SGA - Curso de Graduação em Administração - Niterói
Submissões recentes
-
Os riscos psicossociais na saúde dos profissionais de recursos humanos
| Postado em: 2020A presente monografia teve como objetivo principal estudar os riscos psicossociais do trabalho e levantar dados de funcionários de RH sobre como ocorre essa relação (risco/trabalho). Foi realizada uma pesquisa quantitativa, ... -
A Responsabilidade social como instrumento de gestão nas empresas brasileiras
| Postado em: 2020Esta pesquisa tem por objetivo analisar as diferentes abordagens teóricas do conceito de Responsabilidade Social Empresarial no contexto brasileiro. Discorrer a respeito da evolução do conceito de filantropia empresarial ... -
Práticas sustentáveis como fonte de vantagem competitiva nas pequenas empresas brasileiras
| Postado em: 2020O presente trabalho busca avaliar a possibilidade de alavancar os lucros e se destacar no mercado competitivo através da sustentabilidade ambiental e qual o caminho a se seguir para que as pequenas empresas brasileiras ... -
O uso de técnicas big data e data analytics em trabalhos de campo - estudo do caso do desenvolvimento de planos municipais de saneamento básico (PMSB) dos Estados do Maranhão e Espírito Santo
| Postado em: 2020Atualmente, é inegável a imensa quantidade de dados gerados pelas mais diversas fontes e sobre os mais diversos temas. A evolução tecnológica das últimas décadas criou meios para produzirmos e coletarmos cada vez mais ... -
Percepções sobre a banalização do assédio moral no trabalho
| Postado em: 2020O assédio moral no trabalho é uma prática recorrente dentro das organizações, que pode afetar o trabalhador de diversas e diferentes formas. O objetivo principal deste trabalho é entender como se caracteriza o assédio ... -
Ações para mitigar a mortalidade precoce das micro e pequenas empresas brasileiras: desenvolvendo um plano de negócio para empresa Primavera
| Postado em: 2020Esse estudo tem como objetivo investigar o problema de mortalidade precoce das micro e pequenas empresas no Brasil. Buscando desenvolver ações que mitigam esse risco, usando a microempresa Primavera atuante no ramo de ... -
Transformação digital: resistências e aplicações para implementação em uma empresa de seguros
| Postado em: 2020A transformação digital abre espaço para uma nova dinâmica de negócio, alterando a mentalidade da gestão e redesenhando processos. Entretanto, mais do que exigir que as companhias se adaptem a questões como material e ... -
Estratégias de marketing digital: uma análise nas empresas Red Bull e Netflix
| Postado em: 2020Este estudo objetivou identificar estratégias de marketing digital praticadas pelas empresas Red Bull e Netflix, bem como compreender os mecanismos por trás dessas estratégias e como, num contexto de novas tecnologias, ... -
Nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários da UFF Niterói: avaliação das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
| Postado em: 2020O presente trabalho busca analisar e comparar os níveis de alfabetização financeira dos cursos de graduação da UFF- Niterói, com foco principal no curso de graduação em Administração e a comparação dos resultados encontrados ... -
Responsabilidade social empresarial: um desafio na implementação nas micro e pequenas empresas
| Postado em: 2020Este trabalho tem por objetivo abordar, por meio de uma pesquisa aplicada, realizada com os gerentes de vinte micro e pequenas empresas brasileiras, a responsabilidade social empresarial como uma estratégia competitiva ... -
Breve descrição da gestão de pessoas no Brasil
| Postado em: 2020A gestão de pessoas, vista como uma função relevante da administração das organizações, precisa ser analisada também sob o enfoque histórico, ou seja, segundo a perspectiva de seu desenvolvimento e da percepção que gestores ... -
Marketing verde e sua influência no processo de decisão de compra do consumidor no setor supermercadista
| Postado em: 2020Em um contexto empresarial cada vez mais competitivo, é importante que as empresas busquem diferenciais para se sobressair na oferta de valor ao cliente. O presente trabalho teve o objetivo de apresentar o conceito de ... -
Gestão em saúde: desafios frente ao aumento dos custos e revolução tecnológica
| Postado em: 2020A presente monografia busca compreender a atual revolução silenciosa, ou nem tanto, que caminha a passos largos nos sistemas de saúde. Seja em nível local ou global, as mudanças em andamento estão distantes de serem ... -
Finanças para inovação: o setor de private equity e venture capital e inovação no Brasil
| Postado em: 2019Essa monografia discute o papel da indústria de Private Equity e Venture Capital no fomento à inovação no Brasil. Um ambiente favorável ao desenvolvimento da inovação é fundamental para o crescimento econômico sustentável ... -
Sustentabilidade: a representatividade do Marketing Verde no perfil de consumo dos jovens
| Postado em: 2019O objetivo deste estudo monográfico é avaliar a representatividade do Marketing Verde e do consumo consciente nas gerações dos nascidos entre 1985 e 2001, portanto, aqueles com idade entre 18 e 34 anos, procurando entender ... -
Percepção de valor em um projeto empreendedor
| Postado em: 2019A inovação tem tomado um papel cada vez mais importante dentro das organizações. As empresas tem que se manter inovadoras para se manterem competitivas. Baseado nisto, o presente trabalho busca compreender de que forma um ... -
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) visto pela metodologia SROI - Social return on investiment
| Postado em: 2019O tema deste trabalho é a metodologia de análise financeira de projetos SROI – Social Return on Investment, que procura mensurar e valorar financeiramente os impactos sociais de políticas públicas, a fim de obter o retorno ... -
Estudo sobre a implementação de business intelligence na Shell: um relato sobre a implementação e o uso do Power BI no Setor de finanças de uma multinacional que atua em Território Nacional
| Postado em: 2019Com a alta competitividade do mercado e os constantes avanços tecnológicos, a gestão da informação vem ganhando relevância. O uso de ferramentas de Business Intelligence está se tornando cada vez mais comum no mundo ... -
Mercado de esports: análise de partes envolvidas, desenvolvimento do cenário, negócios de modelos, fontes de receita e novas oportunidades
| Postado em: 2019Esse trabalho tem como objetivo contar brevemente a origem e história das principais modalidades, organizações, instituições, ligas, jogadores e detalhar meios de transmissão, modelos de negócio, patrocínios de marcas ...