Browsing SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis by Title
Now showing items 1-20 of 137
-
Acessibilidade e equidade na educação inclusiva - direito de todos
| Posted on: 2015O presente trabalho está fundamentado no paradigma que norteia a concepção de Educação Inclusiva procurando reconhecer e valorizar, sobretudo, as características individuais nos processos de construção de conhecimento de ... -
Adolescentes e jovens em conflito com a lei no Brasil: marcos legislativos das políticas públicas de educação no Sistema Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro
O sistema socioeducativo no Brasil, e sobretudo o papel fundamental da educação nestes espaços, serão os temas abordados ao longo deste trabalho. Para além da análise dos marcos legislativos de âmbito nacional, será ... -
Afetos na escola: o conhecimento, o desejo de aprender e a busca por liberdade e autonomia
Persiste no pensamento educacional uma compreensão de que o conhecimento deva se pautar pela separação entre emoção e razão e, na mesma direção, de que o afeto não possa fazer parte da educação formal de um indivíduo e nem ... -
Alfabetização dos estudantes das classes populares em Angra dos Reis: Contribuições do IEAR/UFF na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde
| Posted on: 26 jan. 2018A presente pesquisa tem como objetivo ressaltar as contribuições do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), na formação das professoras alfabetizadoras da região Costa Verde, ... -
Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota
O tema objeto deste trabalho é Alfabetização. O texto versa, de modo especial sobre a alfabetização no Município de Angra dos Reis no momento mais agudo da pandemia do Coronavírus. Considerei importante estudar o tema, ... -
Alfabetização em uma escola municipal em Angra dos Reis: desafios e possibilidades
| Posted on: 2014O objetivo geral desta pesquisa foi, através de estudo longitudinal, conhecer e compreender as práticas utilizadas na alfabetização em uma escola municipal situada na periferia do município de Angra dos Reis. Foi acompanhada, ... -
Alfabetização entre gestos e silêncios audíveis: uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis
| Posted on: 2014"Alfabetização entre gestos e silêncio audíveis: Uma breve análise da alfabetização para surdos em Angra dos Reis" é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem por objetivo tentar compreender como os surdos que estudam na ... -
Alfabetização matemática: reflexões e propostas
| Posted on: 2018-07O presente trabalho monográfico foi produzido no intuito de proporcionar uma reflexão acerca do processo de alfabetização matemática no primeiro e segundo ano da educação básica. Buscamos analisar e apresentar alternativas ... -
Alfabetizando matematicamente alunos do 3° ano do ensino fundamental e do EJA em duas escolas municipais de Angra dos Reis
| Posted on: 2018O presente trabalho está interligado com a área da Educação Matemática, tendo como foco a “Alfabetização Matemática para os alunos do 3o ano do Ensino Fundamental da Educação Básica, e do 3o ano do Ensino de Jovens e ... -
Análises no ensino da matemática do 1° e 2° anos do ensino fundamental
| Posted on: 26 jan. 2018Este trabalho de pesquisa monográfica apresenta uma revisão bibliográfica qualitativa e exploratória, com o objetivo de analisar teoricamente o processo de alfabetização Matemática (1º e 2º anos do Ensino Fundamental). ... -
Animações japonesas na educação: Uma possibilidade pedagógica
Este trabalho tem por objetivo demonstrar e reforçar as possibilidades do uso de animações japonesas no processo de ensino e aprendizagem. Para tal, busca demonstrar as etapas que clarificam sua oportunidade de uso, seu ... -
Aprendendo música na creche: um relato de experiência
| Posted on: 24 jun. 2016Este trabalho é fruto da observação realizada na creche Municipal CEMEI Vilton Eurico e na creche particular Pequeno Príncipe, na cidade de Angra dos Reis/ RJ, realizada entre março de 2013 e maio de 2014. A temática do ... -
A arte como experiência de formação
| Posted on: 2014O objetivo deste trabalho consistiu em apresentar a Arte como um dispositivo de enfrentamento para os desafios com que nos deparamos no contexto escolar. Para isso procurei expor experiências que pudessem apontar a potência ... -
Atividades lúdicas de matemática no ensino fundamental
| Posted on: 26 jan. 2018O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância das atividades lúdicas matemáticas no Ensino Fundamental (1° ao 5° Ano), na construção de conhecimentos e saberes matemáticos. Busca analisar as indicações ... -
Autobiografia e fotografia: olhares para a educação
| Posted on: 2018O presente texto monográfico reúne as narrativas do autor, graduando em Pedagogia, numa abordagem de pesquisa (auto)biográfica. Ganham ênfase as experiências dos anos vividos na escola até o momento atual na universidade ... -
Autonomia docente a partir da BNCC
O presente trabalho, tem como finalidade apresentar uma reflexão acerca da autonomia docente e análise a partir dos discursos defendidos nos documentos da BNCC e BNC- Formação. Esse trabalho também tem como proposta ... -
Avaliação na EJA: Angra dos Reis prepara seus profissionais para esse processo?
| Posted on: 2015Esta monografia tem como objetivo refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Angra dos Reis, principalmente dialogando sobre a importância da avaliação escolar para os alunos dessa modalidade de ... -
Brincadeiras tradicionais e escolarização das crianças indígenas Guarani Mbya da aldeia Sapukai
| Posted on: 04 jul. 2016Não apresenta -
Brincar e aprender: Qual o lugar da brincadeira no ensino fundamental?
| Posted on: 26 jan. 2018Este trabalho teve como objetivo discutir sobre as potencialidades pedagógicas dos jogos e brincadeiras e investigar a presença dessas atividades em turmas do ensino fundamental. Para isso, fiz uma pesquisa de caráter ... -
O brincar heurístico e a escuta sensível das paisagens sonoras na educação infantil
Esta monografia propõe uma análise aprofundada sobre o brincar heurístico e a inclusão da escuta sensível de “paisagens sonoras”, explorando suas possibilidades no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Através ...