Browsing PFL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Santo Antônio de Pádua by Title
Now showing items 1-20 of 32
-
Abordando Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica através de experimentos de baixo custo e suas aplicações
| Posted on: 2019Com uma breve observação nas aulas de Física do Ensino Médio, tornam-se nítidas as dificuldades encontradas pelos professores ao tentar ensinar os conceitos teóricos, de forma com que o aluno preste atenção e construa um ... -
Acessibilidade digital em portais científicos e de divulgação científica
| Posted on: 2018A Divulgação Científica tem tomado amplitudes inéditas, de forma que os laboratórios de pesquisas, museus e centros de ciências atualmente não se restringem apenas a um espaço físico, mas também apresentam plataformas ... -
Antipartículas no ensino médio: análise dos livros didáticos e propostas de abordagem
A Física de Partículas Elementares compõe uma das grandes áreas da pesquisa científica. Nesta perspectiva, compreendida a incorporação da área pela BNCC, buscou-se aspectos ligados à contemporaneidade que fossem capazes ... -
Aprimorando conteúdos de física em sala de aula: determinação experimental do coeficiente de atrito
| Posted on: 2017O intuito deste trabalho é o de aprimorar a abordagem experimental dos conteúdos de Física no Ensino Médio, mais especificamente, a parte dos movimentos dos corpos, com foco na força de atrito e na determinação do coeficiente ... -
Arduino: uma ferramenta de construção de experimentos de física
| Posted on: 2019Com o passar dos tempos tem-se visto o grande avanço da tecnologia. A tecnologia e o ensino de Física podem caminhar juntos tornando as aulas mais atrativas para os alunos. Para isso, neste trabalho, foi feita uma revisão ... -
Desenvolvimento de experimento de baixo custo baseado no interferômetro de Michelson-Morley para suporte ao ensino da ótica
| Posted on: 2019Este trabalho apresenta a produção de um interferômetro semelhante ao de Michelson-Morley com materiais de baixo custo, como proposta para o ensino dos fenômenos ondulatórios da luz através de uma abordagem interdisciplinar. ... -
Do visível ao invisível: uma proposta didática para o ensino da radiação eletromagnética do ensino médio
Este trabalho de conclusão de curso apresenta a construção de uma proposta pedagógica para o ensino das radiações através de uma sequência de aulas sobre assuntos tanto da Física Clássica quanto da Física Moderna para o ... -
O ensino de Física e o magnetismo na Educação Básica: abordando o efeito magnetocalórico
| Posted on: 2015O efeito magnetocalórico - EMC é uma das características dos materiais magnéticos. Este fenômeno foi descoberto no século XIX, mais precisamente no ano de 1881, e consiste na propriedade intrínseca que tais materiais têm ... -
O ensino de física moderna em tempos de pandemia
A Física Moderna desperta nos alunos um certo receio, por se tratar de uma área não tão palpável como a Física Clássica, onde é possível visualizar fenômenos do cotidiano de uma forma macro. Ao contrário do que se pensa, ... -
O ensino de física para deficientes visuais: uma proposta aplicada à aprendizagem de eletricidade
A construção de uma visão que remete a aspectos inclusivos é necessária em todos os âmbitos sociais. No contexto educacional, a inclusão escolar é uma forma de materialização desta visão, que pode ser efetivada por meio ... -
Ensino de física: material didático adaptado para alunos com deficiência visual
O propósito central deste trabalho é desenvolver material didático especializado para alunos cegos e com baixa visão. A Física é disciplina essencial na formação dos alunos, sendo encarada por muitos como algo complexo, o ... -
Ensino interdisciplinar: a física no esporte
O presente trabalho propõe abordar a interdisciplinaridade entre o ensino da física e o esporte, visando minimizar as dificuldades dos alunos no aprendizado, tornando a aula mais atrativa e dinâmica. A escolha do tema é ... -
Experimentação no ensino de eletricidade
| Posted on: 2019A Física tem fundamental importância na Educação Básica pela sua aplicabilidade e contextualizada no dia a dia. Porém o processo de aprendizagem no ensino de Física é bastante complexo por se tratar de uma disciplina o ... -
A experimentação no ensino de eletromagnetismo no currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro
| Posted on: 2016A Física é de grande importância dentro do currículo da Educação Básica por ser a base dos grandes avanços tecnológicos utilizados pela humanidade. Entretanto o processo de ensino e aprendizagem da disciplina encontra-se ... -
Experimentação numa aula de física: kit's didáticos ou experimentos lúdicos de baixo custo?
| Posted on: 2018Nosso projeto tem como objetivo propor aos professores a utilização de um método prático que possa contextualizar os conceitos abordados em sala de aula, visando assim uma aprendizagem significativa e prazerosa aos alunos, ... -
Experimentos didáticos utilizando um sistema de obtenção de vácuo
| Posted on: 2018O presente trabalho apresenta a montagem detalhada de um sistema simples de obtenção de vácuo. Por meio desta montagem foram realizados três experimentos didáticos envolvendo o comportamento de diferentes sistemas físicos ... -
A física forense como ferramenta de aprendizagem: uma proposta para o ensino médio
O ensino de física nas escolas torna-se desinteressante e pouco atrativo na medida em que é praticado sem uma contextualização, ou seja, sem a ligação com os elementos que motivam a própria existência da ciência. Por isso, ... -
A história da participação feminina no desenvolvimento da física nuclear incorporada ao ensino dessa temática
Este trabalho tem como objetivo elaborar alternativas para propiciar o debate de gênero no Ensino de Física na Educação Básica, ao versar sobre a importância que as mulheres tiveram no desenvolvimento da Física Nuclear e ... -
O impacto da metodologia de ensino utilizada no projeto pré-iniciação científica para o estudo da física clássica
| Posted on: 2019Neste trabalho exploramos a metodologia de ensino vigente no projeto "Pré-iniciação cientí ca para o estudo da Física Clássica", do Programa Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à ... -
A inclusão dos alunos da APAE de Além Paraíba com deficiência intelectual em aulas de física no ensino regular com recursos adaptados
A educação inclusiva vem ultrapassando concepções antigas de atendimentos especializados e mostrando cada vez mais sobre a importância da adaptação curricular. A aprendizagem está diretamente ligada ao currículo e quando ...