GGC - Curso de Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Bacharelado - Niterói
Recent Submissions
-
Cultura de fãs, k-pop e consumo de moda: o grupo Blackpink como embaixadoras de marcas
O trabalho visa analisar de que forma o Blackpink, grupo de pop sul-coreano, possui influência no consumo do mercado de moda, sobretudo enquanto embaixadoras de marcas internacionais. As integrantes do grupo são consideradas ... -
Além do palco: explorando a interação entre fãs e ídolos de K-Pop através das luzes e da criação de modelos 3D de Lightsticks
Neste trabalho de conclusão do curso, é abordada a relação entre os fãs e ídolos do gênero musical K- Pop, com ênfase na utilização dos lightsticks e no desenvolvimento de modelos 3D destes dispositivos. Unindo design e ... -
TikTokização da Natura: um toque divertido sensorizar a marca
O objetivo do trabalho é entender as novas maneiras de fazer publicitário através da Publicidade Sensorial e suas formas de apropriação dos sentidos via smartphone. Entender as recentes estruturas publicitárias que, atreladas ... -
Almanaque MVSB: o percurso do Museu Vivo do São Bento
O trabalho tem por objetivo a elaboração de um almanaque sobre o percurso do Museu Vivo do São Bento, um museu localizado no bairro de São Bento, em Duque de Caxias (RJ), e que está vinculado aos princípios da museologia ... -
Do reality show ao mercado de trabalho: observando as construções de narrativas das vidas de pessoas negras
A pesquisa tem como objetivo analisar criticamente o papel da mídia na criação e manutenção de estereótipos raciais, com um foco específico no programa "Big Brother Brasil" e suas implicações para o mercado de trabalho das ... -
O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídia
As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos indivíduos ao redor do mundo, se tornando crucial estejam presentes nesse espaço para se comunicar, entender e se destacar para os seus consumidores. Nesse ... -
Feminismo, exercícios físicos e estratégias de mercado: uma análise do marketing de conteúdo da página “Chapadinhas de Endorfina”
O estudo de caso analisa a página do Instagram "Chapadinhas de Endorfina", categorizando postagens publicadas entre janeiro e julho de 2024. A pesquisa se baseia em conceitos teóricos relacionados à beleza, padrões estéticos ... -
Nação Rubro-Negra em cultivo: análise do programa sócio-torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
Partindo do processo de mudanças nos formatos e nas práticas mercadológicas que cercam o futebol, o estudo tem como objetivo analisar as políticas, as estratégias, as práticas e as ferramentas utilizadas pelo Clube de ... -
A menina e sua ervilha: a ansiedade retratada de forma lúdica por meio de livro ilustrado infantil
O trabalho de conclusão de curso tem como proposta a criação de um livro ilustrado infantil acerca da temática de ansiedade a partir de uma abordagem lúdica. Os transtornos de ansiedade configuram um dos transtornos mentais ... -
Efeito TikTok: um documentário sobre a influência da plataforma nos sucessos musicais
O projeto tem como propósito compreender a influência do TikTok diante da indústria musical, por meio de músicas e artistas que se tornaram virais na plataforma. A análise destaca como o TikTok, enquanto plataforma de ... -
Jacquemus: compre direto da passarela - estudo de caso de marca nativa digital e novas configurações do mercado de moda de luxo
O projeto visa abordar, por meio de um estudo de caso da marca Jacquemus, as mudanças das estratégias de negócios do mercado de moda de luxo com a ascensão de marcas nativas digitais. Inicialmente, será levantado um histórico ... -
Das 'trends' para as prateleiras: os impactos do BookTok na Bienal do Livro Rio 2023
O trabalho visa abordar sobre os impactos do BookTok (comunidade virtual de leitores presente no TikTok) na Bienal do Livro Rio 2023. Além disso, busca-se analisar sua influência no mercado editorial e as transformações ... -
A passagem do tempo no Campo de São Bento: uma jornada pelos 115 anos do refúgio verde de Niterói
O memorial tem como objetivo apresentar o projeto experimental “A Passagem do Tempo no Campo de São Bento: Uma jornada pelos 115 anos do refúgio verde de Niterói”, uma revista autoral digital desenvolvida para a conclusão ... -
Além do gol: o cotidiano de atletas do futebol feminino do Fluminense FC: uma abordagem documental visual
O trabalho aborda o tema “Além do gol: O cotidiano de uma atleta de futebol feminino do Fluminense FC". Uma abordagem documental visual.”. O objetivo principal é trazer visibilidade para a modalidade feminina desse esporte. ... -
A transição energética justa: uma análise do discurso sustentável da Petrobras
Este trabalho busca compreender como a Petrobras, empresa estatal de economia mista do setor de energia brasileiro, manifesta, por meio da comunicação institucional, os avanços relacionados à transição energética para ... -
Marketing digital e mídias sociais: de que forma o Clube de Regatas Vasco da Gama utiliza o TikTok para gerar engajamento virtual?
É fato que as redes sociais moldaram as formas de relacionamento entre os indivíduos, mas não somente das pessoas físicas, também das empresas e organizações que viram nas redes sociais novas maneiras de se comunicar com ... -
Planejamento de campanha para a ONG Cerne do Amor: um viés de publicidade social de causa
O Cerne do Amor é uma Organização Não-Governamental que atua em uma causa que a sociedade possui, em sua grande parte, ciência superficial e vinculação quase inexistente: a das crianças e adolescentes institucionalizados. ... -
E viveram felizes para sempre : influenciadoras digitais como branding e seus efeitos no comportamento de consumidores
O estudo visa analisar o cenário do Marketing de Influência desde a ascensão das personalidades da internet, os influenciadores digitais (digital influencers), até a consolidação dessas figuras enquanto ativos de branding, ... -
MOOD: um projeto gráfico de refis para repensar o uso de embalagens reutilizáveis na indústria cosmética
O projeto tem como objetivo contribuir na busca de soluções para reduzir a geração de resíduos plásticos oriundos do consumo de produtos de ordem cosmética/higiene pessoal, por meio do incentivo ao uso de refis em conjunto ... -
Produções de fãs e uma galáxia de possibilidades: fanvideos de ships Star Wars e suas potencialidades audiovisuais no youtube
O artigo busca analisar os diversos formatos e características de vídeos produzidos por fãs (fanvideos, ou fanvids) relacionando esse fenômeno à estruturação das comunidades de compartilhamento de conteúdo dentro dos fandoms ...