Browsing PFL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua by Title
Now showing items 31-41 of 41
-
Musicalidade surda: uma proposta de ensino de violão utilizando as ferramentas da física
Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido no Curso de Licenciatura de Física do Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior. O objetivo geral deste trabalho é a utilização de uma metodologia interdisciplinar ... -
Nucleossíntese e evolução estelar no ensino de física
A nucleossíntese e a evolução estelar, juntamente com outros temas relacionados à formação e composição do universo geram grande curiosidade nas pessoas. Nesta conjuntura, manifestou-se um interesse de propiciar um melhor ... -
Proposta de experimentos na sala de aula: fenômenos ondulatórios
| Posted on: 2017Com o propósito de contribuir com a incessante busca do aperfeiçoamento da qualidade do Ensino de Física no Ensino Médio, o presente trabalho propôs, dentro do panorama atual de diversas vertentes que se observam no sistema ... -
Resolvendo questões de física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) através de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao término da Educação Básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como ... -
Sobre a relatividade no ensino médio: uma possível abordagem
Este trabalho possui como principal objetivo propor uma possível abordagem para o ensino de Física no Ensino Médio. Para tanto apresentamos inicialmente alguns desafios a serem superados pela pesquisa no ensino de Física. ... -
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos indivíduos permaneceu incompreendido por muito tempo, fazendo com que muitos fossem excluídos, sem acesso à educação, a um diagnóstico e, portanto, a uma saúde de qualidade. ... -
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino da força de atrito
A física é o campo da ciência natural que estuda os fenômenos que ocorrem no curso do espaço e do tempo, sabemos que ela apresenta um caráter essencialmente experimental. Sendo assim, lançar mão dessa característica, como ... -
O uso da experimentação como estratégia pedagógica no ensino de corrente contínua e alternada
A experimentação na Física tem um papel substancial na necessidade de averiguar uma determinada conjectura teórica. No ensino, o seu uso também tem se mostrado primordial como meio de auxiliar na aprendizagem de forma a ... -
O uso de simulações computacionais para o ensino de física nuclear
| Posted on: 2019O Ensino de Física no Brasil, ao longo do tempo, vem adquirindo novos formatos na tentativa de conectar a tecnologia com a aprendizagem, sendo capaz de explicar o funcionamento dos aparatos tecnológicos. Neste cenário, ... -
O uso do livro didático no ensino médio: podemos usar a história da ciência para ensinar sobre Galileu e a queda dos corpos
| Posted on: 2017Este trabalho monográfico teve por princípio dissertar e, também tendo como proposta, sobre o pertinente tema que hoje é bem discutido entre pesquisadores: a inserção da História da Ciência nas escolas como ferramenta ... -
Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio
| Posted on: 2019O ensino de Física é um processo em pleno desenvolvimento, o qual requer, em inúmeras vezes, a utilização de meios que o facilitem. Diante disso, é sempre necessário considerar alternativas que façam a interligação dos ...