurando reconhecer e valorizar, sobretudo, as características individuais nos processos de construção de conhecimento de ... -
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
| Posted on: 26 jan. 2018A presente pesquisa tem como objetivo ressaltar as contribuições do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde, ... -
Alfabetização em uma escola municipal em Angra dos Reis: desafios e possibilidades
| Posted on: 2014O objetivo geral desta pesquisa foi, através de estudo longitudinal, conhecer e compreender as práticas utilizadas na alfabetização em uma escola municipal situada na periferia do município de Angra dos Reis. Foi acompanhada, ... -
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis
| Posted on: 2014"Alfabetização entre gestos e silêncio audíveis: Uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis" é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem por objetivo tentar compreender como os surdos que estudam na ... -
Alfabetização matemática: reflexões e propostas
| Posted on: 2018-07O presente trabalho monográfico foi produzido no intuito de proporcionar uma reflexão acerca do processo de alfabetização matemática no primeiro e segundo ano da educação básica. Buscamos analisar e apresentar alternativas ... -
Alfabetizando matematicamente alunos do 3° ano do ensino fundamental e do EJA em duas escolas municipais de Angra dos Reis
| Posted on: 2018O presente trabalho está interligado com a área da Educação Matemática, tendo como foco a “Alfabetização Matemática para os alunos do 3o ano do Ensino Fundamental da Educação Básica, e do 3o ano do Ensino de Jovens e ... -
Análises no ensino da matemática do 1° e 2° anos do ensino fundamental
| Posted on: 26 jan. 2018Este trabalho de pesquisa monográfica apresenta uma revisão bibliográfica qualitativa e exploratória, com o objetivo de analisar teoricamente o processo de alfabetização Matemática (1º e 2º anos do Ensino Fundamental). ... -
Aprendendo música na creche: um relato de experiência
| Posted on: 24 jun. 2016Este trabalho é fruto da observação realizada na creche Municipal CEMEI Vilton Eurico e na creche particular Pequeno Príncipe, na cidade de Angra dos Reis/ RJ, realizada entre março de 2013 e maio de 2014. A temática do ... -
A arte como experiência de formação
| Posted on: 2014O objetivo deste trabalho consistiu em apresentar a Arte como um dispositivo de enfrentamento para os desafios com que nos deparamos no contexto escolar. Para isso procurei expor experiências que pudessem apontar a potência ... -
Atividades lúdicas de matemática no ensino fundamental
| Posted on: 26 jan. 2018O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância das atividades lúdicas matemáticas no Ensino Fundamental (1° ao 5° Ano), na construção de conhecimentos e saberes matemáticos. Busca analisar as indicações ... -
Autobiografia e fotografia: olhares para a educação
| Posted on: 2018O presente texto monográfico reúne as narrativas do autor, graduando em Pedagogia, numa abordagem de pesquisa (auto)biográfica. Ganham ênfase as experiências dos anos vividos na escola até o momento atual na universidade ... -
Avaliação na EJA: Angra dos Reis prepara seus profissionais para esse processo?
| Posted on: 2015Esta monografia tem como objetivo refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Angra dos Reis, principalmente dialogando sobre a importância da avaliação escolar para os alunos dessa modalidade de ... -
Brincadeiras tradicionais e escolarização das crianças indígenas Guarani Mbya da aldeia Sapukai
| Posted on: 04 jul. 2016Não apresenta -
Brincar e aprender: Qual o lugar da brincadeira no ensino fundamental?
| Posted on: 26 jan. 2018Este trabalho teve como objetivo discutir sobre as potencialidades pedagógicas dos jogos e brincadeiras e investigar a presença dessas atividades em turmas do ensino fundamental. Para isso, fiz uma pesquisa de caráter ... -
O brinquedo sucata e um alerta ao consumismo infantil
| Posted on: 26 jan. 2018Esta pesquisa visa abordar o brincar e o brinquedo sucata na perspectiva de esclarecer os benefícios envolvidos na confecção do brinquedo sucata, tais como: concentração, desenvolvimento de funções específicas cerebrais, ... -
Canabis em foco: percepções sobre drogas e políticas públicas em Angra dos Reis
| Posted on: 2016O presente trabalho pretende analisar a implentação da Política Nacional sobre Drogas no município de Angra dos Reis – RJ. O foco de análise concentra-se na aplicação de políticas públicas a partir de duas instituições: o ... -
O caráter dramatúrgico da prática docente
| Posted on: 2014Este ensaio acadêmico objetiva relacionar “caráter dramatúrgico” (GOFFMAN, 2009, p. 9) e prática docente no cotidiano de professores e alunos do curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR, ... -
Cartografia Social e Geografia a serviço de outros mundos: um estudo sobre os povos e comunidades tradicionais da baía da Ilha Grande
| Posted on: 2018Partindo de uma perspectiva decolonial, este trabalho propõe uma abordagem geográfica sobre os processos que envolvem a produção e o uso dos mapas, bem como, suas relações com o ensino da Geografia e os povos e comunidades ... -
Classe hospitalar: outro olhar sobre a prática pedagógica
| Posted on: 04 jul. 2016As classes hospitalares foram criadas para assegurar a continuidade dos conteúdos escolares a crianças e adolescentes hospitalizados, possibilitando um retorno sem prejuízo à escola de origem após a alta. Pretendo, ao ... -
Classes populares em Angra dos Reis: o olhar de uma jovem estudante
| Posted on: 18 mar. 2016Este trabalho é fruto de uma inquietação que surgiu logo no início da faculdade, com relação à diversidade cultural presente em Angra dos Reis e o fato como tal diversidade era entendida pela rede municipal de educação. ...