SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
Recent Submissions
-
Tradição e culinália na Estação das docas, Belém-PA
O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar a presença de insumos típicos e técnicas de preparo originais nas elaborações comercializadas por restaurantes localizados em um complexo turístico e cultural de Belém ... -
Festivais de música pela ótica de pessoas em situação de cadeira de rodas
A presente pesquisa expõe o desenvolvimento dos festivais de música enquanto espaços de acesso e inclusão das pessoas em situação de cadeira de rodas. O ponto principal deste trabalho foi averiguar as principais barreiras ... -
Game of Thrones: do turismo audiovisual ao turismo de massa
| Posted on: 2019O segmento de turismo que envolve o audiovisual implica em turistas que são motivados a viajar devido ao seu desejo de conhecer locais que remetem às produções audiovisuais que eles assistem, criando uma conexão emocional ... -
Percepção dos passageiros sobre as mudanças advindas das concessões aeroportuárias: o caso Riogaleão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
| Posted on: 2019As concessões aeroportuárias passaram a fazer parte da realidade de alguns aeroportos do Brasil a partir do ano de 2011, justificadas pela necessidade de melhorar os serviços oferecidos aos passageiros e adequar os aeroportos ... -
A Lapa como bem cultural da noite carioca, olhares sobre turismo e vida noturna
| Posted on: 2019O trabalho apresenta a vida noturna/boemia vista como um tipo de vida pública e coletiva da noite relacionada à diversão das pessoas. No que se pode observar através dos espaços urbanos, cada vez mais, nota-se a tendência ... -
Consumo, significados e representações dos souvenirs de museus
| Posted on: 2019O souvenir é um dos objetos mais consumidos por turistas e está diretamente ligado às experiências turísticas. Em museus, esses objetos assumem papel de diferença e estabelecem com o sujeito uma relação diversa das ... -
A perspectiva pet friendly e a escolha de um destino de viagem
| Posted on: 2020Pet friendly são serviços, empreendimentos, áreas livres e destinos amigáveis aos animais de estimação, com proposta de estruturação fundamentada ou vinculada ao seu benefício. No turismo, intitular-se pet friendly inclui ... -
Turismo e os millennials: relatos de experiências dos usuários da worldpackers
| Posted on: 2020Desde o princípio, os millennials caminham junto à tecnologia e suas inovações. Em função disso, estão sempre conectados e possuem acesso rápido a informações. Os millennials estão em busca da fuga do tradicional. Eles ... -
A imagem turística da cidade do Rio de Janeiro projetada em portais digitais internacionais de notícia
| Posted on: 2020Como forma de desvendar qual a imagem turística do Rio de Janeiro projetada nos portais digitais internacionais de notícia, neste trabalho busca-se compreender quais fatores contribuem para a construção da imagem da ... -
“Trabalhar na hotelaria não é pra qualquer um”: representações sociais em torno do trabalho em hotéis
| Posted on: 2020A teoria das representações sociais fornece conceitos que permitem visibilizar fenômenos psicossociais subjacentes ao trabalho. No turismo, a produção científica sobre os trabalhadores é incipiente e carece de aproximações ... -
A mulher e as viagens solo
| Posted on: 2019Este trabalho tem como objetivo analisar as condições das viagens solo realizadas por mulheres dentro de um contexto pós-moderno, estabelecendo uma relação entre o turismo, feminismo e direitos da mulher, e assim buscando ... -
O Brasil como destino internacional de turismo de luxo
| Posted on: 2019O turismo de luxo vem apresentado números surpreendentes de crescimento e o Brasil, com toda a sua diversidade natural e cultural, tem se mostrado um destino em potencial para esse segmento. Este estudo tem como finalidade ... -
A geração milleniaum e a utilização das agências de viagens
| Posted on: 2019As agências de viagens ao longo dos anos passaram por diversas transformações, que estão atreladas principalmente aos avanços tecnológicos. Com a globalização, esse mercado teve que se adaptar aos novos processos, a ... -
Mobilidade acadêmica internacional: a visão dos intercambistas dos cursos de turismo e hotelaria da Universidade Federal Fluminense
| Posted on: 2019A mobilidade estudantil, assunto tratado há anos por estudiosos, levou ao desenvolvimento do que no mundo contemporâneo é conhecido como turismo de estudos e intercâmbio. Amparado por esse fenômeno, são levantados a questão ... -
A sedução pelo paladar: a gastronomia como atrativo turístico
| Posted on: 2019A cultura de uma localidade apresenta características próprias do local que representa. Por isso existem particularidades específicas que são preservadas como forma de manter as peculiaridades de um povo. Por vezes a ... -
As salas de cinema de Niterói como potencial turístico: o caso Reserva Cultural
| Posted on: 2019O turismo cinematográfico é um segmento do mercado turístico, advindo do turismo cultural, que atrai o turista as suas locações, sejam elas on ou off locations, envolvendo todo o processo desde a escolha do set de filmagens ... -
O turismo lento no cenário pós-pandemia covid-19
| Posted on: 2020O turismo é um fenômeno contemporâneo multifacetado que está presente, direta ou indiretamente, na vida das pessoas. A partir da revolução industrial e com o advento da tecnologia, tornou-se ainda mais rápido e dinâmico, ... -
Shows de mulatas e turismo nos anos 1970 e 1980
| Posted on: 2020Esse trabalho trata fundamentalmente de discutir a questão cultural, social e o olhar da sociedade em relação aos shows export como atração para turistas, realizando o recorte do trabalho nas décadas de 70 e 80, época em ... -
Turismo Otaku: nova tendência de turismo sob o olhar dos otakus no bairro da Liberdade, em São Paulo
| Posted on: 2017O turismo Otaku é uma segmentação emergente no Japão, em que os otakus se deslocam a fim de terem contato com o patrimônio japonês veiculado nas animações japonesas. Embora não sejam veiculadas imagens do Brasil nos animês, ... -
The New World Guides to the Latin American Republics: o turismo pelo olhar da política da boa vizinhança (1940-1946)
| Posted on: 2017A segunda grande guerra começara e os Estados Unidos ansiavam por estreitar laços comerciais e culturais com a América Latina. O governo brasileiro, sediado na cidade do Rio de Janeiro, por sua vez vislumbrou nessa aproximação ...