GTH - Faculdade de Turismo e Hotelaria
Recent Submissions
-
Empreendedorismo feminino no Turismo: um estudo etnográfico com proprietárias de pequenos negócios de hospedagem em Santa Teresa, Rio de Janeiro
O turismo e o empreendedorismo são fenômenos contemporâneos dinâmicos que interferem na vida social e se desenvolvem com base na lógica de produção capitalista. Sendo assim, as produções acadêmicas dessas áreas têm grande ... -
Análise da percepção da demanda do turismo em Petrópolis/RJ a partir do conceito de Destino Turístico Inteligente
Atualmente, com a expansão das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no cotidiano, nota-se um avanço relevante na utilização destes recursos para melhorar a qualidade de vida da população urbana. No âmbito do ... -
Os cinejornais de teor turístico produzidos pela Agência Nacional (1964-1985)
Esta dissertação trata de cinejornais de teor turístico produzidos pela Agência Nacional durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). O problema central da pesquisa consiste em identificar quais são as ... -
Entre o universal e o acessível na zona portuária do Rio de Janeiro: estudo da acessibilidade na Praça Mauá
Este trabalho trata fundamentalmente da questão da acessibilidade na Região da Zona Portuária do Rio de Janeiro, especificamente na Praça Mauá, em seus atrativos e entorno, após as obras de requalificação denominadas como ... -
Humanos que viajam com animais de estimação: percepções sobre essa relação
A criação de animais de estimação e sua domesticação é uma característica das sociedades humanas, sendo o relacionamento entre homens e animais mantido e ressignificado na contemporaneidade. Muitos cães participam do seio ... -
A invisibilidade do turismo religioso afrodescendente na cidade de Teresópolis - RJ
| Posted on: 2021A presente pesquisa parte da seguinte questão norteadora: Por que se nota uma negligência das religiões de matriz africana nos roteiros de turismo religioso no Brasil? Com base nessa indagação, o trabalho procura discutir ... -
Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa
| Posted on: 2019O segmento de turismo que envolve o audiovisual implica em turistas que são motivados a viajar devido ao seu desejo de conhecer locais que remetem às produções audiovisuais que eles assistem, criando uma conexão emocional ... -
Percepção dos passageiros sobre as mudanças advindas das concessões aeroportuárias: o caso Riogaleão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
| Posted on: 2019As concessões aeroportuárias passaram a fazer parte da realidade de alguns aeroportos do Brasil a partir do ano de 2011, justificadas pela necessidade de melhorar os serviços oferecidos aos passageiros e adequar os aeroportos ... -
A Lapa como bem cultural da noite carioca, olhares sobre turismo e vida noturna
| Posted on: 2019O trabalho apresenta a vida noturna/boemia vista como um tipo de vida pública e coletiva da noite relacionada à diversão das pessoas. No que se pode observar através dos espaços urbanos, cada vez mais, nota-se a tendência ... -
Consumo, significados e representações dos souvenirs de museus
| Posted on: 2019O souvenir é um dos objetos mais consumidos por turistas e está diretamente ligado às experiências turísticas. Em museus, esses objetos assumem papel de diferença e estabelecem com o sujeito uma relação diversa das ... -
A perspectiva pet friendly e a escolha de um destino de viagem
| Posted on: 2020Pet friendly são serviços, empreendimentos, áreas livres e destinos amigáveis aos animais de estimação, com proposta de estruturação fundamentada ou vinculada ao seu benefício. No turismo, intitular-se pet friendly inclui ... -
Turismo e os millennials: relatos de experiências dos usuários da worldpackers
| Posted on: 2020Desde o princípio, os millennials caminham junto à tecnologia e suas inovações. Em função disso, estão sempre conectados e possuem acesso rápido a informações. Os millennials estão em busca da fuga do tradicional. Eles ... -
A imagem turística da cidade do Rio de Janeiro projetada em portais digitais internacionais de notícia
| Posted on: 2020Como forma de desvendar qual a imagem turística do Rio de Janeiro projetada nos portais digitais internacionais de notícia, neste trabalho busca-se compreender quais fatores contribuem para a construção da imagem da ... -
“Trabalhar na hotelaria não é pra qualquer um”: representações sociais em torno do trabalho em hotéis
| Posted on: 2020A teoria das representações sociais fornece conceitos que permitem visibilizar fenômenos psicossociais subjacentes ao trabalho. No turismo, a produção científica sobre os trabalhadores é incipiente e carece de aproximações ... -
A mulher e as viagens solo
| Posted on: 2019Este trabalho tem como objetivo analisar as condições das viagens solo realizadas por mulheres dentro de um contexto pós-moderno, estabelecendo uma relação entre o turismo, feminismo e direitos da mulher, e assim buscando ... -
O Brasil como destino internacional de turismo de luxo
| Posted on: 2019O turismo de luxo vem apresentado números surpreendentes de crescimento e o Brasil, com toda a sua diversidade natural e cultural, tem se mostrado um destino em potencial para esse segmento. Este estudo tem como finalidade ... -
A geração milleniaum e a utilização das agências de viagens
| Posted on: 2019As agências de viagens ao longo dos anos passaram por diversas transformações, que estão atreladas principalmente aos avanços tecnológicos. Com a globalização, esse mercado teve que se adaptar aos novos processos, a ... -
Mobilidade acadêmica internacional: a visão dos intercambistas dos cursos de turismo e hotelaria da Universidade Federal Fluminense
| Posted on: 2019A mobilidade estudantil, assunto tratado há anos por estudiosos, levou ao desenvolvimento do que no mundo contemporâneo é conhecido como turismo de estudos e intercâmbio. Amparado por esse fenômeno, são levantados a questão ... -
A sedução pelo paladar: a gastronomia como atrativo turístico
| Posted on: 2019A cultura de uma localidade apresenta características próprias do local que representa. Por isso existem particularidades específicas que são preservadas como forma de manter as peculiaridades de um povo. Por vezes a ... -
As salas de cinema de Niterói como potencial turístico: o caso Reserva Cultural
| Posted on: 2019O turismo cinematográfico é um segmento do mercado turístico, advindo do turismo cultural, que atrai o turista as suas locações, sejam elas on ou off locations, envolvendo todo o processo desde a escolha do set de filmagens ...