GGC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
Recent Submissions
-
Pop é político: um estudo de caso sobre as relações entre cultura pop digital e política a partir do quebrando o tabu
Este trabalho busca investigar as relações entre cultura pop e política no âmbito das redes digitais brasileiras, a partir de estudo de caso da marca de mídia multiplataforma Quebrando o Tabu, especializada em curadoria e ... -
A construção de líderes autoritários democraticamente eleitos: uma análise da propaganda política de Adolf Hitler e Jair Bolsonaro
A propaganda desempenhou papel fundamental para a formação de figuras políticas pelo mundo. Este artigo busca analisar como o nazismo e o bolsonarismo operaram para construir e legitimar seus líderes. Assim, esta pesquisa ... -
O arranha-céu: jornalismo em tempos de google: uma grande reportagem sobre a relação entre o ecossistema Google e a indústria de jornalismo
A grande reportagem intitulada “O Arranha-céu: jornalismo em tempos de Google” busca se aprofundar na relação complexa construída entre o mercado de jornalismo e o ecossistema de produtos do Google, que, nos últimos anos, ... -
MOOD: um projeto gráfico de refis para repensar o uso de embalagens reutilizáveis na indústria cosmética
O projeto tem como objetivo contribuir na busca de soluções para reduzir a geração de resíduos plásticos oriundos do consumo de produtos de ordem cosmética/higiene pessoal, por meio do incentivo ao uso de refis em conjunto ... -
Produções de fãs e uma galáxia de possibilidades: fanvideos de ships Star Wars e suas potencialidades audiovisuais no youtube
O artigo busca analisar os diversos formatos e características de vídeos produzidos por fãs (fanvideos, ou fanvids) relacionando esse fenômeno à estruturação das comunidades de compartilhamento de conteúdo dentro dos fandoms ... -
Cota não é esmola: manual antifraude a cotas raciais
Este memorial trata da realização do e-book “Cota não é esmola – manual antifraude a cotas raciais”, um guia voltado a estudantes e futuros universitários para conscientização sobre a importância da política de cotas para ... -
Marcas nativas digitais e sua ascensão no mercado: estudo de caso sobre a marca de dermocosméticos Sallve
O trabalho busca analisar como a marca de dermocosméticos Sallve se estabeleceu rapidamente no mercado de beleza. A pesquisa é baseada nos conceitos de Digital Native Vertical Brands (DNVB) de Andy Dunn; Lovemarks de Kevin ... -
Sonora experimental: dinâmicas para compartilhamento de música independente
O projeto é centrado em produzir uma revista digital que busca facilitar o compartilhamento de música, mais precisamente, música independente brasileira. A partir da analise de cenário, a Sonora utiliza de recursos visuais ... -
O marketing de relacionamento como ferramenta de fidelização no mercado pet: estudo de caso da marca Zee.Dog
O trabalho reflete sobre as estratégias de marketing de relacionamento contemporâneas, tendo em vista o cenário do mercado pet perante as atuais transformações do marketing. Mobilizam-se conceitos como Marketing 4.0, Brand ... -
Comunidades digitais, cultura participativa e o RPG: um estudo de caos do fenômeno Ordem Paranormal do streamer Cellbit na plataforma Twitch.Tv
Dentro do cenário de cultura da convergência e cultura participativa analisado por Henry Jenkins (2013), surge na plataforma de live streaming Twitch.Tv um fenômeno conhecido como Ordem Paranormal. O objetivo deste trabalho ... -
Como estourar seu single na internet: um guia para cantores e bandas
Este memorial descreve o processo de concepção, redação e diagramação do ebook “Como estourar seu single na internet: um guia para cantores e bandas”. A ideia é desenvolver um material que seja útil para músicos e bandas ... -
Releitura da marca e inovação: as iniciativas no campo das headshops e growshops no Brasil
O tema do presente trabalho foi a releitura da marca e inovação, observando as iniciativas de marketing no âmbito das headshops e growshops no Brasil. Quanto aos conceitos, as headshops são estabelecimentos que comercializam ... -
A ressignificação do nerd na cultura pop através do homem-aranha (: sem volta para casa)
O trabalho investiga as relações culturais entre o herói “Homem-Aranha” e o conceito identitário do “Nerd”, assim como a sua ressignificação dentro da cultura pop através de mudanças narrativas e de abordagens. Será tomando ... -
Dos brasões aos logotipos: a evolução da marca e o rebranding do setor automobilístico
O estudo tem como objetivo analisar o processo de reposicionamento de marcas do setor automobilístico e quais foram os desafios desse setor para adaptar sua comunicação para as novas tendências sociais e tecnológicas. A ... -
Vida Loka, PT.2: o papel dos racionais MC´s na conscientização sobre o consumismo como ferramenta de controle social nas periferias
O objetivo deste trabalho é analisar a música “VidaLoka, Pt.2” e a construção do álbum “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia", com a finalidade de entender a criação da simbologia Vida Loka, sua crítica ao consumismo e suas ... -
A publicidade social como possibilidade estratégica para a ONG Amando Gramacho na amenização do quadro de sofrimento potencializado pela COVID-19
O trabalho parte da hipótese que a Publicidade Social pode contribuir com a amenização do quadro de sofrimento acentuado na atualidade, como é o caso da comunicação realizada pela ONG Amando Gramacho, objeto do presente ... -
Planejamento de campanha da confeitaria Dōusse
O trabalho consiste na criação de um planejamento de campanha para uma marca real: a confeitaria Dōusse. Trata-se de uma empresa pequena, que atualmente não possui um posicionamento e uma estratégia de comunicação definidos. ... -
Publicidade digital e invasão de privacidade: reflexões sobre a utilização de dados dos usuários pelas plataformas google ads e facebook ads
O estudo tem como objetivo analisar e refletir criticamente a relação entre a utilização de dados dos usuários das plataformas Google e Facebook e a publicidade digital. Este estudo foi realizado com base em referências ... -
Publicidade e a pessoa com deficiência: uma análise sobre inclusão e sua captura pelo mercado de moda
O trabalho propõe-se a analisar de que maneira a publicidade tem capturado e representado as Pessoas com Deficiência (PcD), através de uma marca que a define como seu mercado-alvo. Intentamos compreender de que maneira ... -
Novos olhares sobre o continente africano: planejamento de campanha para ampliar imagens positivas da República Democrática do Congo
O trabalho é um planejamento de campanha que aborda as discriminações existentes nas mídias brasileiras com relação à África e mais especificamente a República Democrática do Congo. Este planejamento de campanha enfatiza ...