Navegação GTH - Faculdade de Turismo e Hotelaria por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 517
-
Cruzeiros marítimos como “resorts flutuantes” ?
| Postado em: 2006Os cruzeiros marítimos representam, hoje, um tipo de viagem de lazer completa, por agregar, em um único lugar, tudo o que o turista necessita em sua viagem. Além de confortáveis acomodações, uma farta gastronomia, inúmeras ... -
Impactos da sazonalidade na hotelaria: estudo na hotelaria de luxo na cidade do Rio de Janeiro
| Postado em: 2007O mercado turístico apresenta desequilíbrios, dentre os quais encontra-se a sazonalidade do setor, que define as altas e baixas temporadas. As variações das taxas ocupacionais em determinadas épocas do ano ocasionam diversos ... -
Turismo de aventura: potencialidade para o segmento na cidade de Niterói
| Postado em: 2007O turismo de aventura, um segmento novo no cenário turístico, vem se destacando nos últimos tempos como um dos mais importantes do mercado. Anteriormente vinculado ao ecoturismo, hoje possui características mercadológicas ... -
Jardim Botânico do Rio de Janeiro: a face oculta da história do Brasil
| Postado em: 2007O Jardim Botânico do Rio de Janeiro pode ser considerado um marco da cidade, pois ajuda a contar um pouco de sua história desde a fundação até os dias atuais. Apesar de ser admirado por visitantes de todo o mundo e ser ... -
Turismo de negócios: a gestão e o agenciamento de viagens corporativas
| Postado em: 2007No cenário atual do turismo, em que se destaca a segmentação de mercado, este trabalho aborda o turismo de negócios e se propõe a apresentar a gestão das viagens corporativas como a conjugação de papéis entre uma agência ... -
Administração de recursos humanos na hotelaria: um estudo em quatro empresas de Niterói
| Postado em: 2007O presente estudo aborda a administração de recursos humanos (ou ARH) com enfoque específico nas empresas hoteleiras. Seu objetivo é analisar a importância da gestão de recursos humanos no desenvolvimento das organizações, ... -
Qualidade do serviço prestado pelas empresas de intercâmbio no programa Work and Travel: a percepção do participante
| Postado em: 2008O segmento intercâmbio cultural vem apresentando um crescimento acelerado nos últimos anos sem possuir qualquer regulamentação oficial que garanta a boa prestação do serviço. Um dos programas de maior destaque no Brasil é ... -
Museus do Holocausto: recortes da história na visão do turista
| Postado em: 2008Desde as últimas décadas do século XX as sociedades têm dado destaque às discussões acerca da memória e do passado, em uma tentativa de frear a grande velocidade com a qual ocorrem as mudanças do mundo globalizado, e manter ... -
Hospitalidade no albergue da juventude. Estudo de caso: Che Lagarto Budget Hostel/Copacabana - RJ
| Postado em: 2008A hospitalidade apresenta diversas concepções, que abrangem não somente o setor comercial e o mercado, mas também as pessoas e as relações entre elas. Envolve a relação de troca e contato humano nos âmbitos social, privado, ... -
A percepção do cliente durante a utilização dos serviços como forma de elevação do programa de qualidade Seis Sigma: estudo de caso na companhia Starwood
| Postado em: 2008Este trabalho tem como objetivo compreender a utilização de ferramentas de gerenciamento de insatisfações de clientes em projetos de qualidade criados a partir da metodologia Seis Sigma no setor hoteleiro. Para isso, ... -
Santuário de Nossa Senhora da Penha-RJ: análise do potencial turístico atual
| Postado em: 2008O presente estudo aborda o turismo nos templos religiosos dos centros urbanos, tendo como foco o Santuário de Nossa Senhora da Penha - RJ. Seu objetivo é avaliar a atual situação da Igreja da Penha, buscando identificar ... -
Apropriação do turismo nas manifestações populares: Festa do Divino Espírito Santo em Paraty/RJ
| Postado em: 2008Uma estratégia utilizada para minimizar os problemas da sazonalidade da atividade turística é a incorporação de manifestações populares aos calendários de eventos de alguns destinos turísticos. Essa incorporação assume o ... -
Turismo, identidade local e participação social: o charme de Santa Teresa
| Postado em: 2008Este estudo trata da construção da identidade local do bairro de Santa Teresa através do turismo e da participação social. A fim de alcançar os objetivos propostos na pesquisa, contextualiza-se o turismo, identidade, cultura ... -
O processo de secularização do monumento ao Cristo Redentor na cidade do Rio de Janeiro
| Postado em: 2008Este estudo objetivou apreender os motivos que fizeram do monumento ao Cristo Redentor, localizado na cidade do Rio de Janeiro, um local pouco atraente para a prática do turismo religioso, ao contrário do que se observa ... -
Novos caminhos da hospitalidade: a experiência do Cama e Café Santa Teresa - RJ
| Postado em: 2008O presente estudo abrange a hospitalidade, que no sentido literal da palavra significa o ato de acolher ao próximo, mas aprofundando a ideia que se tem do termo percebe-se que o vocábulo é muito mais do que sinônimo de ... -
Marketing de relacionamento e CRM: a busca das agências de viagens pelo diferencial competitivo
| Postado em: 2008O presente trabalho aborda a questão da manutenção da competitividade e da lucratividade por parte das agências de viagens no cenário mercadológico atual, visto que inúmeras inovações tecnológicas impuseram uma série de ... -
O Plano Niterói Turismo 2005/2008: ações previstas x ações realizadas
| Postado em: 2008O Plano Niterói Turismo, lançado pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo –NELTUR, com vigência para os anos de 2005 a 2008 teve como principal objetivo, fomentar o turismo na cidade de Niterói, propondo melhorias e ... -
Propostas de diretrizes para a visitação do Parque Estadual da Pedra Branca - RJ
| Postado em: 2008Essa pesquisa objetiva discutir o desenvolvimento do turismo em unidades de conservação, especialmente no Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Para tal, discute-se as formas de turismo ... -
Marketing de relacionamento na hotelaria de luxo: estudo de caso sobre o Copacabana Palace Hotel
| Postado em: 2008O presente trabalho visa conhecer de que modo o marketing de relacionamento está inserido na filosofia das empresas hoteleiras de luxo. O objetivo da pesquisa foi o de conhecer quais ações de marketing de relacionamento ... -
Turismo de negócio: o estado da arte
| Postado em: 2008O estudo busca aprofundar o conhecimento acerca do turismo de negócios e o entendimento deste segmento turístico. O turismo de negócios já representa uma grande demanda para o mercado, que reconhecendo suas necessidades e ...