Navegação PCL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 40
-
Agregador de materiais para a prática educativa
| Postado em: 2016O principal problema que motiva este projeto se refere à quantidade de jogos que podem ser identificados com facilidade na internet, classificados de forma simples e não intuitiva. Este problema dificulta a busca e ... -
S-EVA: um sistema para controle de eventos acadêmicos baseado em um projeto de base de dados relacional
| Postado em: 2016Este trabalho modela um sistema de eventos acadêmicos na forma de um projeto de base de dados relacional. Dessa forma, os maiores desafios envolvem a transformação de requisitos do domínio em restrições do sistema. A ... -
Algoritmos para o problema de programação de horários: um estudo de caso
| Postado em: 2016Este trabalho propõe o desenvolvimento de algoritmos para resolver um Problema de Programação de Horários (PPH). Mais especificamente o Problema de Programação de Horários de Cursos Universitários (PPHU) baseados em ... -
Capacitação de professores: ensino híbrido
| Postado em: 2017O objeto de estudo desse trabalho é o Ensino Híbrido. Inicia-se o referencial teórico com uma breve descrição histórica, discutindo a importância da prática docente e sua relação com materiais informáticos e a necessidade ... -
Método Gmres para sistemas lineares esparsos
| Postado em: 2017A resolução de sistemas lineares esparsos é de grande interesse em diversas áreas da ciência. Logo, é natural que vários métodos tenham sido desenvolvidos a fim de facilitar a realização dessa tarefa. Para resolver sistemas ... -
Conhecendo o alfabeto: alfabetização e aprendizado de idiomas em uma abordagem sinestésica
| Postado em: 2017A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e atualmente são empregadas constantemente para o desenvolvimento educacional no ambiente escolar. E sob esta concepção, este trabalho apresenta um aplicativo ... -
Optimistic: um framework para implementação e uso de meta e hiper-heurísticas
| Postado em: 2017Problemas de Otimização Combinatória são comumente encontrados no meio acadêmico e em empresas. Para resolver tais problemas, métodos exatos, heurísticos (incluindo meta-heurísticas e hiper-heurísticas) e abordagens híbridas ... -
Inclusão digital no processo de alfabetização na educação de jovens e adultos
| Postado em: 2018O software educacional na sala de aula contribui para aprender de maneira divertida e deixa as aulas muito mais interativas, deixando o modelo de ensino de "quadro e pincel", despertando assim o interesse do aluno em ... -
Dinâmicas de ensino com auxílio da robótica
| Postado em: 2018O presente trabalho consiste no desenvolvimento e aplicações em um contexto de sala de aula de um jogo de perguntas e respostas o qual apresenta um carro robótico como peça principal que percorre as demarcações destacadas ... -
Revisitando VP-Trees: estruturas de complexidade de busca bub-linear em espaços métricos
| Postado em: 2018Consultas por similaridade constituem um paradigma base para o tratamento de dados que só possuem uma relação de distância entre si. Esse paradigma suporta diversas tarefas computacionais modernas, tais como agrupamento, ... -
Os vídeos como alternativas didáticas em conteúdos com alto índice de reprovação
| Postado em: 2019Tendo em vista a popularização da internet, o aumento do uso de dispositivos eletrônicos e o crescimento do ensino na modalidade de Educação à Distância, pesquisa-se sobre os vídeos como alternativas didáticas em conteúdos ... -
O Projeto Gvfad: gravação de vídeos na formação e aprimoramento docente
| Postado em: 2019O presente trabalho visa retratar problemas decorrentes vivenciados em sala de aula como falta de planejamento, cuidados com a vestimenta, postura e entre outros. Logo o projeto busca fortalecer métodos para diminuir a ... -
Adaptação de um jogo clássico para fins pedagógicos: bow and arrow
| Postado em: 2019Esse trabalho relata a importância dos jogos educativos, seus benefícios e desafios para que sejam utilizados de forma assertiva e possam estimular o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, tratamos da informática ... -
Uma proposta para auxiliar no estudo e direcionamento para concursos
| Postado em: 2019O presente trabalho final de curso teve por objetivo apresentar um referencial teórico que possibilite compreender uma proposta de um ambiente virtual que auxilie um mapeamento das possíveis áreas que um indivíduo poderia ... -
Pré-processamento de dados em modelos hidrológicos com o algoritmo k-Medoids
Este trabalho propõe empregar técnicas de pré-processamento de dados com o objetivo de re duzir a cardinalidade (número de entradas) de conjuntos de dados (datasets) que são usados para descrever informações topográficas ... -
Um sistema de gestão de atividades acadêmicas
O presente trabalho propõe um sistema de gestão de atividades acadêmicas utilizando o Adianti Framework. Trata-se de um framework Open-Source em Linguagem PHP, orientado a objetos que adota uma arquitetura MVC (acrônimo ... -
O papel da memória e da gestão do tempo no aprendizado
Durante a trajetória escolar de um estudante, desde sua alfabetização até uma possível jornada pelo ensino superior, muitos fatores são considerados importantes. Podem ser mencionados alguns como a pontualidade, a ... -
Objetos de aprendizagem para a temática computabilidade
O presente trabalho tem como objetivo contribuir com o ensino dos fundamentos do Pensamento Computacional (PC) e a sua influência e aplicações no cotidiano. Embora esses temas sejam introduzidos por meio de Objetos de ... -
A utilização de jogos educacionais para alunos autistas
Com o advento das tecnologias da informação, a informática passou a ser de grande importância na vida das pessoas. A tecnologia auxilia em diversas operações do dia a dia, facilita muitas atividades e está cada vez mais ... -
Detalhamento do algoritmo de dreyfus&wagner na construção de árvores de steiner
As arvores de Steiner possuem aplicac¸ ´ oes em diversas ˜ areas que envolve conex ´ ao˜ otima, em ´ particular nas redes multicast, construc¸ao de sistemas VLSI e na construc¸ ˜ ao de arvores filo- ˜ geneticas. Dado um ...