SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
Formar profissionais da Educação dotados de visão crítica de seu mundo e da realidade que os cerca, preparando-os para atuarem nas habilitações de: Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio, Magistério da Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental, Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Administração Educacional.</br>Fonte: http://uff.br/?q=curso/pedagogia/12717/licenciatura/angra-dos-reis.
Collections in this community
Recent Submissions
-
Como as escolas públicas do Rio de Janeiro irão atribuir sentido ao novo currículo proposto pela Reforma do Ensino Médio?
A reforma do ensino médio emerge como um tema recente e de extrema relevância e interesse no campo educacional brasileiro. Assim, o objetivo dessa pesquisa é aprofundar a compreensão acerca das implicações desse movimento ... -
Trajetória educacional de surdos: uma perspectiva da educação de indígenas surdos no Brasil
O presente trabalho visa contribuir com reflexões sobre a surdez, com enfoque nas diferentes línguas de sinais indígenas, podendo contribuir para a elaboração de uma educação multilinguística, levando em consideração a ... -
Experiência de alfabetização extracurricular durante a pandemia: um estudo de caso na região do Frade em Angra dos Reis
A presente pesquisa propõe analisar e refletir sobre questões surgidas a partir de um trabalho voluntário em que atuei ministrando aulas de alfabetização no projeto Brincarte oferecido pela a Oscip (Organização da Sociedade ... -
Diagnóstico e inclusão de alunos com transtorno do espectro autista sob a perspectiva das mães e professora
Esta pesquisa teve como objetivo geral: refletir sobre o que pensam professores e pais de alunos com TEA com relação ao seu diagnóstico e escolarização. Como objetivos específicos: a) estudar sobre o tema do TEA relacionado ... -
A Importância do Item como Uma Unidade Textual: exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE) Pedagogia
Neste trabalho, estudaram-se os itens das provas do ENADE – Pedagogia aplicadas nos anos de 2017 e 2021. Cada item de prova foi considerado como um texto que compõe uma unidade maior, que é a prova na sua totalidade. A fim ... -
Pedagogia Montessoriana e o Transtorno do Espectro Autista: estratégias para uma educação inclusiva
O presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar as estratégias de aplicação da pedagogia montessoriana para promover a inclusão e o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação ... -
Educação inclusiva e Transtorno do Espectro Autista: o desafio da inclusão em uma escola privada do município de Angra dos Reis
O presente trabalho de conclusão de curso desenvolve uma reflexão sobre a educação inclusiva de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Legitimando a relevância da família e da sociedade neste processo. A razão ... -
A experiência de alfabetização de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Contexto histórico, desafios e perspectivas
Este trabalho visa analisar uma experiência de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma turma de uma escola do município de Angra dos Reis. O objetivo é compreender como se dá o processo de alfabetização ... -
A influência da Reforma Protestante para a educação: O calvinismo e sua essência abrangente e unificadora
| Posted on: 2020A presente pesquisa tem por finalidade expor, através de fundamentos teológicos, históricos e filosóficos, a perspectiva reformada de educação durante a história. Busca resgatar no fenômeno da Reforma Protestante contribuições ... -
Conversas com estudantes do 3° ano fundamental a respeito da sala de leitura escolar
| Posted on: 2020Este trabalho foca um tema muito importante da educação: a importância da biblioteca escolar para a constituição de leitores, e contribuição para a formação de cidadãos. Esse local aonde são guardadas e preservadas nossas ... -
Uma reflexão acerca do transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) na perspectiva da educação inclusiva
Objetiva-se refletir sobre o Transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e os desafios enfrentados pela criança no âmbito escolar e na sua vida cotidiana. Trata-se de uma revisão bibliográfica analisando a história ... -
A Libras nas escolas de educação básica: implementação, impactos e possíveis soluções
O presente trabalho reflete algumas ideias sobre a inclusão da Libras nas escolas de Educação Básica no Brasil, mais precisamente como essa prática tem sido implementada e quais os impactos para os alunos surdos e a ... -
A disciplina de Libras no espaço do ensino superior: algumas reflexões importantes
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou refletir sobre a disciplina de Libras obrigatória nos cursos de Licenciatura de uma Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro a partir da Lei Nº 10.436, de 24 de abril ... -
Dígrafos do português que representam o fonema /s/: como são entendidos pelos futuros alfabetizadores?
Tendo como pano de fundo o caráter convencional da ortografia em geral, este trabalho trata especificamente dos dígrafos da língua portuguesa “xc”, “sc”, “sç”, “ss” e “xs”, todos representativos, na escrita, do fonema /s/. ... -
A importância do funk na aprendizagem das crianças
O funk é um dos gêneros musicais mais escutados no Brasil. No Rio de Janeiro, é fácil escutar em todos os cantos. Mas existe algo a ser observado: a escola não trabalha esse gênero dentro de seus espaços, seja por medo, ... -
Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização
Convivemos ainda com o analfabetismo no Brasil. Essa é uma questão a ser enfrentada na educação brasileira e que, entre tantas, mobiliza os estudos e práticas de docentes da Educação Infantil. Conforme demonstramos no ... -
Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil
O presente trabalho tem como objetivo explicar quem foi Montessori e apresentar o seu método, destacando a visão pedagógica adotada por ela e os pilares fundamentais para uma educação que valoriza a autonomia, liberdade e ... -
Os efeitos da pandemia sobre o ingresso ao ensino fundamental em uma escola de Itaguaí
O presente trabalho tem como questão central os efeitos da pandemia sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental de crianças que durante o período de educação infantil não puderam frequentar a escola ... -
Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar
O presente trabalho buscou refletir sobre a escolarização e Inclusão de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, enveredando por uma perspectiva de Educação Bilíngue, dissertando por contexto históricos, ... -
A comunicação não-verbal entre professor e aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar
O presente trabalho teve como objetivo destacar possíveis estratégias para a comunicação entre o professor e o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal. Como objetivos específicos: a) realizar estudos ...