INFES - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior

Atualmente, o INFES oferece os cursos de Bacharelado em Matemática e as Licenciaturas em Matemática, Física, Ciências Naturais, Computação, Pedagogia e Educação do Campo perfazendo um total de 7 (sete) cursos de graduação. Além destes, possui 1 (um) Programa de Pós-Graduação em Ensino, em nível de mestrado. Em breve, oferecerá os Bacharelados em Engenharia de Produção, Administração e Ciências Contábeis.
Sub-communities within this community
-
GMB - Curso de Graduação em Matemática - Bacharelado - Santo Antônio de Pádua
Curso de Graduação em Matemática com ênfase em Matemática Aplicada e Computacional - Bacharelado
Recent Submissions
-
A escola regular, o estudante com autismo e a inclusão: experiências de um mediador
Essa escrita do Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de apresentar uma trajetória formativa, que sustenta o olhar do estudante de Pedagogia passando por uma experiência como mediador escolar, permeada por reflexões ... -
O trabalho de filosofia com crianças
Este trabalho busca refletir sobre a importância da Filosofia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entendendo a Filosofia como atividade investigativa que consiste no aprendizado de si e do mundo, para tanto, é preciso ... -
Trabalho infantil: memórias e vivências
O presente trabalho de conclusão de curso versa sobre uma pesquisa na qual se buscou verificar a relação entre Trabalho Infantil e o processo de escolarização. Participaram da pesquisa duas mulheres pretas, casadas, mães, ... -
Adaptação escolar: trajetórias e processos sociais de crianças na creche
O presente trabalho discorre sobre a adaptação escolar, trajetórias e processos sociais de crianças na creche. A pesquisa foi desenvolvida com o intuito de trazer reflexões sobre o tema, destacando a importância da tríade ... -
Relato de experiência sobre o processo de alfabetização de um estudante com síndrome de Down
Este trabalho de pesquisa parte de uma experiência com mediação escolar, de vivências de observação e do estudo de temas durante a formação em Licenciatura em Pedagogia no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação ... -
“Agora vou curtir as crianças”: concepções e práticas sobre cuidar/educar na educação infantil
O trabalho tem como objetivo apresentar um estudo e reflexões sobre a experiência de cuidar e educar na Educação Infantil em uma instituição escolar pública do município de Santo Antônio de Pádua. A investigação qualitativa ... -
A educação de jovens e adultos em estabelecimentos penais femininos no estado do Rio de Janeiro: uma análise fenomenológica da experiência
A presente monografia tem como objetivo analisar e compreender a trajetória escolar de uma mulher que viveu a experiência do encarceramento, a partir da análise da Educação de Jovens e Adultos em estabelecimentos penais ... -
Pedagogia para além do espaço escolar: descobrindo lugares de ser pedagoga na pandemia Covid-19
A campo da Pedagogia tem se fortalecido mediante às extensas possibilidades de atuação do Pedagogo em contextos educacionais. Desta forma, entende-se que o “ser pedagogo” e o fazer pedagógico são elementos que ultrapassam ... -
Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro
O presente texto discorre sobre a distribuição de oportunidades e a consequente desigualdade educacional entre jovens no cenário brasileiro. Para isso, se apoia em uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, ... -
Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional
A Pedagogia é um campo muito amplo e com infindas possibilidades de atuação, pois compreende-se que o fazer pedagógico ultrapassa os limites do âmbito formal da educação. Compreender a Pedagogia dentro de seu contexto ... -
Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua
O presente trabalho tem como proposta apresentar o cenário da educação inclusiva da cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ através do acompanhamento de trajetórias de estudantes com deficiência matriculados na rede pública ... -
Gestão escolar e seus impactos na educação inclusiva
A presente dissertação apresenta pistas sobre a gestão escolar em uma perspectiva não medicalizante, e seus desdobramentos no cotidiano escolar. As discussões que foram tecidas basearam-se em estudos sobre gestão escolar ... -
A presença dos instrumentos de avaliação na produção do espaço escolar
Essa pesquisa investiga instrumentos de avaliação presentes em uma escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Tombos/MG e a produção do espaço escolar, mediado pelo uso destes instrumentos. O objetivo ... -
Vida sexual e HPV: avaliação do nível de conhecimento de um grupo de estudantes da rede pública de ensino de Miracema (RJ) e a produção de um jogo didático para abordagem do tema
O início precoce da vida sexual, por vezes, vem acompanhado de comportamentos sexuais de risco, como por exemplo, o não de uso de preservativo nas relações sexuais e variedade de parceiros o que deixam os adolescentes ... -
Travessias e encontros: sobre a (de)formação docente
O presente trabalho teve como objeto de pesquisa um debate teórico crítico sobre a formação docente e as dificuldades existenciais de dar continuidade à formação; uma pesquisa de campo, em formato de rodas de conversa, ... -
Aplicação dos métodos PSO e PSO/HJ em um problema termodinâmico
Este trabalho tem como finalidade realizar uma análise sobre os métodos Enxame de Partículas (PSO) e Enxame de Partículas/Hooke Jeeves (PSO/HJ) aplicados na resolução de um problema termodinâmico. O problema do cálculo do ... -
Tecnologias gratuitas em prol da gestão escolar: da proposta de capacitação com o grupo de Educadores Google de Santo Antônio de Pádua aos desdobramentos e ampliações
Este projeto promove uma discussão sobre as contribuições das Novas Tecnologias, em especial gratuitas, para os gestores escolares nos municípios de Santo Antônio de Pádua e Laje do Muriaé, sub-região Noroeste Fluminense, ... -
Um estudo comparativo entre os métodos de Gauss-Jacobi, Gauss-Seidel e SOR
Considerando que alguns problemas de diversas áreas científicas podem ser modelados por meio de equações de sistemas lineares de grande porte ou esparsos e com a finalidade de estudar o comportamento de seus resultados, ... -
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
Este trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão ... -
Transição da escola excludente
Objetivando a análise dos mecanismos pelos quais a educação e a escola promovem a expulsão de pessoas trans deste importante momento da vida de qualquer pessoa, demonstro através do estudo de documentação oficial do estado ...