Navegação SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 137
-
Pedagogia empresarial: certificação ou formação?
| Postado em: 2014O curso de pedagogia no Brasil foi regulamentado em 1939 para suprir a carência de professores primários e gestores educacionais. Entretanto, nas décadas posteriores, com o desenvolvimento social, político, econômico e ... -
Os impactos das TIC's entre os jovens e adultos Guarani Mbya da aldeia Sapukai
| Postado em: 2014A comunidade indígena Guarani Mbya tem enfrentado o desafio de sobreviver de acordo com suas tradições, interagindo com a sociedade brasileira. Eles vêm selecionando e incorporando às suas tradições e valores as novas ... -
Ensino/aprendizagem: uma abordagem filosófica
| Postado em: 2014Meu objetivo com esse trabalho foi desenvolver um estudo teórico que contribua para retirar as pessoas de uma suposta zona de conforto para que saiam em busca de caminhos alternativos em suas práticas pedagógicas. Que se ... -
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
| Postado em: 2014A presente pesquisa investiga quais os usos dos pareceres das monografias de um curso experimental de Pedagogia, e, quais as concepções do que seria uma boa monografia para os professores deste curso. Os pareceres exprimem ... -
O caráter dramatúrgico da prática docente
| Postado em: 2014Este ensaio acadêmico objetiva relacionar “caráter dramatúrgico” (GOFFMAN, 2009, p. 9) e prática docente no cotidiano de professores e alunos do curso de pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR, ... -
As práticas alfabetizadoras e as classes populares: contextos, relatos e imagens
| Postado em: 2014O objetivo principal da presente pesquisa é a desmistificação dos diversos rótulos que as classes populares recebem. Para isso, é realizada uma análise histórica, que pretende contextualizar a realidade atual através da ... -
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
| Postado em: 2014Numa perspectiva de pesquisa que acolhe a escuta da polifonia dos professores e sua experiência num projeto de “filosofia com crianças”, pergunto-me acerca dos impactos dessa experiência filosófica no cotidiano dos ... -
Diz o pessoal da escola que esse menino aí é da casa abrigo: sobre negligência e prática pedagógica
| Postado em: 2014O texto caracteriza-se pelo gênero textual ensaio. Partindo de uma pesquisa de campo do tipo observação participante buscamos interpretar aspectos da sociabilidade de abrigados enquanto alunos da rede regular de ensino. ... -
Inclusão de alunos com deficiência, transtornos, síndromes ou altas habilidades no sistema regular de ensino: desafios e dificuldades enfrentados nesta relação
| Postado em: 2014O objetivo deste trabalho consistiu em apresentar os principais desafios ainda enfrentados por profissionais da educação e por estudantes com deficiência; transtornos, síndromes ou altas habilidades, em suas relações no ... -
A contação de histórias nas séries iniciais e sua importância para a formação do aluno leitor
| Postado em: 2014Esta proposta de trabalho tem como principal objetivo apresentar as contribuições da Contação de Histórias, nas séries iniciais, para a formação do aluno leitor. Nessa direção, o trabalho realiza uma exposição prioritariamente, ... -
A função das creches no atendimento à criança na primeira infância
| Postado em: 2014A construção desse trabalho traz as marcada de minha experiência vivenciada no período de estágio, realizada em uma creche do município de Angra dos Reis. A aproximação com esse campo e as experiências vivenciadas ao longo ... -
Alfabetização em uma escola municipal em Angra dos Reis: desafios e possibilidades
| Postado em: 2014O objetivo geral desta pesquisa foi, através de estudo longitudinal, conhecer e compreender as práticas utilizadas na alfabetização em uma escola municipal situada na periferia do município de Angra dos Reis. Foi acompanhada, ... -
O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia
| Postado em: 2014Este trabalho surgiu a partir do interesse em buscar conhecer as diversas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como suas atribuições, principalmente no campo empresarial. Entender qual seria o currículo ideal ... -
A arte como experiência de formação
| Postado em: 2014O objetivo deste trabalho consistiu em apresentar a Arte como um dispositivo de enfrentamento para os desafios com que nos deparamos no contexto escolar. Para isso procurei expor experiências que pudessem apontar a potência ... -
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis
| Postado em: 2014"Alfabetização entre gestos e silêncio audíveis: Uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis" é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem por objetivo tentar compreender como os surdos que estudam na ... -
Práticas pedagógicas em foco no processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
| Postado em: 2015Esta monografia tem como intuito fomentar as discussões sobre os saberes das práticas pedagógicas destinadas a jovens, adultos e idosos, que constitui o alunado da Educação de Jovens e Adultos. Partindo de uma análise ... -
A leitura como caminho para inclusão social
| Postado em: 2015O presente trabalho faz uma abordagem acerca da relação existente entre leitura, escola e inclusão social, demonstrando a importância da leitura como prática social na formação do indivíduo e o papel da escola na promoção ... -
Mediatização e inclusão: desafios cotidianos
| Postado em: 2015Este trabalho objetiva-se a entender o processo de mediatização e inclusão escolar na Rede Municipal de Angra dos Reis desde que o novo cargo de “Monitor de Educação Especial” foi instituído. Procurou-se compreender se a ... -
A educação e a mobilidade de classe: um estudo de caso entre professores do Instituto de Educação de Angra dos Reis
| Postado em: 2015Esse trabalho foi desenvolvido a partir de uma conversa informal com uma professora de ensino médio da cidade de Angra dos Reis. Durante a nossa conversa, ela se mostrou muito descrente com a possibilidade de que alguém ... -
Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
| Postado em: 2015O presente trabalho está fundamentado no paradigma que norteia a concepção de Educação Inclusiva procurando reconhecer e valorizar, sobretudo, as características individuais nos processos de construção de conhecimento de ...