MDM - Curso de Graduação em Administração - Bacharelado - Macaé
Recent Submissions
-
Gestão de compras e estoque em uma empresa de hotelaria marítima situada em Macaé-RJ
A Gestão de Compras e Estoque desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento das organizações. O gerenciamento dessas áreas que tem total interfaces com a administração de materiais influencia significativamente o ... -
Teoria geral da administração: uma análise dos artigos científicos publicados no Brasil entre os anos de 2013 a 2022
Este trabalho consiste em um estudo longitudinal abrangendo os últimos 10 anos a respeito do que tem sido tratado nas publicações científicas sobre as principais teorias da Administração no Brasil. A pesquisa foi realizada ... -
Estudo da percepção dos usuários da cidade de Carapebus/RJ sobre a qualidade do transporte coletivo
Este trabalho tem como tema Transporte público coletivo versus transporte irregular: impactos na mobilidade urbana e na qualidade oferecida aos usuários em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, visto a importância da ... -
Cadeia logística: os reflexos nos resultados da cadeia logística decorrentes da pandemia Covid-19 numa empresa de petróleo e gás à luz da balança comercial brasileira
O ano de 2019 foi marcado por um grande surto que impactou não só as mais diversas áreas administrativas, como o mundo todo. A COVID-19 obrigou os administradores a se reinventarem e buscarem novas formas de trabalho, ... -
Riqueza socioemocional: um estudo das dimensões da riqueza socioemocional em uma empresa familiar
A riqueza socioemocional é uma abordagem que define a razão de ser de empresas familiares, e os fatores pelos quais se diferenciam das empresas que não possuem uma gestão familiar, considerando principalmente que as ... -
Gestão por competências: um estudo da gestão de pessoas em uma microempresa
O trabalho apresenta como objetivo investigar as práticas de gestão de pessoas vigentes da empresa XY, buscando entender como a organização se comporta no que concerne à gestão por competência. A abordagem gestão por ... -
A satisfação dos consumidores da cidade de Macaé em relação aos serviços da Uber
O presente trabalho se iniciou com um panorama histórico do contexto da evolução tecnológica até chegar aos serviços que facilitam o dia a dia das pessoas. Assim, a pesquisa teve como objetivo principal analisar a satisfação ... -
Atendimento ao consumidor: análise da satisfação dos usuários no caso Nubank
Com o passar dos anos, o uso dos bancos tradicionais passou a ser cada vez menos popular, dando espaço para o uso online dos mesmos e para as Fintechs, que são empresas do ramo financeiro que têm como característica a ... -
Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos
O mercado audiovisual brasileiro passou por muitas mudanças até a chegada do streaming, e o desenvolvimento estratégico do mesmo teve grande influência da empresa Netflix. A fim de contextualizar essa afirmação esse presente ... -
A importância das redes sociais na comunicação de marketing de pequenas empresas: um estudo de caso com uma hamburgueria
O presente estudo teve como foco a análise da estratégia de comunicação de marketing da pequena empresa Maiana Burger nas redes sociais. A pesquisa foi exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um estudo de caso ... -
Inteligência emocional e saúde mental no trabalho: a percepção dos trabalhadores da área de petróleo e gás
Esta pesquisa teve como objetivo descrever, medir e analisar como os trabalhadores têm utilizado a sua inteligência emocional e ardilosa para gerir as emoções no ambiente de trabalho. Para alcançar este objetivo, o trabalho ... -
Comunicação de marketing e mídias sociais: um estudo de caso com uma pequena empresa do setor de turismo
A presente pesquisa visou abordar sobre a comunicação integrada de marketing nas diferentes mídias sociais de uma pequena empresa do setor de turismo, chamada Good Trip. O tema é importante para compreender como a comunicação ... -
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de gestão estratégica de uma escola pública municipal de Rio das Ostras
O presente trabalho busca compreender a utilização do Projeto Político-Pedagógico como instrumento de gestão estratégica de uma escola da rede pública municipal de Rio das Ostras. Para isso, a metodologia utilizada quanto ... -
Impacto da pandemia de Covid-19 no comércio: o caso das barbearias e salões de beleza da avenida Parque Aeroporto em Macaé - RJ
A pandemia da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), doença conhecida como Covid-19, influenciou o comportamento das pessoas na sociedade e os serviços passaram por reformulações, principalmente nos setores ligados ... -
Plano de negócios: estruturando uma empresa no ramo da filmagem para casamento
O mercado está cada vez mais competitivo. Com isso, o empreendedor necessita de um diferencial, e o plano de negócios se torna uma importante ferramenta, pois é possível analisar o mercado e a medição de riscos em qualquer ... -
A influência da imagem dos atletas do surfe no comportamento do consumidor
O presente estudo teve como objetivo investigar a influência da imagem dos atletas profissionais de surfe na compra de produtos relacionados ao esporte. Para isso, foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores ... -
A importância dos objetivos de negócio para o alinhamento estratégico organizacional: estudo de caso
A monografia aqui apresentada, discorreu sobre a importância do alinhamento estratégico organizacional, entre os meios utilizados pelas empresas para atingir seus objetivos. Através do planejamento, onde estratégias são ... -
Desenvolvimento de um plano de gestão estratégica em uma empresa de contabilidade
Com as crescentes mudanças no cenário que necessitam de um tempo de resposta do mercado de negócios extremamente rápido, juntamente a crescente presença da inovação e necessidade de gerar vantagem competitiva as organizações, ... -
Gestão de informação: um sistema informatizado de requisições de materiais em uma empresa do setor de petróleo e gás de Macaé
O cenário das organizações atual requer um controle de dados forte e presente em todos setores das empresas. Esses dados, coletados por diversos sistemas operacionais, deverão ser usados pela equipe gerencial para o processo ... -
A comunicação de marketing nas mídias sociais digitais: estudo de caso em uma pequena empresa de biquínis
No presente trabalho, realizou-se um estudo de caso que explora a comunicação de marketing nas mídias sociais digitais em uma pequena empresa de biquinis. Aborda-se o processo de planejamento, criação de conteúdo publicitário ...